Home » Chuvas fortes: Recife entra em alerta máximo; homem morre após levar choque

Chuvas fortes: Recife entra em alerta máximo; homem morre após levar choque

por fabiomunhoz
0 comentário

A cidade do Recife entrou em estágio de alerta máximo nesta quarta-feira (5) após chuvas extremas impactarem a cidade. A prefeitura do município orienta a população a permanecer em casa, salvo em situações de risco iminente, como desabamentos e inundações.

Para Pernambuco, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “grande perigo”, com previsão de chuvas superiores a 100 mm/h e ventos acima de 100 km/h até às 15h, além do risco de deslizamentos, alagamentos e danos em edificações.

Em meio à tempestade, um homem morreu na manhã desta quarta-feira após sofrer choque elétrico na rua Dom Bosco, área central do Recife. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o óbito foi confirmado às 8h54.

Leia mais

  • Semana deve ter chuva em boa parte do país e recorde de calor no Sul

    Semana deve ter chuva em boa parte do país e recorde de calor no Sul

  • Pesquisa: 3 a cada 4 brasileiros não sabem o que são mudanças climáticas

    Pesquisa: 3 a cada 4 brasileiros não sabem o que são mudanças climáticas

  • Especialistas explicam inundações frequentes no Jardim Pantanal (SP)

    Especialistas explicam inundações frequentes no Jardim Pantanal (SP)

Devido ao acúmulo de água na pista, a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife interditou, na Zona Sul, o túnel na Rua Manoel de Brito, logo após a Via Mangue, que dá acesso à Avenida Antônio de Goes, no sentido da região central da cidade.

Em meio às intensas chuvas que atingem a região metropolitana, o Rio Duas Unas, que atravessa o município de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana, alcançou a cota de alerta para inundação, conforme informou o plantão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) em seu aviso hidrológico. Até o momento, não há alerta relacionado a barragens.

O Rio Duas Unas percorre a área de Jaboatão Centro e bairros como Bulhões, Vila Rica, Santo Aleixo, Manassu e Vargem Fria. Conforme os boletins do Sistema de Alerta de Cheias da Apac, o nível de alerta do rio é de 230 cm, enquanto a cota de inundação é de 330 cm. Dessa forma, o município segue em atenção, com a possibilidade de inundação.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CTBU) de Recife informou que, devido aos alagamentos nas vias e de outros setores da Linha Centro do Metrô, todas as estações da linha foram fechadas por volta das 9h20. A CTBU precisou retirar os passageiros que estavam nas estações e trens.

Aulas suspensas

No Recife, as escolas municipais tiveram as aulas suspensas pela prefeitura da capital nos turnos da tarde e noite, e a recomendação é que instituições de ensino particulares, estaduais e federais sigam a mesma medida.

Em função das condições climáticas, as aulas do turno da manhã, tarde e noite foram suspensas nas escolas municipais de Paulista, na região metropolitana.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou que suspendeu todas as atividades acadêmicas e administrativas nesta quinta (5), devido às chuvas.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também anunciou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas durante a manhã e a tarde desta quarta-feira, assim como a Direção-Geral do Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que decidiu suspender as aulas devido às chuvas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas fortes: Recife entra em alerta máximo; homem morre após levar choque no site CNN Brasil.

você pode gostar

Deixe um comentário