Encontro em Belém inicia jornada da Amazônia para a COP30

Encontro em Belém inicia jornada da Amazônia para a COP30

Com o objetivo de colocar as cidades da Amazônia no epicentro das discussões climáticas globais, prefeitas e prefeitos da Amazônia Legal se reuniram na quarta-feira (23), em Belém, para dar início ao Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Amazônia Legal – Caminhos para a COP30.

O evento, realizado no Palácio Antônio Lemos, representou mais um passo estratégico rumo à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será sediada pela capital paraense em 2025.

Leia Mais

  • Especialistas: Brasil pode liderar transição para mercado de baixo carbono

  • SP tenta leiloar até 5 blocos de saneamento em 2026, diz secretária

  • Brasil reduz queimadas em 70% no 1º trimestre de 2025, diz estudo

Anfitrião da cerimônia e presidente da Comissão das Cidades Amazônicas da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), destacou o simbolismo do momento.

“Discutir a Amazônia não é só discutir mudanças climáticas ou preservação ambiental. É discutir os gargalos sociais e econômicos de um povo extremamente sofrido, resiliente e lutador”, afirmou.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais, como Vanessa Grazziotin (OTCA), Adalberto Maluf (do Ministério do Meio Ambiente), a embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, além de prefeitos da região e representantes do governo federal.

O ministro das Cidades, Jader Filho, que estava confirmado no evento, não pôde comparecer, mas enviou uma mensagem em vídeo reiterando o compromisso do governo com a integração de políticas públicas para a região.

O encontro também lançou luz sobre a atuação da Comissão Permanente das Cidades Amazônicas, que pretende articular soluções de adaptação climática e fortalecer políticas públicas alinhadas às realidades locais.

A proposta é construir uma estratégia regional integrada rumo à COP30, pautando temas como resiliência urbana, financiamento e práticas sustentáveis. A embaixadora Bettina Cadenbach destacou o papel das cidades na transformação da região. “A Amazônia é única. Capacitar os municípios é essencial para que construam seu próprio futuro sustentável”, afirmou.

Diálogos e soluções

Ao longo do dia, o evento seguiu com mesas temáticas abordando temas como planejamento urbano e resiliência climática, desafios de financiamento para municípios da região e estratégias para inserir a Amazônia urbana na agenda global da COP30.

Também foram apresentadas boas práticas em gestão ambiental urbana, promovendo o intercâmbio de experiências entre os gestores públicos.

Segundo a Prefeitura, a expectativa é de que o encontro fortaleça a articulação política das cidades amazônicas, contribuindo para que elas participem da COP30 não apenas como sede, mas como protagonistas da pauta ambiental global.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Encontro em Belém inicia jornada da Amazônia para a COP30 no site CNN Brasil.

Postagens relacionadas

Suspeitos de matar policial federal serão julgados na BA

Servidor público morre durante partida de futsal no Espírito Santo

Golpe do amor: mulher acreditava falar com soldado americano e perde 30 mil