A China declarou que irá implementar uma tarifa de 15% sobre o carvão e produtos de gás natural liquefeito, além de 10% sobre o petróleo bruto, máquinas agrícolas, caminhonetes e alguns carros de luxo importados dos Estados Unidos a partir de 10 de fevereiro. Esta data é importante. Ela significa que as duas maiores economias do mundo têm pouco tempo para evitar uma guerra comercial iminente. Os líderes dos dois países agendaram uma ligação para o final desta semana, segundo a Casa Branca. E existem sinais de que, apesar do anúncio da retaliação, a China mantém a porta aberta para negociações. Em primeiro lugar, as medidas de retaliação da China apresentam escopo limitado, em comparação com a tarifa de Donald Trump, de 10% sobre todos os produtos chineses destinados aos Estados Unidos. Os EUA são o maior exportador mundial de gás natural líquido, mas a China representa apenas cerca de 2,3% dessas exportações. E a maior parte dos carros importados pelo país vem da Europa e do Japão. Este direcionamento seletivo e calculado de mercadorias pode ser apenas um tiro inicial de Pequim — uma forma de obter algum poder de barganha e influência, antes de qualquer negociação. As autoridades chinesas podem ter sido encorajadas pelo início cordial das relações entre os Estados Unidos e a China, desde a posse de Donald Trump. O presidente americano declarou que manteve uma ligação telefônica “muito boa” com o presidente chinês Xi Jinping, dias antes da posse. A cerimônia de posse contou com a presença da autoridade chinesa de mais alto nível já destacada para um evento deste tipo. Trump também indicou que espera trabalhar com Xi para solucionar a guerra entre Rússia e Ucrânia. Já o presidente Xi talvez não deseje brigar com Trump por enquanto. Ele está ocupado tentando resolver as dificuldades da sua própria economia. Esta também é uma questão familiar para os dois líderes, embora eles talvez não estejam dispostos a reviver o passado. Durante o primeiro mandato de Trump, houve um período de lua de mel nas relações entre os Estados Unidos e a China, até que o relacionamento azedou. Caminhonetes e carros de luxo estão entre os produtos importados dos Estados Unidos a serem taxados pela China, — Foto: Reuters via BBC Fechar ou não um acordo O presidente Trump também irá enfrentar muito mais dificuldades para chegar a um acordo com a China, em comparação com o México e o Canadá. E muito irá depender do que ele deseja receber de Pequim. A China é o principal rival econômico dos Estados Unidos. Eliminar o país asiático das principais cadeias de suprimentos é um dos objetivos do governo Trump. Se o presidente americano pedir demais, Xi pode decidir se retirar das negociações. E haverá um limite até onde ele estará disposto a ser pressionado. Trump está lidando com uma China muito mais confiante do que no passado. Pequim ampliou sua influência global e, agora, é o principal parceiro comercial de mais de 120 países. Ao longo das últimas duas décadas, a China também tentou reduzir progressivamente a importância do comércio exterior para sua economia, elevando a produção para consumo doméstico. Atualmente, as importações e exportações representam cerca de 37% do PIB chinês, muito menos do que os 60% no início dos anos 2000, segundo o centro de pesquisa e debates Council on Foreign Relations, com sede em Nova York. A tarifa de 10% será prejudicial, mas Pequim pode perceber que irá conseguir absorver o golpe — por enquanto. O receio é de que Trump esteja falando sério sobre elevar a alíquota para 60%, como ele prometeu durante a campanha presidencial. Ou que ele continue usando a ameaça das tarifas como instrumento recorrente sobre a cabeça do presidente Xi. Se isso acontecer, Pequim irá querer se preparar — e isso significa ter uma estratégia clara para o caso de escalada da situação. Trump coleciona tensões com mais de 10 países desde que voltou à Casa Branca Aprendendo com o passado Na última vez em que os dois líderes assinaram um acordo, não houve bons resultados. A China e os Estados Unidos concordaram em igualar suas tarifas de importação para centenas de bilhões de dólares em mercadorias, a partir de 2018. O acordo durou mais de dois anos, até o momento em que a China concordou em gastar mais US$ 200 bilhões (cerca de R$ 1,15 trilhão) por ano em mercadorias americanas em 2020. Washington esperava que o acordo reduzisse o imenso déficit comercial existente entre a China e os Estados Unidos. Mas o plano foi prejudicado pela pandemia de covid-19. O déficit, agora, é de US$ 361 bilhões (cerca de R$ 2,1 trilhões), segundo dados do governo chinês. Existem também importantes dificuldades para a China, que calcula vários passos à frente em qualquer negociação. Pequim ainda exporta para os Estados Unidos cerca de quatro vezes mais do que importa. Os analistas acreditam que a China, agora, busca maior variedade de medidas de retaliação, além simplesmente das tarifas de importação, caso a guerra comercial se agrave. O tempo está passando. Esta ainda não é uma guerra comercial em larga escala. Empresas de todo o mundo irão aguardar para ver se os dois líderes conseguem firmar algum tipo de acordo, ainda esta semana.
Após China revidar tarifas dos EUA, há como evitar uma guerra comercial?
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