O governador do Pará, Helder Barbalho, visitou no último sábado (30) o Parque Estadual Ambiental das Árvores Gigantes da Amazônia, em Almeirim, no oeste do estado. Durante a visita, ele conheceu a maior árvore da América Latina e quarta maior do mundo, um angelim-vermelho (Dinizia excelsa) com 88,5 metros de altura.
O parque está localizado no distrito de Monte Dourado, próximo às margens do Rio Jari, na divisa com o Amapá.
O Pará se prepara para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), em novembro de 2025.
A criação da unidade de conservação foi anunciada por Barbalho durante a COP 29, realizada em Baku, no Azerbaijão, e é considerada um marco na proteção da biodiversidade amazônica.
A Unidade de Conservação preserva a floresta e as populações que aqui vivem. E ela tem uma singularidade, que são as árvores gigantes. São as maiores árvores do Brasil, e estão localizadas no nosso Estado. Eu fiz questão de poder estar aqui.
Governador do Pará, Helder Barbalho
Leia Mais
-
Espírito Santo tem aumento de casos de arboviroses
-
Ibama determina repatriação de girafas importadas pelo Bioparque do Rio
-
11 bairros no Rio de Janeiro enfrentam problemas no fornecimento de água
O Parque Estadual das Árvores Gigantes abriga árvores que ultrapassam 80 metros de altura, além de diversas espécies únicas de flora e fauna.
Ele é considerado um santuário ambiental e tem como objetivo proteger a grandiosidade e a riqueza natural da Amazônia.
Este conteúdo foi originalmente publicado em De olho na COP30, governador do Pará conhece maior árvore da América Latina e reforça importância da preservação no site CNN Brasil.