Diante dos novos desafios como métricas complexas e uma nova abordagem das pautas sociais, a obra reúne 35 especialistas que discutem os rumos da mídia publicitária nesse novo cenário e abordam como as marcas podem aproveitar as oportunidades. O livro, lançado em evento na Livraria Cultura Higienópolis, em São Paulo, é uma parceria da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) com a Editora Leader. “Essa é uma discussão constante em relação ao nosso conteúdo e como distribuí-lo: em que formato, formato mais curto, mais longo, como criar mais roteirizado, menos roteirizado. A mesma coisa para os anunciantes, para os publicitários, o mesmo desafio: como criar, com que linguagem, como distribuir, em que plataforma, como tocar, como atrair a atenção no momento mais propício”, afirmou, no evento, a diretora-geral de negócios em publicidade da Globo, Manzar Feres, que é coautora do livro. “O melhor que temos a fazer é entender a realidade, entender as tendências, abraçar e fazer o melhor disso”, continuou. Além de Feres, os 34 capítulos do livro são escritos por líderes e especialistas do setor, entre representantes de anunciantes, agências, veículos, plataformas e entidades. A coordenação da publicação é de Sandra Martinelli, presidente da ABA. “Quando você faz o movimento democrático, como um livro, onde você aporta, metade são anunciantes associados da ABA, grandes anunciantes globais e locais, e a outra metade são lideranças, presidentes de entidade, lideranças de veículo, você consegue ter um compêndio, consegue ter uma coleção do que de melhor você tem para oferecer ao mercado”, afirmou Martinelli, também no evento. O lançamento foi marcado por sessão de autógrafos e discussões sobre os desafios e oportunidades da nova era da mídia, além de temas como medição de audiência cross media, marketing de influência, ética no uso de dados e aplicação de inteligência artificial na publicidade. Livro “Futuros Conectados: A Evolução da Mídia” — Foto: Reprodução/Editora Leader Coautores livro “Futuros Conectados: A Evolução da Mídia” Adriana Favaro, vice-presidente de negócios da Kantar IBOPE Media Alexandre Zaghi, editor-chefe de Meio & MensagemAmira Ayoub, diretora da ABA e chefe de marca do Grupo Pão de AçucarAna Carolina Silveira de Castro, 1ª vice-presidente da ABA e gerente executiva de marketing digital do Banco do BrasilAntonio Fadiga, sócio e presidente da Artplan e vice-presidente da ABAPBebeto Pirro, diretor de publicidade do UOL Camila Ribeiro, conselheira da ABA e diretora sênior de mídia, branding e advertising da TIM BrasilCarlos Henrique, vice-presidente de planejamento e gestão da AbramediaChristina Larroude, conselheira da ABA e diretora de marketing da Minalba Brasil Cristiano Flores, diretor-geral da ABERT Daniel Gonzalez Aguado, conselheiro da ABA e diretor de marketing da Fundação Dom CabralDaniela Pereira, diretora de mídia da UnileverElton Carlos Francisco de Oliveira, líder de ‘partnerships & negotiations marketing’ do McDonald’s BrasilFabiano Rogério, diretor nacional de marketing da RecordFernando Cesário, diretor da ABA e CMO da ESPMJaqueline Nunes, vice-presidente do Comitê de Mídia da ABA e gerente de brandformance e experiência de marca da YDUQSJuliana Nakata, vice-presidente executiva e Laíssa Shimabucoro Furilli, assessora jurídica, ambas do CONARKelly Dores, editora-chefe do Propmark Livia Duarte de Barros, presidente do Comitê de Sourcing da ABA e gerente sênior de compras de marketing e varejo do Grupo BoticárioLucia França de Azevedo Bittar, Conselheira da ABA e diretora de marketing e relações públicas da Samsung BrasilManzar Feres, diretora-geral da Unidade de Negócios da GloboMarcela Mariano de Sa, CMO da YpêMarcelo Carmim, presidente do Comitê Retail Media da ABA e coordenador de marketing do Itaú UnibancoMarco Aurélio de Andrade Parretti, diretor da ABA e diretor de marketing do CarrefourMarco Frade, fundador do Bazar de MídiaMariana Ribeiro Bieler, gerente setorial de mídias da PetrobrasMarilia Zanoli, vice-presidente de marketing da BeiersdorfPaulo Carneiro, presidente do Comitê de Mídia da ABA e gerente executivo de comunicação e mídia no Grupo Coty no BrasilRegina Augusto, diretora executiva do CenpRegina Bucco, diretora executiva da AnerRenato Annibal, gerente de mídia da L’Oréal BrasilSandra Martinelli, CEO da ABAThiago Fernandes, Chief Media & Data Officer da iDTBWA BrasilViviane Pepe Ferreira, vice-presidente da ABA e diretora de marca LATAM da Natura Serviço: Lançamento do livro Futuros Conectados: A Evolução da Mídia Data: 11 de setembro de 2025Horário: a partir das 18hLocal: Livraria Cultura Higienópolis – Av. Angélica, 1212, São PauloEditora Leader PPA coroa agências por melhores propagandas de 2024