Lar Todas Noticias Corpus Christi: saiba o que abre e o que fecha nas maiores cidades do Sul de Minas

Corpus Christi: saiba o que abre e o que fecha nas maiores cidades do Sul de Minas

por
0 comentário


Neste 30 de maio, dia de Corpus Christi, o g1 reuniu tudo o que você precisa saber sobre o expediente nas agências bancárias, UAIs, Correios, comércios e repartições públicas na região. Nesta quinta-feira (30) é dia de Corpus Christi e muitas cidades emendam a folga até o fim de semana. No Sul de Minas, haverá mudanças no funcionamento de comércios e repartições públicas. O g1 te atualiza abaixo sobre o que abre e fecha nos próximos dias.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Feriado ou ponto facultativo? Apesar de ser uma data comum para viajar ou descansar, não se trata de um feriado nacional e, sim, de ponto facultativo. Neste caso, a única exceção acontece nos municípios que aprovaram leis que tornam Corpus Christi um feriado municipal.
Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição popular, comum em várias cidades do Brasil
DOUGLAS MAGNO/AFP VIA GETTY IMAGES
Veja abaixo o que abre e fecha no Sul de Minas
🏦 Agências bancárias
Segundo a Federação Brasileira de Bancos, as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público na quinta-feira (30). Na sexta (31), o atendimento ocorre normalmente. Em algumas localidades, as salas de autoatendimento estarão disponíveis a critério da instituição.
📩 Correios
Não haverá funcionamento nas agências dos Correios durante a data de Corpus Christi. As atividades retornam na sexta-feira (31).
🔺 UAIs
As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) não terão expediente na quinta (30). Na sexta-feira (31), as unidades funcionarão normalmente. No Sul de Minas, Cássia, Três Corações e Itajubá — municípios que possuem decretos municipais específicos de funcionamento — não terão atendimento também na sexta (31). As demais unidades retomam na segunda-feira (3).
Poços de Caldas
Poços de Caldas
Prefeitura de Poços de Caldas
🏛️ Prefeitura – Por conta feriado prolongado de Corpus Christi, comemorado na quinta-feira (30), o expediente na Prefeitura de Poços de Caldas vai até a quarta (29), retornando na próxima segunda (3).
🏥 Saúde – A UPA, o Hospital Margarita Moralles e a Santa Casa da Misericórdia de Poços de Caldas funcionam sem interrupção.
🚚 Coleta de lixo – A coleta de lixo acontecerá normalmente, sem interrupção de horários, inclusive a coleta de recicláveis realizada pelas cooperativas.
🖼️ Museu – O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas estará aberto para visitação nesta quinta-feira, 30 de maio, e na sexta (31), o local funciona das 9h às 13h. Já no sábado (1º), o horário de visitação será das 13h às 17h e no domingo (2), das 9h às 13h. A entrada é aberta e gratuita.
🎨 Feiras de artesanato – A Fearpo, na Praça Dom Pedro II, vai funcionar na quinta, sexta, sábado e domingo, das 8h às 17h. Já a Expo-Arte de Rua, no entorno das Thermas Antônio Carlos, funcionará quinta, sexta e sábado, das 9h às 18h e domingo, das 9h às 14h.
🏬 Comércio – O funcionamento do comércio é facultativo aos estabelecimentos que estiverem em acordo com a Convenção Coletiva do Comércio de Poços de Caldas.
🩸 Unidade de Coleta de Poços de Caldas – recebe doações de sangue normalmente na quinta (30) e na sexta-feira (31), de 7h às 11h30. No sábado não há coleta de sangue.
Pouso Alegre
Pouso Alegre
Prefeitura de Pouso Alegre
🏛️ Prefeitura – serviços e equipamentos públicos municipais ligados à Prefeitura de Pouso Alegre ajustarão seus horários de funcionamento, retornando às atividades normais após o feriado. Quinta (30) é feriado municipal e sexta-feira (31) ponto facultativo.
🏥 Saúde – A UPA e o Pronto Atendimento São João funcionarão normalmente durante 24 horas. O Pronto Atendimento São Gerado funcionará das 7h às 22h. Demais unidades retornam na segunda-feira (3). O Centro de Vacinação retorna neste sábado (4) com atendimentos das 8h às 16h, quando será realizado o último dia da Campanha de Multivacinação.
🚚 Coleta de lixo – Na quinta-feira (30), não haverá coleta. As atividades retomam normalmente na sexta-feira (31).
🦺 Zona Azul – Na quinta-feira (30) não haverá funcionamento. Volta ao funcionamento normalmente na sexta-feira (31).
🏞️ Parques – O Parque Natural Municipal de Pouso Alegre, conhecido como Horto Florestal, funcionará normalmente, das 7h às 17h. O Parque Francisco Assis Vilela, no bairro Santa Rita, funcionará normalmente das 5h às 23h.
🍅 Feira – Na quinta-feira (30), o horário de funcionamento do Mercado Municipal será reduzido, sendo das 6h às 12h. Nos demais dias da semana, segue horário normal, das 6h às 18h na sexta-feira e sábado, e no domingo, das 6h às 12h. As feirinhas de sábado irão funcionar normalmente e a feira realizada no Pátio da Rodoviária também segue com o mesmo horário no domingo, das 5h às 11h30. Já o Ceasa funciona normalmente na quinta-feira (30).
🏀 Praça de Esportes – O local estará com a piscina fechada na quinta-feira (30) e sexta-feira (31). Retorna as atividades normalmente no sábado (1º). As quadras estarão abertas.
🏬 Comércio – A maioria das lojas deve estar fechada, mas é facultativo aos estabelecimentos que estiverem em acordo com a Convenção Coletiva do Comércio de Pouso Alegre.
🩸 Hemocentro Regional de Pouso Alegre – recebe doações de sangue normalmente na quinta (30) e na sexta-feira (31), de 7h às 12h. No sábado não há coleta de sangue.
Varginha
Varginha
Prefeitura de Varginha
🏛️ Prefeitura – A Prefeitura de Varginha informa o horário de funcionamento dos órgãos, repartições e autarquias municipais no feriado de Corpus Christi desta quinta-feira (30). A administração não abre no feriado e na sexta-feira (ponto facultativo).
🏥 Saúde – UPA e Hospital Bom Pastor tem funcionamento ininterrupto. Unidades Básicas de Saúde e Central de Vacinas estarão fechadas no feriado e reabrem na segunda-feira. A Policlínica Central estará aberta com atendimento exclusivo para casos de dengue de 7h às 16h na quinta (30) e na sexta-feira (31).
📚 Educação – Escolas municipais e Cemei’s reabrem na segunda-feira.
🚚 Coleta de Lixo – Na quinta (30), será em horário reduzido, das 6h às 10h, das 10h às 14h e das 14h às 18h. Na sexta-feira (31), horário normal. Sábado (1º), horário reduzido. E no domingo, a coleta será na área central da cidade.
🐆 Zoológico – Abre todos os dias, das 9h às 16h.
🏞️ Parques – Municipal Centenário e Novo Horizonte estarão abertos normalmente todos os dias, das 7h às 17h.
🏛️ Fundação Cultural, Museu e Teatro – Não abrem no feriado e na sexta-feira.
🏬 Comércio – O funcionamento do comércio é facultativo e regulamentado pela Convenção Coletiva de Trabalho 2024 de Varginha.
Veja mais sobre:
Feriados prolongados em 2024 estão escassos
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

você pode gostar

Deixe um comentário