Lar Todas Noticias Após revitalização, Praça da Nave se torna galeria de arte a céu aberto em Varginha

Após revitalização, Praça da Nave se torna galeria de arte a céu aberto em Varginha

por
0 comentário


Projeto da Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, tem como objetivo resgatar a essência da cidade
Crédito: Ascom Prefeitura de Varginha-MG
Uma transformação tomou conta do ponto mais fotografado de Varginha: a Praça Marechal Floriano Peixoto, mais conhecida da Nave, no centro da cidade. O que antes era apenas uma área de convívio, agora se tornou uma verdadeira galeria de arte ao ar livre, exibindo obras de talentosos artistas locais e regionais, trazendo uma nova vida e um propósito renovado um espaço público querido pelos moradores.
O Projeto “Revitalizando os Espaços Urbanos”, desenvolvido por esta Secretaria, tem como objetivo transformar espaços públicos em verdadeiras galerias de arte, resgatando a essência e identidade do município.
A revitalização da Praça da Nave foi um projeto ambicioso e colaborativo, que contou com o apoio da comunidade, da prefeitura e de artistas. Entre as várias parcerias, destaca-se o apoio da Copasa, da Secretaria Municipal de Obras e de Panejamento, por meio do Diretor do Departamento do Parque de Iluminação Pública, Pedro Gazzola, dos artistas locais Daniele Werneck (@werneck.artes) e os irmãos Marlon e Matheus (@rodscompany_), que emprestaram sua criatividade para adornar o espaço com suas artes relacionadas ao caso ET de Varginha.

Crédito: Ascom Prefeitura de Varginha-MG
Galeria a céu aberto
O conceito por trás da transformação da Praça da Nave em uma galeria de arte foi criar um espaço onde a arte pudesse ser apreciada de forma acessível e inclusiva, ao alcance de todos. Com isso em mente, a praça foi cuidadosamente reestruturada para abrigar esculturas, instalações artísticas e murais que capturam a diversidade e a criatividade da nossa comunidade.
Além da transformação da Caixa D’água pelos artistas, foram trocados os refletores de Led RBGW da Nave, que ganhou milhares de novas tonalidades de cores, além de um totem informativo e novo paisagismo.
Segundo a secretaria de Turismo, Rosana Carvalho, a iniciativa visa atrair ainda mais turistas para o local, promovendo um senso de comunidade e a criar de uma identidade cultural única na região, estimulando a economia local e incentivando a interação social.
Além de servir como um espaço de exposição para artistas emergentes e estabelecidos, a Galeria de Arte na Praça da Nave também se tornou um ponto de encontro cultural para a comunidade.
Confira as fotos da Praça da Nave:
Praça da Nave de Varginha
SERVIÇO
PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGINHA-MG
https://www.varginha.mg.gov.br/

você pode gostar