Lar CidadesBetim Instituto Ramacrisna / Betim, MG – Ações de educação ambiental engajam alunos e colaboradores em Betim

Instituto Ramacrisna / Betim, MG – Ações de educação ambiental engajam alunos e colaboradores em Betim

Celebrado pelo mundo todo em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma forma de conscientizar sobre a importância do cuidado com a natureza.

por redação
0 comentário

→ O meio ambiente é tão vital para a vida na Terra que tem seu próprio dia: o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho para conscientizar a população sobre as ameaças ambientais. Compreender o significado dessa data e sua importância é essencial para promover a consciência ambiental, especialmente durante a formação das crianças. É crucial comemorar essa data desde a educação escolar, contribuindo para a construção de uma educação ambiental infantil que perdurará até a vida adulta.

E foi visando trazer essa conscientização ambiental desde a infância que o Instituto Ramacrisna, em Betim, celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma programação especial para os alunos do CAER (Centro de Apoio Educacional Ramacrisna). Com o slogan “Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração”, as ações uniram diversão e aprendizado, em um ambiente cercado pela natureza.

Programação especial e aprendizado prático

As comemorações foram iniciadas com um passeio na EcoTrilha do Instituto, onde os alunos tiveram a oportunidade de se conectar com a natureza e conhecer mais sobre a importância da preservação ambiental – O Ramacrisna possui, além da trilha ecológica, que é aberta ao público, uma área de quatro hectares de mata de cerrado preservada. Durante o passeio, os instrutores explicaram a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), e incentivaram os alunos a refletirem sobre a necessidade urgente de conservar nossos recursos naturais.

Eles também visitaram o setor de compostagem do Instituto, onde todos os resíduos orgânicos gerados na cozinha e as aparas de grama e folhagem, são transformadas em adubo, que retornam para os jardins da própria organização. “A educação ambiental é essencial para formar cidadãos conscientes e responsáveis. Nosso objetivo é mostrar às crianças que pequenas ações diárias podem contribuir significativamente para a conservação do meio ambiente,” afirmou Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna. “O tema deste ano nos lembra que somos todos parte da solução e que a restauração do nosso planeta depende de cada um de nós.”

Além das ações realizadas na data comemorativa, diversas oficinas estão sendo desenvolvidas com os alunos durante toda a semana, como a confecção de instrumentos musicais e brinquedos pedagógicos, todos feitos com materiais recicláveis. Eles também puderam expressar o que aprenderam criando desenhos na lousa digital. “A lousa possibilita aliar conhecimento à tecnologia, eles aprendem brincando, e isso gera um maior interesse e interatividade nas atividades. Nessa ocasião, trabalhamos com eles o tema meio ambiente, com enfoque no slogan estabelecido esse ano pela ONU”, explicou a coordenadora pedagógica do CAER, Janara Gomes.

Exposição de Trabalhos

Para fechar os trabalhos com chave de ouro e valorizar o aprendizado das crianças, todos os materiais confeccionados por eles irão compor uma exposição especial preparada para os funcionários e comunidade na próxima sexta-feira, 14.  “A proposta, além de integrar a teoria com a prática, é valorizar o conhecimento que adquiriram para que tenham a dimensão da importância das ações para todos, e nada melhor para isso do que expor para as pessoas que convivem no dia a dia, que possuem um papel importante para eles”, disse Janara.

Responsabilidade ambiental

As ações para a preservação ambiental no Ramacrisna não se restringem a uma única data. Elas são realizadas durante todo o ano. Além dos trabalhos de compostagem, os óleos utilizados na escola de mecânica e na fábrica de telas – ambos projetos do Instituto, são separados e recebem a destinação correta. A organização também é ponto de coleta de equipamentos eletrônicos e, os equipamentos que não possuem concerto, são destinados a uma empresa especializada neste tipo de descarte. Para saber mais sobre as ações ambientais do Ramacrisna acesse o site.

Sobre o Instituto Ramacrisna:

O Instituto foi fundado em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, e já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas de 12 cidades da Grande BH nos últimos 65 anos. Localizado em Betim/MG, o Ramacrisna desenvolve projetos de aprendizagem, profissionalização, cultura, de geração de trabalho e renda, de tecnologia, de esporte e lazer, entre outros.

A Instituição já recebeu diversas premiações que atestam sua competência em gestão: entre elas está o ranking internacional: o Thedotgood (antigo NGO Advisor) por 2 anos seguidos (2022 e 2023).  Em 2023, pelo sétimo ano consecutivo, figura entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e o Instituto Doar.

Desde 2019 possui o selo ONG Transparente com conceito A+ (a nota mais alta concedida pelo Selo) que audita e reconhece as organizações da sociedade civil que seguem parâmetros internacionais de gestão e transparência e em 2018 foi eleita a melhor Organização de Assistência Social do país, ambas concedidas pelo Instituto Doar.

Fonte: Carolina Nogueira
Analista de Comunicação
Comunicação | Ramacrisna

→ Siga, compartilhe, comente e deixe seu like

Material disponível também em:

Instagram: @jornaldeminasoficial

https://tvbetim.com.br

https://jornaldeminas.com.br

→  Tv Betim, Jornal de MinasRádio Betim  –  Juntos, por você, por Minas e pelo Brasil – é Betim, Rumo ao Futuro.

você pode gostar