RMBH, NOVEMBRO DE 2024
– O movimento pela Volta do Trem na Região Metropolitana de Belo Horizonte e outros representantes da sociedade civil organizada defendem a retomada do transporte
ferroviário de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A iniciativa busca mobilizar a população e os gestores públicos para resgatar uma modalidade de transporte que marcou a história da região e é vista como essencial para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Estado de Minas Gerais.
Nas décadas de 1950 a 1970, os trens metropolitanos eram a principal alternativa de transporte regional, interligando diversas cidades da RMBH. Entretanto, esse serviço foi desativado ao longo dos anos devido a más gestões e decisões políticas, como a transferência de linhas para a mineração durante o regime militar e o agressivo processo de privatização ocorrido na década de 1990. Desde então, a população metropolitana, que conta com mais de 500 km de trilhos disponíveis – o dobro da malha ferroviária de São Paulo e Rio de Janeiro somadas, ficou sem acesso a essa infraestrutura estratégica.
Situação Atual
Atualmente, as linhas ferroviárias da RMBH estão sob concessão de empresas privadas, como Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), MRS e Vitória-Minas, que as utilizam quase exclusivamente para o transporte de cargas, em especial minério de ferro. Apesar de os contratos de concessão preverem o transporte de passageiros, essa diretriz nunca foi cumprida. Com a aproximação do término da concessão, em 2026, as concessionárias pleiteiam a renovação automática, sem participação popular, mantendo a exclusão do transporte de passageiros por mais 30 anos.
Propostas do Movimento
O manifesto enfatiza a necessidade de:
1. Cancelar a renovação automática da concessão ferroviária, promovendo ampla discussão pública sobre o uso das linhas, para priorizar o transporte de passageiros.
2. Criar o Fundo Nacional Ferroviário, com os recursos das outorgas pagas pelas concessionárias, bem como o Conselho Nacional de Transporte ferroviário de passageiros para definir metas e diretrizes claras para a aplicação desses recursos.
Benefícios da Volta dos Trens de Passageiros:
Além de interligar as cidades da RMBH e polos como Divinópolis, Pará de Minas, Sete Lagoas e Ouro Preto, a retomada dos trens oferece benefícios como:
– Redução de emissões de gases de efeito estufa;
– Descentralização econômica e melhoria na qualidade de vida;
– Incremento do turismo e maior mobilidade para milhões de pessoas.
O movimento reforça que a retomada do transporte ferroviário de passageiros está prevista no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da RMBH, que aguarda aprovação há mais de 10 anos.
“A volta dos trens de passageiros na RMBH é um passo fundamental para uma mobilidade mais justa, sustentável e eficiente em Minas Gerais. Precisamos de um transporte público que atenda às pessoas e não apenas às mercadorias”, afirma [porta-voz do movimento].
O movimento lançou um manifesto online e abaixo assinado físico que está sendo assinado nas cidades da RMBH e busca pressionar as autoridades para que as decisões sobre o futuro das ferrovias sejam amplamente debatidas e priorizem o interesse público.
– Link/Manifesto: PelaVoltadoTremdePassageiros
- Fonte: Cristina M. Oliveira
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