Lar Agropecuária Manifesto de Amor e Resistência pelo Parque Ecológico Chico Mendes, Betim-MG

Manifesto de Amor e Resistência pelo Parque Ecológico Chico Mendes, Betim-MG

por redação
0 comentário

 → Manifesto de Amor e Resistência pelo Parque Ecológico Chico Mendes, Betim-MG 🌿

– Queremos que nossas vozes ecoem mais alto do que o som dos motosserras, que dilacera a alma da nossa amada mãe natureza no Parque Ecológico Chico Mendes. Este é um apelo de moradores do Imbiruçu, de Betim-MG, a todos que amam a natureza e valorizam a importância de preservar o nosso lar verde.

Desde 1997, o Parque é mais que uma Área de Proteção Ambiental, é a extensão dos nossos lares, o berço onde criamos nossos filhos e filhas. Sob suas árvores centenárias, brincamos, fazemos picnics, colhemos frutos e celebramos datas especiais. Este é o local onde a comunidade se reúne para ensaios fotográficos, onde gerações compartilham histórias e aprendizados.

No entanto, em 19 de janeiro de 2024, enfrentamos uma tragédia. Mais de 50 árvores, algumas com mais de meio século de vida, foram cortadas com a autorização da Prefeitura de Betim. Uma ação que não pode ser chamada de outra forma senão de assassinato da natureza.

Uma de nossas crianças, ao testemunhar a destruição, proferiu palavras sábias: “Uma árvore é uma vida. Você pode cortar e plantar outra, mas não será a mesma. Não terá a mesma história nem o mesmo significado. Aqui parece que aconteceu um assassinato. Pessoas assassinaram as árvores.”

Enquanto o mundo clama por preservação, a prefeitura de Betim está na contramão da história. Desmatam nossa Área de Proteção Ambiental, nossa mãe natureza! É um desrespeito com a população, uma atrocidade que nos faz chorar. Pedimos uma resposta urgente da Prefeitura de Betim!

Essa ação cruel tem como justificativa a construção de alguma obra de política pública, mas há muitos outros lugares para indicar! Exigimos diálogo, transparência e respeito. A comunidade merece ser ouvida!

Nosso apelo é para que todos entrem nessa luta conosco. O Parque Ecológico Chico Mendes resiste, e convidamos toda a população a unir forças. Não podemos permitir que nossa mãe natureza seja destruída sem que possamos defendê-la.

– É evidente o racismo ambiental nesse caso, pois esta área verde é um dos poucos pulmões da região. Cada árvore retirada impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores periféricos. Estudos mostram que uma árvore adulta pode absorver até 150 kg de CO2 por ano. As 99 árvores perdidas poderiam ter absorvido até 15 toneladas de CO2 anualmente, contribuindo para enfrentar a emergência climática.

→ Agradecemos o reconhecimento dos Deputados que se prontificaram nesta luta ao redigir e enviar aos órgãos competentes do município de Betim, ofício solicitando informações sobre o fato que gerou a denúncia.

  • Deputada Estadual Bella Gonçalves – PSOL/MG
  • Deputada Estadual Leninha, 1ª Vice-Presidente – PT/MG
  • Deputada Federal Célia Xakriabá – PSOL/MG

Queremos que o município consulte a comunidade local sobre qualquer intervenção no Parque! Pedimos seu apoio nesta luta para proteger essas preciosidades naturais que o Parque Ecológico Chico Mendes proporciona. O valor ambiental dessas árvores não pode ser substituído por nenhuma obra.

Junte-se a nós nesta luta pela preservação do nosso patrimônio natural e pelo direito à qualidade ambiental em nossa comunidade.

Fonte: Grupo de moradoras(es) da Regional do Imbiruçu, Betim- MG – janeiro de 2024

– Luana Ma. Sabino Lobo – Bióloga

Disponível em:

https://tvbetim.com.br

https://jornaldeminas.com.br

Instagram: @jornaldeminasoficial

Facebook: https://facebook.com/jornaldeminasoficial

você pode gostar