IFNMG oferece curso gratuito com quase 4 mil vagas para formação em docência e gestão para profissionais da educação básica

IFNMG oferece curso gratuito com quase 4 mil vagas para formação em docência e gestão para profissionais da educação básica


Curso destina-se a profissionais da Educação Básica das redes públicas federal, estadual e municipal do Estado de Minas Gerais. IFNMG Campi de Teófilo Otoni
IFNMG
O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), por meio de seu Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD), está com inscrições abertas, até o dia 27 deste mês, para o curso de Extensão de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas.
São 3.750 vagas disponíveis, o curso é gratuito e será oferecido na modalidade a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a CAPES.
Faça a sua inscrição aqui.
Acesse o Edital nº 224/2024 aqui.
O curso destina-se a profissionais da Educação Básica das redes públicas federal, estadual e municipal do Estado de Minas Gerais.
Segundo o instituto, a formação tem como objetivo capacitar professores, técnicos e gestores para lidar com as temáticas étnico-raciais, promovendo uma educação inclusiva e alinhada à Política Nacional de Equidade e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), coordenada pelo Ministério da Educação (MEC).
A formação contribui para a implementação da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.645/2008, que determinam o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em todas as etapas da educação brasileira.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 12 a 27 de novembro de 2024. Os candidatos deverão acessar o link do formulário eletrônico disponibilizado no edital, e anexar a documentação solicitada.
🔔 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp.
A seleção dos participantes será realizada por ordem de inscrição, considerando o preenchimento dos requisitos especificados no edital.
Modalidade, carga horária, aula inaugural e certificação
Com carga horária total de 120 horas, o curso será realizado integralmente a distância, em um período de três meses, com atividades síncronas (ao vivo) e assíncronas (em horários flexíveis), utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do IFNMG.
O conteúdo será dividido em quatro módulos, abrangendo tópicos essenciais à Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola.
A aula inaugural está programada para o dia 5 de dezembro de 2024. Todos os participantes que concluírem o curso receberão certificação, que contribuirá para o desenvolvimento profissional e aprimoramento das práticas educacionais em ambientes diversos e inclusivos.
Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.

Postagens relacionadas

Sete pessoas são levadas para a PF ao serem flagradas extraindo quartzito em Itacambira

Homens são presos após dona de fazenda acionar PM informando que eles estariam transportando gado furtado de sua prioridade

Idoso que ficou ferido ao ser atingido por moto morre em Montes Claros