Missão da ONU inspeciona andamento dos preparativos para a COP30 em Belém

Belém iniciou nesta segunda-feira (20) uma série de reuniões e visitas técnicas com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) que vieram conhecer os preparativos para a COP30.

Os especialistas internacionais estão sendo acompanhados por técnicos dos governos do Brasil, do estado e municipal. O roteiro inclui conhecer a infraestrutura hoteleira e discutir os planos de logística de transporte, segurança pública e saúde para o evento global.

A Secretaria das Nações Unidas para a Mudança do Clima (UNFCCC, da sigla em inglês) é responsável pelas negociações para a realização das Conferências.

No encontro desta segunda-feira (20), a secretária-executiva adjunta, Noura Hamladji, destacou que o evento é um grande desafio político e diplomático, visto que é necessário o consenso entre mais de 100 países para enfrentar a crise climática.

  • Passageiro morre ao cair de escada de avião durante desembarque

  • Quem é o vereador morto a tiros na porta de casa em Magé (RJ)

  • Cantor sertanejo é preso por agredir namorada em Goiás

 

“Essa visita técnica tem o objetivo de apoiar o governo federal do Brasil. Não somos uma missão de avaliação, somos uma missão que tem um objetivo bem claro: tornar a COP em Belém um sucesso. Estamos muito positivamente impressionados com as apresentações que vimos e com a preparação antecipada do Brasil”, declarou Hamladji na reunião de abertura dos trabalhos.

A programação, que segue ao longo desta semana, contou também com a participação do secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, que apresentou os investimentos que o Governo Federal vem inserindo na capital paraense.

“Estamos trabalhando incessantemente para entregar uma COP que tenha todas as condições de garantir o sucesso das negociações globais sobre o clima e que todos saiam do Brasil com uma excelente impressão do nosso país, para que o turismo fortalecido seja um grande legado da COP30 para o país”.

A vice-governadora do Pará e presidente do Comitê Estadual da COP30, Hana Ghassan, pontuou o desejo de, junto com o Governo Federal e a UNFCCC, fazer de Belém “a melhor sede de todas as COPs”.

Além da representante do estado, o Prefeito de Belém, Igor Normando, reconheceu os desafios da cidade para realizar o evento. Para o chefe do executivo municipal, a COP na Amazônia é a oportunidade para enfrentar preconceitos contra a região Norte brasileira.

“Nós temos a certeza de que vamos conseguir superar qualquer desafio que venha a surgir com criatividade e que a população de Belém, que é sem dúvida nosso maior patrimônio, receberá todos com muito calor humano e com a certeza de que a COP30 será extraordinária. Estamos preparados”, disse.

COP30 na Amazônia

Belém vai receber a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP30) nos dias 10 a 20 de novembro.
Antes do grande evento, a capital já vem se preparando com obras de infraestrutura, como novas vias, a partir do investimento federal de R$ 4,7 bilhões de reais.

Entre outras ações em andamento, estão a melhoria do setor de turismo da cidade e a preparação para hospedar mais de 50 mil pessoas esperadas para o evento.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Missão da ONU inspeciona andamento dos preparativos para a COP30 em Belém no site CNN Brasil.

Postagens relacionadas

Justiça do RS autoriza Nego Di a mudar de estado

Em uma semana, 99 afirma ter feito 200 mil viagens de mototáxi em SP

Chuva forma piscina natural entre dunas de praia em Florianópolis; veja