Na prática, isso significa que a empresa vencedora aceitou receber um menor aporte financeiro do estado durante o processo de execução e operação do serviço público, o que é mais vantajoso para as finanças públicas. Comporte Participações S.A (ofertou desconto de 2,53%)Consórcio Travessias SP (ofertou desconto de 8,10%)CS Infra S.A (ofertou desconto de 5,53%) A concessão do sistema à iniciativa privada prevê um investimento de R$ 2,5 bilhões ao longo de 20 anos para operar, manter e administrar as 14 linhas de travessias por balsas em São Paulo. O governo afirma que a concessão vai modernizar o transporte por balsas no estado, com troca da frota por embarcações elétricas, melhorias em terminais e uso de novas tecnologias. Na ocasião, o governo disse que “a política tarifária do setor de travessias é demasiadamente sensível” e garantiu que a concessão não vai alterar os valores cobrados nem as gratuidades já existentes. As 14 linhas do leilão são: Travessia Santos – GuarujáTravessia Santos – Vicente de CarvalhoTravessia Bertioga – Guarujá Travessia Cananéia – Ilha CompridaTravessia Cananéia – ContinenteTravessia Iguape – JuréiaTravessia Cananéia – Ariri Região Metropolitana de São Paulo: Bororé – GrajaúTaquacetuba – BororéJoão Basso – Taquacetuba Porto ParaitingaPorto Varginha Balsa em Ilhabela — Foto: Caio Gomes/ Tribuna do Povo A concessão prevê a compra de 45 novas embarcações, incluindo modelos elétricos para reduzir poluição e reforçar a segurança climática. Com a troca das embarcações a diesel, o governo estima evitar a emissão de ao menos 18 mil toneladas de CO2 por ano. Também estão previstas reformas nos terminais. “Com prazo de concessão de 20 anos e investimentos de cerca de R$ 2,5 bilhões, a PPP das Travessias Hídricas prevê a substituição da frota atual por 45 novas embarcações, das quais 41 com motorização elétrica, além da construção e padronização de terminais com infraestrutura moderna, climatização, banheiros acessíveis e áreas de alimentação e informação”, explica o governo. O governador Tarcísio de Freitas afirmou que o sistema atual tem problemas de operação e infraestrutura, o que afeta a qualidade do serviço. De acordo com ele, a modernização é necessária para atender à demanda com segurança e eficiência. Os investimentos também incluem obras em infraestrutura, acessos, calçamentos, apoio a funcionários, construção de novos terminais e reforma dos já existentes. O governo diz que a nova frota deve reduzir as suspensões do serviço em dias de vento forte, mas admite que interrupções ainda poderão ocorrer. A concessionária vai receber 20% da arrecadação das tarifas. Os outros 80% serão pagos pelo governo estadual. Atualmente, o sistema transporta cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. Turistas enfrentam filas de espera de mais de 3h na balsa para deixar Ilhabela – imagem de arquivo — Foto: João Mota/TV Vanguarda
Acqua Vias SP vence leilão das travessias de balsa em SP e passa a administrar 14 trechos aquaviários no estado
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