Alunos de colégio carioca são selecionados para competição da Nasa

Nove estudantes do Colégio Santa Terezinha, de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foram selecionados para a Nasa Human Exploration Rover Challenge (HERC). Na competição anual da agência especial norte-americana, os alunos desenvolvem os rovers, como são chamados os veículos planetários, e os colocam a prova em circuitos que simulam explorações fora da Terra.

A competição acontece no Alabama, nos Estados Unidos da América, e busca encorajar os jovens de todo o mundo a se interessarem pela pesquisa e pelo desenvolvimento de novas tecnologias para missões a outros planetas e estrelas.

Há mais de 25 anos, jovens de todo o mundo constroem os rovers para que os veículos sejam são movidos por dois estudantes em um trajeto com obstáculos que simulam terrenos extraterrestres. Em circuitos lunares, por exemplo, a habilidade de engenharia e motora dos estudantes é testada na prática.

Leia Mais

  • Jovem é internada em hospital psiquiátrico após matar irmã de 4 anos em SC

  • Achado arqueológico é retirado de obra da COP30 em Belém

  • PF e PRF pedem reforços para agir contra ataques em Porto Velho

Nesta edição, com o tema Remote Control (RC), o desafio é a maior. O veículo planetário precisa ser pilotado remotamente e realizar tarefas como se estivesse no espaço.


Human Exploration Rover Challenge (HERC) de 2017. • Reprodução/ Nasa

Essa não é a primeira vez do colégio na competição. Em 2017, os alunos da instituição de ensino carioca foram os primeiros a representar o Brasil e levar prêmios para casa. Veja os prêmios recebidos:

  • Jesco von Puttkamer International Team Award
    Concedido à melhor equipe internacional a fazer um projeto para participar do Nasa Rover Challenge.
  •  Frank Joe Sexton Memorial Pit Crew Award
    Concedido à equipe que melhor demonstrou liderança, criatividade, inventividade e empenho para solucionar problemas do carrinho durante a competição.

Na edição de 2017, a mentora do projeto, a estudante Rafaela Costa, foi convidada para o programa Space Camp, na Alemanha. Hoje, Rafaela graduou nos EUA, onde passou a morar.


Estudante Rafaela Costa sentada no banco da frente do rover brasileiro. • Reprodução/ NASA

O Colégio busca patrocinadores interessados em incentivar o projeto dos jovens brasileiros. Os recursos arrecadados serão destinados aos custos da viagem para a competição que acontecem em abril deste ano.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Alunos de colégio carioca são selecionados para competição da Nasa no site CNN Brasil.

Postagens relacionadas

Trump diz que visitará Gaza e quer que os EUA a reconstruam

Dama do crime: quem é a chefe de grupo ligado ao PCC no Tocantins

Empresas são multadas em R$ 683 mil por vender peixes em período proibido