Betim comemora primeiros nascimentos de 2026 nas redes públicas e privadas de saúde
Betim iniciou 2026 com dois acontecimentos marcantes na área da saúde: os primeiros nascimentos do ano, registrados na manhã desta quinta-feira, 1º de janeiro, em unidades das redes particulares e públicas do município. As chegadas de Celina e Guilherme marcaram não apenas o calendário, mas também a vida de duas famílias betinenses e das equipes que trabalharam durante a virada do ano.
Primeiro bebê de 2026 na rede particular: Celina
Na rede privada, o primeiro nascimento do ano aconteceu no Hospital Unimed – Unidade Betim. Às 10h09, veio ao mundo Celina Ferreira Silva, pesando 3.420 quilos e medindo 47 centímetros.

A mãe, Daniely Fabiana Ferreira, contou que viveu o parto logo no primeiro dia do ano deu um sentido especial à chegada da filha. A família aguardava o nascimento para o dia 3 de janeiro, mas a antecipação foi recebida com entusiasmo.
“Começar o ano com o nascimento da Celina é um presente. A gente se preparava para outro dia, mas Deus quis assim, e foi emocionante”, relatou Daniely, ainda na maternidade, cercada pela equipe que acompanhou o parto.
Profissionais da unidade destacam que a rotina na virada do ano é de atenção redobrada, já que muitas partes acabam coincidindo com o período de festas. Mesmo assim, reforçaram que a estrutura segue funcionando normalmente, com equipes de plantão em todos os setores.
Primeiro nascimento no SUS em Betim: Guilherme
Na rede pública, o primeiro registro de nascimento de 2026 ocorreu no Centro Materno-Infantil de Betim, referência no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. O bebê Guilherme foi o primeiro betinense do ano a ser registrado na rede pública de saúde.
O prefeito Heron Guimarães usou as redes sociais para destacar o nascimento e parabenizar a mãe, Gabriela. Também fez questão de consideração o trabalho das equipes de obstetrícia, pediatria, enfermagem e técnicos que se concentram em atividade durante toda a virada do ano para garantir assistência às gestantes e recém-nascidos.
“Cada nascimento é um símbolo de esperança, ainda mais quando marca o início de um novo ano. Nossos agradecimentos às equipes que, enquanto muitos comemoravam, estavam nos hospitais cuidando das famílias betinenses”, escreveu o prefeito.
Símbolo de renovação para 2026
As histórias de Celina e Guilherme ajudam a traduzir o clima de renovação que costuma acompanhar o início de um novo ano. Para as famílias, a data passa a ter um significado duplo: momento de celebração pelo ano que começa e de comemoração pelo aniversário dos filhos.
Para os profissionais de saúde, os primeiros nascimentos de 2026 representam também o compromisso renovador com o cuidado à população. Nas maternidades do município, o clima foi de emoção, mas também de responsabilidade, em um trabalho que não para, independentemente de feriados ou comemorações.
Com a chegada dos dois bebês, Betim abre 2026 celebrando a vida e reforçando a importância das redes públicas e privadas de saúde no acolhimento às gestantes e às novas gerações que nascem ao nascer na cidade.
————-
Matéria: Gilberto Cruz
Fonte: Unimed/Betim
