A Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil (Comunidade Franciscana da Bahia) avisou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre a situação do teto da Igreja de São Francisco, no centro histórico de Salvador, na Bahia, dois dias antes do desabamento.
Em uma carta enviada ao Iphan na segunda-feira (3), a qual a CNN teve acesso, o Vigário da Igreja e Convento de São Francisco, Frei Lorrane Clementino, alegou que “foi identificada uma dilatação no forro do teto” e solicitou uma visita técnica.
Leia Mais
-
Quem é responsável pela “Igreja de Ouro” em que teto desabou na Bahia?
-
O que se sabe e o que falta saber sobre desabamento em igreja da Bahia
-
Iphan diz que faria visita a igreja onde teto desmoronou nesta quinta (6)
À CNN, o presidente do instituto, Leandro Grass, confirmou que houve o pedido e disse que a visita havia sido agendada para esta quinta-feira (6).
De acordo com Grass, na solicitação, a ordem franciscana não indicou problema estrutural no local. Ainda segundo ele, não houve atrasos em análises por parte do instituto.
No documento também foram anexadas imagens do teto da basílica. “Pedimos, ainda, orientações sobre as possíveis soluções para o problema, garantindo que qualquer intervenção siga os critérios técnicos e de conservação exigidos para bens tombados”, diz trecho da solicitação.
-
1 de 8Antes e depois da Igreja São Francisco de Assis, no Pelourinho. • Reprodução
-
2 de 8Teto da Igreja São Francisco de Assis, no bairro Pelourinho, em Salvador (BA), após desabamento • Defesa Civil de Salvador
-
3 de 8Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência se mobilizaram após o desabamento • Camila Tíssia/CNN
-
-
4 de 8Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência se mobilizaram após o desabamento • Camila Tíssia/CNN
-
5 de 8Corpo de Bombeiros atuando na ocorrência do desabamento de teto em Igreja São Francisco de Assis • Camila Tíssia/CNN
-
6 de 8Vídeo mostra interior da igreja após o acidente • Reprodução
-
-
7 de 8Interior da Igreja São Francisco de Assis após desabamento • Defesa Civil de Salvador
-
8 de 8Interior da Igreja São Francisco de Assis após desabamento • Defesa Civil de Salvador
Investigação
A Polícia Civil da Bahia e a Polícia Federal vão investigar a queda do forro do teto da Igreja de São Francisco de Assis, localizado no centro histórico de Salvador, na quarta-feira (5).
Uma turista de 26 anos morreu, ela foi identificada pela polícia como Giulia Panchoni Righetto, e passava férias na Bahia. Outras cinco pessoas ficaram feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Em nota assinada pelo Frei Rogério Lopes da Costa e Frei Pedro Júnior Freitas da Silva, a Província Franciscana lamentou o incidente. “A igreja Conventual de São Francisco, patrimônio de inestimável valor histórico e religioso, representa séculos de fé e devoção”, diz o texto.
“Este é um dia de imensa dor para nossa comunidade, e estamos profundamente consternados com o ocorrido. Pedimos a todos que se unam a nós em oração”, finalizou a nota.
O convento e a igreja de São Francisco são classificados como duas das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo e tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Datada entre os séculos 17 e 18, a construção da Igreja de São Francisco tem estilo barroco colonial e é uma das maiores referências do gênero artístico no mundo.
Degradação e falta de manutenção
O Iphan emitiu, em 2022, um auto de infração à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil por conta da degradação da Igreja de São Francisco, além da falta de manutenção e conservação da basílica.
Ainda segundo o Iphan, em maio de 2023, foi feita uma restauração dos painéis de azulejaria portuguesa, em uma obra que custou R$ 4,1 milhões. O instituto afirmou que um projeto de restauração total da igreja e do convento, avaliado em R$ 1,2 milhão, está em andamento.
Sobre o auto de infração, a CNN questionou a Comunidade Franciscana da Bahia, mas ainda não teve retorno.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Igreja de Ouro: Iphan foi avisado sobre o teto dias antes de desabamento no site CNN Brasil.