A mídia publicitária passa por transformações aceleradas. Entre algoritmos, métricas complexas e pautas sociais, entender esse cenário — e como as marcas aproveitam as oportunidades — tornou-se desafiador e cada vez mais indispensável. Para discutir essas perspectivas, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lança nesta quinta-feira (11) o livro “Futuros Conectados: A Evolução da Mídia”, em parceria com a Editora Leader. A obra reúne 34 capítulos escritos por líderes e especialistas do setor, entre representantes de anunciantes, agências, veículos, plataformas e entidades. Entre os coautores está Manzar Feres, diretora-geral da Unidade de Negócios da Globo, que aborda o papel da mídia na era da “atenção roubada” e destaca como a disputa deixou de ser apenas por espaço e passou a ser também por sentido. Coordenada por Sandra Martinelli, presidente da ABA, a publicação é a 14ª parceria da entidade com a Editora Leader e conta com patrocínio das associadas Minalba e Ypê. O evento de lançamento reunirá nesta quinta-feira coautores, representantes de empresas de mídia, anunciantes de diversos setores, agências de publicidade e executivos ligados à ABA. Com sessão de autógrafos na Livraria Cultura, em São Paulo, o encontro também discutirá os desafios e oportunidades da nova era da mídia, além de temas como medição de audiência cross media, marketing de influência, ética no uso de dados e aplicação de inteligência artificial na publicidade. Livro “Futuros Conectados: A Evolução da Mídia” — Foto: Reprodução/Editora Leader Coautores livro “Futuros Conectados: A Evolução da Mídia” Adriana Favaro, vice-presidente de negócios da Kantar IBOPE Media Alexandre Zaghi, editor-chefe de Meio & MensagemAmira Ayoub, diretora da ABA e chefe de marca do Grupo Pão de AçucarAna Carolina Silveira de Castro, 1ª vice-presidente da ABA e gerente executiva de marketing digital do Banco do BrasilAntonio Fadiga, sócio e presidente da Artplan e vice-presidente da ABAPBebeto Pirro, diretor de publicidade do UOL Camila Ribeiro, conselheira da ABA e diretora sênior de mídia, branding e advertising da TIM BrasilCarlos Henrique, vice-presidente de planejamento e gestão da AbramediaChristina Larroude, conselheira da ABA e diretora de marketing da Minalba Brasil Cristiano Flores, diretor-geral da ABERT Daniel Gonzalez Aguado, conselheiro da ABA e diretor de marketing da Fundação Dom CabralDaniela Pereira, diretora de mídia da UnileverElton Carlos Francisco de Oliveira, líder de ‘partnerships & negotiations marketing’ do McDonald’s BrasilFabiano Rogério, diretor nacional de marketing da RecordFernando Cesário, diretor da ABA e CMO da ESPMJaqueline Nunes, vice-presidente do Comitê de Mídia da ABA e gerente de brandformance e experiência de marca da YDUQSJuliana Nakata, vice-presidente executiva e Laíssa Shimabucoro Furilli, assessora jurídica, ambas do CONARKelly Dores, editora-chefe do Propmark Livia Duarte de Barros, presidente do Comitê de Sourcing da ABA e gerente sênior de compras de marketing e varejo do Grupo BoticárioLucia França de Azevedo Bittar, Conselheira da ABA e diretora de marketing e relações públicas da Samsung BrasilManzar Feres, diretora-geral da Unidade de Negócios da GloboMarcela Mariano de Sa, CMO da YpêMarcelo Carmim, presidente do Comitê Retail Media da ABA e coordenador de marketing do Itaú UnibancoMarco Aurélio de Andrade Parretti, diretor da ABA e diretor de marketing do CarrefourMarco Frade, fundador do Bazar de MídiaMariana Ribeiro Bieler, gerente setorial de mídias da PetrobrasMarilia Zanoli, vice-presidente de marketing da BeiersdorfPaulo Carneiro, presidente do Comitê de Mídia da ABA e gerente executivo de comunicação e mídia no Grupo Coty no BrasilRegina Augusto, diretora executiva do CenpRegina Bucco, diretora executiva da AnerRenato Annibal, gerente de mídia da L’Oréal BrasilSandra Martinelli, CEO da ABAThiago Fernandes, Chief Media & Data Officer da iDTBWA BrasilViviane Pepe Ferreira, vice-presidente da ABA e diretora de marca LATAM da Natura Serviço: Lançamento do livro Futuros Conectados: A Evolução da Mídia Data: 11 de setembro de 2025Horário: a partir das 18hLocal: Livraria Cultura Higienópolis – Av. Angélica, 1212, São PauloEditora Leader PPA coroa agências por melhores propagandas de 2024
‘Futuros conectados’: ABA lança em São Paulo livro sobre a evolução da mídia
‘Futuros conectados’: ABA lança em São Paulo livro sobre a evolução da mídia