Nissan revela o Kait, novo SUV que concorre com Volkswagen Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse

Nissan revela o Kait, novo SUV que concorre com Volkswagen Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse

Nesse segmento, um dos mais disputados do mercado, estão o Volkswagen Tera — lançado neste ano e já entre os SUVs mais vendidos do país nos últimos meses —, além de modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt. O Kait também cumpre outra missão: encerrar a confusão criada quando o Kicks passou a representar dois veículos diferentes com o mesmo nome. Em junho, a Nissan reformulou totalmente o Kicks, ampliando o tamanho e posicionando o modelo para disputar espaço com SUVs maiores. (relembre abaixo) Nissan Kait — Foto: André Fogaça/g1 Projeto global feito em Resende (RJ) O Kait é um lançamento tão relevante para o país que sua apresentação mundial aconteceu no Brasil. Apenas o nome havia sido antecipado no Japan Mobility Show 2025, evento de destaque no mercado japonês e um dos principais salões do automóvel do mundo. E mais: o Kait será produzido no Complexo Industrial de Resende, no Rio de Janeiro. Além de atender ao mercado brasileiro, a unidade também será responsável por exportar o novo SUV para mais de 20 países da América Latina. A ampliação da linha de produção no Rio é resultado de um investimento de R$ 2,8 bilhões feito pela marca no país. Segundo a Nissan, o aporte também modernizou equipamentos, aprimorou processos, criou novos postos de trabalho e viabilizou o lançamento da versão atualizada do Kicks. “Estamos muito entusiasmados para o início da produção do novo Nissan Kait em nosso Complexo Industrial de Resende, no Brasil. Este projeto representa uma clara demonstração do nosso compromisso com a América Latina. É um novo SUV pensado para a região, feito por mãos latino-americanas e que ganhará o mundo”, apontou Guy Rodriguez, presidente da Nissan América Latina. Ainda com poucos detalhes técnicos divulgados, já se sabe que o Nissan Kait compartilha algumas características do Kicks Play, especialmente no tamanho. O comprimento de 4,30 metros é praticamente idêntico ao do Kicks Play (4,31 m). A distância entre-eixos é a mesma, com 2,62 metros, e os porta-malas também são iguais, com 432 litros. * Essa reportagem está em atualização. Kicks Play e Kicks são diferentes em tudo Em junho, a Nissan reformulou praticamente todo o projeto do Kicks. De um SUV voltado à economia, o modelo passou a disputar espaço em um segmento já ocupado por nomes de peso, como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V. Mesmo com o Kicks avançando para uma prateleira superior, tanto em preço quanto em especificações, a versão de entrada — chamada Kicks Play — permaneceu no catálogo sem incorporar nenhuma dessas atualizações, nem mesmo no visual. Nissan Kicks (esq.) e Kicks Play (dir.) compartilham o nome, mas são totalmente diferentes — Foto 1: Nissan Kicks — Foto 2: Nissan Kicks Play O resultado foi a manutenção quase idêntica do nome, mas com dois produtos completamente distintos. Por fora, o novo Kicks recebeu mudanças significativas e tem um visual que guarda poucas semelhanças com a geração anterior. A grade frontal agora se estende por toda a largura do veículo, eliminando os elementos cromados da versão anterior;O design é mais reto, transmitindo uma aparência moderna, semelhante à do Hyundai Creta;Os novos faróis, mais estreitos, reforçam o estilo futurista;As luzes diurnas (DRL) foram redesenhadas e seguem o padrão horizontal da grade. O antigo motor 1.6 aspirado de 114 cv foi substituído por um novo 1.0 turbo, alinhado à tendência dos concorrentes, e que entrega 125 cv. O torque também aumentou, passando de 15,5 kgfm para 22,43 kgfm. Além de colocá-lo em linha com os concorrentes, houve ganho de 9,6% em potência e de 44,7% em torque, além da possibilidade de reduzir o consumo de combustível. Já o Nissan Kicks Play mantém o visual utilizado pelo modelo desde 2021, além do motor 1.6 aspirado que entrega 113 cv, 15,2 kgfm de torque e atua com câmbio automático do tipo CVT — uma ficha técnica bem inferior à do Kicks sem ser Play. Veja abaixo o teste do g1 com o Novo Kicks. Novo Nissan Kicks: saiba o que há de bom e ruim no lançamento Nissan mostra X-Trail, seu primeiro híbrido no Brasil Durante a apresentação do Nissan Kait, a marca também apresentou os primeiros detalhes do X-Trail. Trata-se de um SUV eletrificado. O primeiro modelo híbrido da marca no Brasil, que no mercado internacional é comercializado em conjunto de híbrido leve.

Postagens relacionadas

Gilmar decide que só PGR pode pedir impeachment de ministro do STF

PF faz operação contra serviços ilegais de ataques de negação

Senado: substitutivo do Antifacção prevê R$ 30 bi por ano contra crime