Dia D da Multivacinação: Mais de 250 locais de vacinação estarão abertos neste sábado (23) no Norte de MG

Dia D da Multivacinação: Mais de 250 locais de vacinação estarão abertos neste sábado (23) no Norte de MG


Intenção é incentivar a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes que ainda não têm 15 anos completos. As doses começaram a ser aplicadas em 4 de novembro e o término está previsto para o dia 29 do mesmo mês. Vacina contra a Covid-19
Gilson Abreu/AEN
Mais de 250 locais de vacinação estarão abertos neste sábado (23) para o Dia D da Campanha de Multivacinação no Norte de Minas Gerais. A intenção é incentivar a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes que ainda não têm 15 anos completos. As doses começaram a ser aplicadas em 4 de novembro e o término está previsto para o dia 29 do mesmo mês.
Segundo a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), na região, o público-alvo é estimado em 336,9 mil pessoas, que residem em 86 municípios da macrorregião de saúde. Em Montes Claros – maior cidade da região – o Dia D terá início às 8h, na Praça de Esportes.
“A heterogeneidade observada nas coberturas vacinais, especialmente nos últimos seis anos, pode resultar no recrudescimento de doenças imunopreveníveis. Tal cenário demanda a implementação de estratégias adicionais voltadas ao resgate da vacinação de pessoas que ainda não foram imunizadas”, observou a Secretaria de Estado de Saúde (SES).
A SES ainda destacou que é preciso fortalecer as coberturas vacinais para proteger a população, já que novos agentes patogênicos estão surgindo e há ressurgimento dos considerados antigos. O estado não atingiu as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para nenhuma das vacinas administradas em menores de um ano entre 202 e 2021. Em 2022 e 2023, houve uma discreta melhora, mas ainda abaixo do esperado.
Conforme a SRS, para a campanha no Norte de MG foram disponibilizadas vacinas para completar estoques existentes: BCG (contra a tuberculose); Febre Amarela; Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Hepatite A; Hepatite B; Poliomielite inativada; dT (vacina adsorvida difteria e tétano adulto); Pentavalente; Rotavírus; Pneumocócica 10; Meningocócica ACWY; HPV Papilomavírus Humano e vacina contra a Covid-19.
Recomendações
Para alcançar o maior número de pessoas, a SRS está orientando a adoção de algumas estratégias.
“A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais também recomenda que, caso necessário, os municípios realizem a Campanha de Multivacinação em escolas, mediante aprovação dos representantes da comunidade escolar. A iniciativa deve levar em conta a análise intersetorial da situação vacinal e sociodemográfica do território”, observa Agna Menezes.
Abertura de outros postos de vacinação fixos ou volantes nas zonas urbanas e rurais
Manter o funcionamento das salas de vacinação durante todo o horário de atendimento das unidades de saúde, incluindo o período do almoço e os finais de semana
Utilização de vacimóveis para a realização da Campanha fora das unidades de saúde e em comunidades rurais
Aproveitamento de oportunidades como consultas ou outros atendimentos nas unidades de saúde para verificar a situação vacinal de crianças e adolescentes.
Reconhecimento da população em vulnerabilidade no território e adjacências para que as equipes de saúde possam atuar preventivamente com foco em migrantes; itinerantes; pessoas em situação de rua; em privação de liberdade, quilombolas, entre outros
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Postagens relacionadas

IFNMG abre 110 vagas em cursos gratuitos voltados para mulheres em situação de vulnerabilidade em Montes Claros

Agência da Copasa funcionará em novo endereço a partir desta segunda (25) em Montes Claros

Acidente entre ambulância do Samu e carro deixa duas pessoas mortas e quatro feridas na MG-202, em Brasília de Minas