São dicas simples que podem significar uma moto mais segura para rodar na cidade, estrada ou mesmo na trilha. Veja abaixo os seguintes tópicos. Qual é o pneu certo para sua moto? O uso é o primeiro fator a considerar na hora da compra, pois cada terreno exige um modelo específico. Um pneu liso é ideal para quem não sai do asfalto. Existem pneus para off-road, com maior aderência, mais pesados e robustos, feitos para terrenos irregulares. “Se você compra um pneu misto porque acha bonito, mas anda só na estrada, ele vai gastar mais rápido”, comenta Rodrigo Marins Costa Alonso, diretor nacional de vendas e marketing da Dunlop no Brasil. Além de melhor desempenho para cada terreno, usar o tipo errado pode trazer problemas. Um pneu de off-road pode aumentar o consumo de combustível e as travas extras, usadas para aumentar a aderência na terra, vão desgastar mais rapidamente no pavimento áspero de estradas, rodovias e ruas. Diversos tipos de pneus da mesma fabricante — Foto: divulgação/Pirelli Em motos maiores e de maior potência, como as naked e superesportivas, a preocupação é maior. Alonso, da Dunlop, aponta que o piso de pistas é feito para aumentar a aderência da moto. Ao mesmo tempo, o pneu desses modelos focados em desempenho é mais “mole” para colaborar com o maior atrito. Isso permite curvas em maior velocidade com segurança, mas aumenta o consumo de combustível em retas ou na rua. Se você circula em mais de um tipo de piso, existe um pneu que se adapta a múltiplos cenários, chamado “misto”. O ideal é que o tipo de pneu também combine com o tipo de moto, mas é possível fazer algumas adaptações. Mas é imprescindível manter as características básicas intactas, como largura do pneu ou aro da roda, para uma pilotagem mais segura. “Em cidades com pouca pavimentação, é comum o pessoal comprar a CG e trocar o pneu por um de off-road. É errado? Sim, mas é o que tem. Não vão comprar uma moto trail só por isso”, comenta Marco Luis Orlando, especialista em pneus da DPaschoal. O manual da moto traz respostas Segundo os especialistas, é importante consultar o manual da moto para verificar as especificações dos pneus recomendados pelo fabricante. Ali, o piloto encontra medidas importantes, como a largura do pneu e o tamanho da roda, para encontrar o modelo correto na hora da compra. É comum que os pilotos se atenham ao número do pneu já instalado. Em motos usadas, essa informação pode estar incorreta devido a trocas anteriores ou erros de instalação. É possível trocar a marca do pneu instalado de fábrica, mas o ideal é substituir por um par do mesmo fabricante. “Se você usar duas marcas diferentes, dependendo da sensibilidade da moto, ela pode não ficar bem acertada, acarretando menos segurança durante a pilotagem, seja na pista, na terra ou na rua”, comenta Alonso, da Dunlop. Saiba ler os números do pneu Os pneus de carros e motos trazem um código com numeração e letras para identificá-los. O conjunto indica informações importantes para o comprador. Os três primeiros números indicam a largura do pneu, em milímetros: o código 100 significa 100 mm, ou 10 centímetros de largura.Os dois números seguintes, após a barra, falam da altura em porcentagem: o código 90 diz que a altura é 90% da largura do pneu.O próximo número aponta o diâmetro do aro em polegadas. É um dado que indica para qual tamanho de roda o pneu foi feito.As letras significam o veículo que deve receber aquele pneu. A mais comum é M/C e isso significa que este é um pneu fabricado para motocicletas.O dado seguinte é o índice de carga. Ele significa a capacidade que cada pneu tem para carregar peso, quando inflado. A informação é por pneu, então você precisa dividir o peso da moto e a carga que ela levará por dois.O último dado desta fileira é uma letra e ela indica a velocidade máxima que o pneu pode atingir em segurança.Em um local geralmente separado e em inglês, “Tubeless” ou “TL” indicam que o pneu não precisa de câmara. Quando o indicativo é de “TT” ou “Tube Type”, saiba que o pneu foi feito para rodar com câmara. Utilizaremos a foto abaixo para exemplificar a leitura dos números do pneu. Pneu de uma moto, com os dados sobre ele — Foto: André Fogaça/g1 O código do pneu é: 110/90 – 16 M/C 59P Tubless. Agora, vamos passo a passo. 