O nome “naked” vem, justamente, porque parte considerável dos componentes fica exposta e sem carenagem — deixando-a com um visual muito diferente dos modelos City, como Honda CG 160, Yamaha YBR 150 e Shineray XY 150. Além da Hornet, a marca também prometeu o lançamento de outros novos modelos para o segmento de média e alta cilindrada, com a chegada da NX 500, da CRF 1100L Africa Twin e da CV 650R E-Clutch. Veja o que se sabe até aqui e o que podemos esperar dos novos lançamentos da Honda: O que se sabe sobre a nova Hornet até agora? Mesmo sem uma ficha técnica oficial da nova CB 500 Hornet, é possível ter uma ideia do que a Honda planeja para o lançamento no Brasil, uma vez que o modelo está disponível para venda em outros países. Para o mercado da Europa, por exemplo, a CB 500 Hornet traz motor bicilíndrico de 471 cilindradas, com refrigeração a água — semelhante ao que era visto na antiga CB 600F Hornet (entenda mais abaixo). O conjunto desenvolve uma potência de 47,58 cv e torque de 3,56 kgfm. A moto trabalha com câmbio manual de seis velocidades, o que pode permitir uma aceleração mais suave e eficiente, por exemplo. O modelo europeu também tem um visual mais agressivo, com ângulos mais retos do que a Hornet antiga — o que transmite mais modernidade e se encaixa em um perfil de velocidade mais alto. Veja as fotos do modelo que já é vendido na Europa: Honda CB 500 Hornet 1/4 Honda CB 500 Hornet — Foto: divulgação/Honda O retorno após 11 anos O mais chamativo dos lançamentos é o da CB 500 Hornet, que ganha os holofotes não necessariamente pela potência ou pelo visual, mas por conta do nome que carrega. Isso porque o “Hornet” esteve presente em um modelo famoso da Honda, de maior cilindrada, e que ficou entre as motos mais vendidas do segmento durante todo o período em que esteve por aqui: a CB 600F Hornet. A CB 600F Hornet foi lançada no Brasil em dezembro de 2004 e foi vendida até 2014. E durante praticamente todos os 10 anos em que ficou por aqui, a moto foi a “naked” mais vendida do país. Veja no gráfico abaixo: O primeiro lugar do pódio só passou a ser ameaçado de verdade em 2011, com a chegada da Yamaha XJ6. O modelo da concorrente tomou a liderança em 2014, mesmo ano em que a antiga Hornet foi descontinuada no Brasil. A CB 600F Hornet já demonstrava vendas fracas nos anos que antecederam seu fim, quando os emplacamentos caíram 27,4% — de 5.896 unidades vendidas em 2011 para 4.279 no ano seguinte. 2 pontos positivos e negativos da Honda CG 160 Quais os outros lançamentos? Outro lançamento prometido pela Honda para 2025 é a CB 650R E-Clutch. O modelo também faz parte das motos “naked” e entrega a possibilidade de pilotagem sem embreagem. CB 650R E-Clutch — Foto: divulgação/Honda As trocas do câmbio de seis marchas contam sistema de controle automático de embreagem. Ele opera a transmissão convencional e, assim, dispensa o condutor de acionar a embreagem manualmente. A vantagem do uso dessa tecnologia está no conforto da pilotagem, além de garantir trocas mais rápidas. Elas resultam em menor desaceleração da moto durante subidas e descidas de marchas. Além disso, a Honda também anunciou outras duas motos: a Honda NX 500 e a CRF 1100L Africa Twin. A primeira é uma crossover com visual aventureiro, mas equipada com motor bicilíndrico herdado da antiga CB 500X. Já a segunda foca consideravelmente em viagens de fora de estrada. Honda CRF 1100L Africa Twin — Foto: divulgação/Honda A CRF 1100L Africa Twin chega em duas versões. A primeira tem um visual de moto para estrada, enquanto a segunda, chamada de CRF 1100L Adventure Sports, adota cores e acabamento esperados para terra batida. Em ambas é possível escolher a moto com câmbio de seis velocidades ou com troca automatizada com dupla embreagem. Honda CRF 1100L Adventure Sports — Foto: divulgação/Honda Para todos os modelos anunciados, a Honda garantiu que preços e detalhes das fichas técnicas serão apresentados no final do primeiro semestre.
Honda Hornet voltará ao Brasil após mais de uma década
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