Projeto valoriza urbanização do centro e fortalece o turismo com um percurso permanente, acessível e integrado à cidade
A Prefeitura de Betim inaugura, nesta quarta-feira (17), o Caminho das Sete Alegrias de Maria, projeto que une urbanismo, lazer e religiosidade – com proposta inédita, tanto pela temática do circuito cultural no país, quanto pela proposta urbanista na cidade. A entrega ocorre como parte da programação comemorativa pelos 87 anos de emancipação político-administrativa de Betim e será marcada por celebrações religiosas e atrações culturais abertas à população.
A cerimônia tem início às 18h, na primeira estação do Caminho, instalada no jardim do Santuário Nossa Senhora do Carmo, com apresentação da Banda Musical Nossa Senhora do Carmo. Às 19h, será celebrada a santa missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Na sequência, às 20h, haverá uma procissão partindo do Santuário Nossa Senhora do Carmo em direção à Ermida, na praça Milton Campos, percorrendo as sete estações dispostas ao longo da avenida Governador Valadares, no Centro. O encerramento da programação está previsto para 20h, com show de Jimi Oliver.
As estações são estruturadas em quatro decks elevados e três parklets que funcionam como áreas de permanência e contemplação e passam a compor o mobiliário urbano da cidade, qualificando o espaço público. Cada estação abriga um marco com o significado de cada uma das Sete Alegrias de Maria, são elas: a Anunciação do anjo Gabriel, a visita a Isabel, o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos, o reencontro com Jesus no templo, a Ressurreição e, por fim, a Assunção e Coroação de Maria no Céu. O percurso terá início no Santuário e seguirá em direção à praça Milton Campos, simbolizando a ascensão de Maria. O projeto foi desenvolvido pelas arquitetas Nágila Amaral Pedrosa de Melo e Anne Elly Pereira Fonseca, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Os marcos das estações trazem as ilustrações em painéis translúcidos, com mosaicos e grafismos que remetem à arte sacra dos vitrais de catedrais. Todo o trajeto conta com acessibilidade, com travessias de pedestres conectando os passeios às estações posicionadas no canteiro central da avenida. As estações contam assentos em granito, iluminação moderna de led e paisagismo.
—————-
Fotos: Edson Dutra
Fonte: Superintendência de Imprensa