110: o pneu tem 110 milímetros de largura — ou 11 centímetros;95: a altura é 95% da largura. Ou seja, tem 104,5 milímetros de altura;16: pneu é feito para rodas aro 16;M/C: o tipo de veículo para este pneu é uma motocicleta;59: o pneu suporta até 243 quilos, portanto a carga máxima para a moto com dois pneus 59 é de 243 kg.P: o pneu suporta velocidades de até 150 km/h;Tubeless: o pneu não utiliza câmara. Índice de carga Índice de carga Peso máximo Índice de carga Peso máximo Índice de carga Peso máximo 30 106 kg 46 170 kg 62 265 kg 31 109 kg 47 175 kg 63 272 kg 32 112 kg 48 180 kg 64 280 kg 33 115 kg 49 185 kg 65 290 kg 34 118 kg 50 190 kg 66 300 kg 35 121 kg 51 195 kg 67 307 kg 36 125 kg 52 200 kg 68 315 kg 37 128 kg 53 206 kg 69 325 kg 38 132 kg 54 212 kg 70 335 kg 39 136 kg 55 218 kg 71 345 kg 40 140 kg 56 224 kg 72 355 kg 41 145 kg 57 230 kg 73 365 kg 42 150 kg 58 236 kg 74 375 kg 43 155 kg 59 243 kg 75 387 kg 44 160 kg 60 250 kg 76 400 kg 45 165 kg 61 257 kg 77 412 kg Tabela de velocidade Letra Velocidade máxima J 100 km/h K 110 km/h L 120 km/h M 130 km/h N 140 km/h P 150 km/h Q 160 km/h R 170 km/h S 180 km/h T 190 km/h H 210 km/h V 240 km/h W 270 km/h Se seu pneu tem câmara, não rode sem Um ponto importante para motos, ausente nos carros, é a câmara. Se sua moto veio com pneu equipado com câmara, mantenha ao comprar um novo. Orlando, da DPaschoal, aponta que colocar câmara em pneu que não utiliza esse item faz com que as raias internas, desenhadas para auxiliar na circulação do ar, “mastiguem” o acessório, rasgando-o. “Você não pode tirar uma câmara de um pneu de câmara, nem colocar uma em um pneu que não foi feito para isso”, diz. Alonso, da Dunlop, comenta que colocar a câmara em um pneu que não foi feito para recebê-la pode provocar aquecimento excessivo, aumentando o desgaste e reduzindo a vida útil. Fique atento ao lote do pneu Outro ponto importante é estar atento ao lote do pneu e à data de fabricação. Não é raro encontrar promoções com pneus a preços baixos, mas isso pode significar que eles saíram da fábrica há muito tempo. “Na composição dos pneus, entram cerca de 24 elementos, e alguns perdem elasticidade, viscosidade e podem estar ressecados”, diz Orlando, da DPaschoal. Pneu com dois ou três anos de fabricado não oferece riscos à moto, desde que bem armazenado na loja. Alonso aponta que a garantia de cinco anos, comum em fabricantes, é emitida a partir da nota fiscal, não da fabricação do produto. Lote do pneu é exibido com a sigla DOT — Foto: André Fogaça/g1 Na foto acima, o pneu foi fabricado na 27ª semana de 2024, ou entre 1 e 7 de julho de 2024. É possível encontrar a validade dos pneus em um número chamado DOT. Pneus com data de fabricação distante podem ter a borracha mais endurecida e ressecada, reduzindo a durabilidade e a segurança na hora de pilotar. Posso trocar o tamanho do pneu original? Algumas pessoas mudam o tamanho do pneu de fábrica na moto para dar um ar mais esportivo, colocando um pneu mais grosso na roda traseira. Porém, os especialistas alertam que isso pode ser um problema. “Na moto, a troca de número é mais criteriosa que nos carros. Você pode aumentar a largura em no máximo 10. Se veio 100, vai para 110, por exemplo. Se passar disso, corre o risco de pegar no garfo e nas correias”, diz Orlando, da DPaschoal. Se você quiser trocar o aro da moto, é importante pensar duas vezes. Isso pode alterar como o velocímetro conta a velocidade do veículo, gerando multas sem que o piloto saiba que está acima do limite da via — quando o velocímetro aponta 60 km/h, mas a moto trafega próxima aos 70 km/h. Como fazer o pneu durar mais e cuidados com pneus usados Motos são diferentes dos carros, até na atitude na rua. A aceleração delas é maior, até nos modelos de entrada, e por isso costumam largar na frente dos outros veículos. Isso é um problema para o pneu. “Diferente do pneu de carro, o de moto tende a ser mais afetado pela performance. Ele é mais curvado quando a moto tem mais de 300 cilindradas, para que possa inclinar em curvas e manter a aderência”, diz Alonso, da Dunlop. “É importante, no uso do pneu, a pessoa dosar a mão e não andar como se fosse um dragster. Se fizer isso, o pneu vai gastar mais no meio, durando muito menos e tornando a pilotagem menos segura”, revela o executivo. Acelerações menos bruscas e pilotagem menos agressiva garantem maior durabilidade. O especialista também aponta que o pneu vai esquentar menos, reduzindo o desgaste e aumentando sua durabilidade. O especialista também reforça o uso consciente dos freios. Usar mais força no pneu dianteiro, desde scooters pequenas até modelos grandes, colabora para maior longevidade do item. Isso acontece porque este pneu também é responsável pela tração da moto. Usar o pneu traseiro como força de tração e aplicar pressão pelo uso do freio aumenta o desgaste natural. Orlando, da DPaschoal, diz que se o pneu chegou à metade da altura dos sulcos, por onde passam ar e água durante a pilotagem, não significa que está na metade da vida. O especialista revela que, a partir de certo momento de desgaste, o pneu tem mais dificuldade para passar pelos mesmos percursos e o consumo da borracha se torna muito mais acentuado. “Se o piloto da moto chegou à metade da altura dos sulcos com 10 mil km, ele vai chegar ao fim deles antes de fazer mais 3 mil km”, diz Orlando. O que faz a moto ou carro parar não é somente o freio, mas o pneu em boas condições. Pneu careca, mesmo com freio excelente, não consegue parar a moto em segurança. Royal Enfield Himalayan 450: confira o teste do g1 com a nova trail indiana
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