O Comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil resgatou um tripulante ucraniano, de 35 anos, que passou mal em alto mar, a 136 km da costa de São Paulo, na manhã do último domingo (16). O homem apresentava sintomas de infarto e estava a bordo do navio mercante “Tr Lady”.
De acordo com a corporação, o estado de saúde do tripulante foi avaliado pelo serviço de telemedicina do Salvamar (Serviço de Busca e Salvamento da Marinha) Sueste, que determinou o resgate imediato dele. Para facilitar a ação, a embarcação foi orientada a seguir para o Rio de Janeiro.
Diante da emergência, o Salvamar Sueste iniciou uma operação com o auxílio da aeronave AH-15B, do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, da Esquadra Brasileira.
Um vídeo divulgado pela Marinha mostra o momento do resgate. Nas imagens, é possível ver que um agente aéreo do Grupo de Busca e Salvamento desce até o navio pelo sistema de guincho do helicóptero. Na sequência, o tripulante ucraniano aparece sendo içado pela equipe.
Assista:
Leia Mais
-
Brasileiros vítimas de tráfico humano em Mianmar são resgatados
-
Mulher sobrevive após ficar submersa por 3 minutos em enchente: “Milagre”
-
PM: Cinco vítimas foram socorridas no ponto de ônibus após queda de avião
Segundo o comandante da aeronave, o fuzileiro naval Jonathas Tomaz Reina, a manobra foi necessária pois o navio não oferecia condições de pouso.
Posteriormente, o médico da aviação realizou uma avaliação inicial no paciente e constatou que ele estava consciente e com o estado de saúde estável.
Em seguida, a aeronave seguiu para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, onde o homem foi transferido para uma ambulância e encaminhado ao Hospital São Lucas, em Copacabana.
*Sob supervisão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Marinha resgata tripulante ucraniano com suspeita de infarto em alto mar no site CNN Brasil.