Mais de 50 artistas participam da iniciativa; praça na Região Centro-Sul foi fechada para reforma. Artistas pintam tapumes e fazem mural no entorno da Praça da Liberdade, em BH
Reprodução/TV Globo
Os tapumes brancos que estão no entorno da Praça da Liberdade começaram a ganhar cores na manhã deste domingo (22), na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Mais de 50 artistas urbanos participam da iniciativa em um dos principais cartões-postais de Minas Gerais, que está fechado para reformas.
Artistas pintam tapumes e fazem mural no entorno da Praça da Liberdade, em BH
A praça vai ficar fechada até o fim do ano e os painéis serão uma oportunidade de ver o local de uma nova maneira. Segundo Bernardo Biagioni, um dos diretores do Instituto Amado, responsável pelo projeto, as obras vão contemplar as diversidades da capital mineira.
Mais de 50 artistas participam da iniciativa na Praça da Liberdade, em BH
Reprodução/TV Globo
“A ideia é realmente resignificar essa paisagem temporária da praça. A gente tem esses tapumes espalhados ao entorno e a ideia é que eles sejam carregados de arte durante esse período de reforma”, explicou Biagioni.
Foi feito uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Instituto Amado, que fez a seleção dos artistas a partir de um chamamento público, disponível para candidatos de todo o Brasil. Foram mais de 250 propostas, das quais saíram os 54 vencedores.
Desde o início da manhã trabalhando na praça, o artista Alexandre Rato falou que era uma iniciativa importante ocupar os tapumes com arte. “56 artistas reunidos. Diversas linguagens. A cidade precisa desses movimentos”, afirmou.
Cada artista recebeu um kit com material para execução da obra, como sprays e rolos, além de uma ajuda de custo. A previsão é descartar os tapumes com o fim das obras da praça.
Artista carrega kit para pinturas na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte
Reprodução/TV Globo
Praça da Liberdade foi fechada para reforma e artistas fazem pinturas em tapumes
Reprodução/TV Globo
Artista faz obra em tapume da Praça da Liberda, em Belo Horizonte
Reprodução/TV Globo
Artistas começaram a pintar tapumes na manhã deste domingo em BH
Reprodução/TV Globo
Mais de 50 artistas participaram da iniciativa na Praça da Liberdade
Reprodução/TV Globo
Obra faz referência a músico na Praça da Liberdade, em BH
Reprodução/TV Globo
Ciclistas são retratadas em tapumes na Praça da Liberdade, em BH
Reprodução/TV Globo
Artista trabalha em tapumes da Praça da Liberdade, em BH
Reprodução/TV Globo
Trânsito alterado
Em função do trabalho dos artistas, o trânsito nas Alamedas da Educação e da Segurança está interditado neste domingo, das 6h30 às 21h, segundo a Empresa de Transportes e Trânsito da cidade (BHTrans).
Sinalização e faixas de pano foram implantadas para orientar os motoristas. Agentes BHTrans e da Polícia Militar (PM) monitoram o tráfego na região. Para mais informações sobre a operação, acesse o site da prefeitura.
Reforma
Praça da Liberdade foi construída há mais de 120 anos
Reprodução/TV Globo
Patrimônio histórico do estado, ela foi construída em 1895. A praça nasceu com o projeto de criação da nova capital mineira e foi projetada para abrigar o centro administrativo de Minas Gerais. A última reforma foi há quase 30 anos, em 1990.
A restauração é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, o governo do estado e a Vale. As obras devem custar cerca de R$ 5 milhões. O lugar vai passar por várias adaptações para atender as novas demandas de uso da população.
A primeira parte do trabalho de revitalização da praça começou em maio com a poda das árvores. Para execução da segunda fase, que é quando as obras começam, a praça vai ser completamente fechada. O espaço vai ficar isolado durante quatro meses até o fim da reforma.
As intervenções incluem a reformulação do sistema de iluminação, restauração do coreto, de uma estátua e do piso da pista de caminhada, além da reinstalação das placas de monumentos. Também haverá renovação de bancos e lixeiras.