Home » Betim em destaque: medalhas no Mundial VIRTUS 2025

Betim em destaque: medalhas no Mundial VIRTUS 2025

por Gilberto Cruz
0 comentário

Atleta de Betim conquista prata e bronze no Campeonato Mundial de Atletismo na Austrália

Betim foi destaque no Campeonato Mundial de Atletismo Virtus 2025, realizado em Brisbane, na Austrália. A atleta PCD do programa Viva o Esporte Raysa Raiane Silva Mendonça, que foi a única de Minas Gerais convocada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) para compor a delegação do país na competição, conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze no torneio. O resultado marca mais um feito na trajetória da jovem atleta betinense, que é considerada uma das maiores referências do país no atletismo para pessoas com deficiência.  

Raysa, que possui  Síndrome de Down e iniciou a sua trajetória no Viva o Esporte em 2009, conquistou a prata nas provas de arremesso de peso e lançamento de dardo. Já no lançamento de disco, ela faturou a medalha de bronze. A atleta ainda ficou em 4º lugar no triatlo, e na sexta colocação nas corridas de 100 metros e 200 metros. Essa é a terceira competição mundial que Raysa participa e a que ela retorna para o país com mais medalhas na bagagem. 

Além da atleta betinense, outros nove brasileiros foram convocados pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo VIRTUS 2025. A atleta de Betim já encerrou sua participação na competição. 

Considerada uma das maiores referências do país no atletismo para pessoa com deficiência, Raysa acumula outras conquistas expressivas:
•    Recordista brasileira no arremesso de peso (7,20m) e no lançamento de dardo (21,40m);
•    Bicampeã mundial no arremesso de peso na Turquia, com a marca de 7,03m;
•    Campeã mundial no lançamento de dardo, também na Turquia;
•    Medalhas de prata de arremesso de peso e lançamento de dardo e bronze no lançamento de disco no Mundial da Austrália;
•    Experiência internacional ao representar o Brasil em competições na França, na Turquia e na Austrália.

Manu e Quemile
Além da Raysa, a dupla do vôlei de praia do Viva o Esporte Manu e Quemile faturou o bronze no Circuito Mundial de Vôlei de Praia neste ano. As atletas ficaram na terceira colocação na fase de Qidong, na China, da etapa Futures do torneio Beach Pro Tour, no dia 22 de junho. 

Para o secretário municipal de Esportes, Welinton Sapão, as medalhas que Raysa faturou na Austrália são motivo de orgulho para toda a cidade. “Com apenas nove meses de gestão à frente da Secretaria de Esportes, Betim já é destaque mundial pela segunda vez. Essas conquistas são um reflexo do investimento que temos feito no esporte de Betim como ferramenta de transformação social. A história da Raysa mostra que quando damos oportunidades e apoio, os talentos aparecem e levam o nome de Betim para o mundo. Ela é motivo de orgulho não só para nossa cidade, mas para Minas Gerais e para o país. E temos investido muito no esporte inclusivo seguindo assim a orientação do nosso prefeito Heron Guimarães porque sabemos que o esporte tem o poder de mudar vidas. Quero parabenizar mais uma vez a Raysa e os treinadores Luciene Lebrão e Vinícius Lana. Fico muito feliz de ver que a Raysa, assim como aconteceu com as atletas Manu e Quemile, viraram referência nacional e mundial “, ressaltou. 

Programa
O Viva o Esporte atende cerca de cinco mil alunos em diferentes modalidades, oferecendo não apenas a prática esportiva, mas também suporte multidisciplinar. O programa se consolidou como um dos mais importantes espaços de formação de atletas e de promoção da inclusão social através do esporte. O Viva o Esporte é executado através de uma parceria entre a Prefeitura de Betim, através da Secretaria Municipal dos Esportes, com o Instituto Ramacrisna, organização que há mais de 65 anos oferece projetos de qualificação profissional, aprendizagem, esportes, cultura e lazer na região do Vianópolis.

Crédito fotos:
Confederação Brasileira de Desportos para Atletas com Deficiência Intelectual e TEA

——————————————-
Fonte: Superintendência de Imprensa

você pode gostar

Deixe um comentário