Acidente aéreo na zona oeste de SP: Cenipa indica falha em motor do avião

Acidente aéreo na zona oeste de SP: Cenipa indica falha em motor do avião

O acidente aéreo ocorrido na última sexta-feira (7) na zona oeste de São Paulo foi classificado preliminarmente pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (Cenipa) como “falha ou mau funcionamento” do motor. Duas pessoas morreram e sete ficaram feridas na ocorrência.

O relatório com as causas do acidente já começou a ser feito, mas não tem prazo para ser concluído. No histórico da ocorrência, o Cenipa informa somente que o avião decolou do aeroporto Campo de Marte às 7h17 com destino a Porto Alegre com duas pessoas a bordo –ambas morreram.

“Após a decolagem, o piloto solicitou retorno ao aeródromo de origem. A aeronave veio a chocar-se contra o solo em área urbana”, informa o documento preliminar do Cenipa. Uma gravação obtida pelo site “Aeroescuta” e cedida à CNN pelo canal “Golf Oscar Romeo” mostra o diálogo do piloto com a torre. Ouça.

Leia mais

  • Doze acidentes aéreos ocorreram em até 3,5 km do Campo de Marte desde 2016

  • “Triste ver daqui de cima”, disse piloto à torre após acidente aéreo em SP

  • Ouça momento em que piloto da Gol avisa torre sobre colisão com carro no RJ

O avião acidentado era um Beechcraft King Air F90, prefixo PS-FEM, um turboélice bimotor fabricado em 1981. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave tinha situação normal de aeronavegabilidade.

Após decolar, o avião ficou poucos segundos no ar e caiu na avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda (zona oeste de São Paulo). De acordo com registro do site Flightradar24, quando a aeronave estava sobrevoando a região da avenida Ordem e Progresso, na zona norte da capital paulista, iniciou uma curva acentuada à esquerda.

Em seguida, a aeronave atravessou a Marginal Tietê, entre as pontes Júlio de Mesquita Neto e do Limão, até se chocar contra o solo, na avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda. O local do acidente fica a cerca de um quilômetro do Allianz Parque e do Bourbon Shopping.

Dentro do avião estavam o piloto, Gustavo Carneiro Medeiros, e o advogado Márcio Carpena, de 49 anos. Os dois morreram carbonizados.

Após a queda, a aeronave também bateu contra a traseira de um ônibus. Dentro do coletivo estavam 30 passageiros, o motorista e o cobrador. Dois passageiros e o motorista precisaram de atendimento. No total, de acordo com o Corpo de Bombeiros, sete pessoas ficaram feridas em solo.

Veja o momento do acidente:

Este conteúdo foi originalmente publicado em Acidente aéreo na zona oeste de SP: Cenipa indica falha em motor do avião no site CNN Brasil.

Postagens relacionadas

Tarifa de Trump não significa que estados dos EUA deixarão de comprar etanol brasileiro, diz associação

Trump agora mira etanol do Brasil e anuncia tarifa de 18%

Bolsonarista que matou petista no Paraná é condenado a 20 anos de prisão