Onda de calor sufocante dá trégua com previsão de chuvas na Região Sudeste

Onda de calor sufocante dá trégua com previsão de chuvas na Região Sudeste

A terceira onda de calor deve perder força a partir deste sábado (22) em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O enfraquecimento do sistema de alta pressão e previsão de chuvas esporádicas na Região Sudeste. Com a facilitação na formação de nuvens e chuvas, o sistema de alta pressão, responsável pela onda de calor, começará a perder força. As informações são da Climatempo.

A região Sudeste do Brasil, que enfrenta uma intensa onda de calor, deve ter um alívio nos próximos dias. O sistema de alta pressão atmosférica, responsável pelas altas temperaturas, começará a enfraquecer no fim de semana. A previsão é de chuvas esporádicas e aumento da nebulosidade, mas as temperaturas ainda permanecerão elevadas.

Leia Mais

  • Carnaval em SP terá borrifadores de água, cão robô e 20 drones

  • Onda de calor extremo deve durar até o início da próxima semana; entenda

  • Calor de 71ºC nos trilhos faz trem tombar no Rio de Janeiro

A mudança climática, contudo, não significa chuvas generalizadas e diárias em toda a região. As pancadas de chuva serão irregulares, com maior probabilidade em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A distribuição da chuva não será uniforme, e algumas áreas podem não ser atingidas.

“É como se você destampasse uma panela que tá fervendo e aí o caldo pode extravasar. Então, nós vamos começar a ter algumas pancadas de chuva, talvez em Minas Gerais, no Rio, no Espírito Santo também, mas isso não significa que vai chover em todos os lugares e nem que vai chover todos os dias”, explica Josélia Pegorim.

No Rio de Janeiro e norte de Minas Gerais, as pancadas de chuva serão mais esporádicas. Já o Espírito Santo terá maior chance de precipitação devido à entrada de umidade vinda do mar. A expectativa é de diminuição das temperaturas, mas sem a chegada de “ar fresco”. Os termômetros não devem atingir os 40°C registrados recentemente.

Não há previsão de frente fria na costa do Sudeste nos próximos dias, o que significa que não haverá entrada de ar polar. A diminuição do calor ocorrerá devido ao aumento da nebulosidade e às pancadas de chuva.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Onda de calor sufocante dá trégua com previsão de chuvas na Região Sudeste no site CNN Brasil.

Postagens relacionadas

Avião da GOL colide com pássaros e retorna a Aeroporto de Brasília

Incêndio atinge garagem de ônibus escolares na Grande São Paulo

Polícia investiga a morte de 10 gatos por envenenamento em ONG em MG