Catadores de uma cooperativa de reciclagem encontraram nesta segunda-feira (25) uma granada de bocal –um tipo de munição utilizada em morteiros, armas de fogo projetadas para lançar explosivos.
O artefato foi localizado na Cidade Estrutural, a cerca de 15 km do centro de Brasília. A Polícia Militar do Distrito Federal foi acionada para isolar o local e evacuar as pessoas.
Após isso, os militares iniciaram a operação Petardo –procedimento padrão para ocorrências envolvendo suspeitas de artefatos explosivos.
Leia mais
-
Após assassinar colega de trabalho, homem mata ex-mulher na frente da filha em SC
-
Homem mata idoso por causa de dívida de R$ 70 e tenta jogar corpo em rio em SC
-
Caso Peretto: antes de ser morto, vítima perguntou a irmã se ela sabia de traição
Os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) iniciaram a análise da munição de morteiro utilizando imagens de raio-x. Depois da avaliação, um militar equipado com traje antibombas transportou o artefato para uma área segura, onde foi realizada uma explosão controlada.
Não foi a primeira vez que artefatos explosivos são encontrados em meio a locais destinados a descarte de lixos. Em setembro, um morteiro foi encontrado em um aterro sanitário do Distrito Federal.
O artefato foi encontrado por um homem, que acionou a Polícia Militar. Após a análise dos policiais do Bope, foi constatado que o explosivo não estava ativo e que o modelo do morteiro encontrado é usado para treinamento pelas forças armadas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Munição de morteiro é encontrada por catadores de material reciclável no site CNN Brasil.