Estamos no Outono e a estação, que tem clima mais seco, pede por cuidados especiais quando o assunto é manter a pele saudável.
Para falar sobre o assunto conversei com a dermatologista Thaís de Paula Amorim Mesquita. Segundo ela, a baixa umidade do ar e as temperaturas mais frias deixam a pele ressecada.
Para manter a pele saudável neste período, a especialista aconselha ingerir pelo menos dois litros de água por dia, usar um umidificador de ar (se o tempo estiver seco) e evitar banhos quentes e demorados. “Também é importante não usar buchas, pois removem a camada de proteção da pele e não tomar banho com sabonetes antissépticos”, disse.
Thaís Mesquita garantiu que o segredo para passar bem pelo Outono é se hidratar. “Se você ainda não usa hidratantes, é bom criar o hábito. O melhor horário para usá-lo é logo após o banho. Seque delicadamente a pele e aplique o hidratante com a pele ainda úmida, pois aumenta a absorção do produto. Pele seca pode ser causa de prurido corporal e lesões de eczema”, afirmou.
Para escolher um bom hidratante facial, a dermatologista deu algumas dicas. “Alguns hidratantes são acrescidos de antioxidantes como a vitamina C, que previne o envelhecimento precoce ou o ácido hialurônico que tem alto poder de hidratação. Até as peles oleosas precisam estar hidratadas com produtos específicos que não gerem acne. Existem opções que ajudam a controlar a oleosidade e têm substâncias clareadoras e anti-inflamatórias”, ressaltou.
Além da hidratação, Thaís Mesquita acrescentou ser importante não abandonar o filtro solar. “A radiação solar está presente o ano todo, mesmo com as temperaturas mais amenas”, disse.
O outono e inverno, de acordo com a especialista, são épocas ideais para fazer procedimentos como peelings e lasers. “A temperatura mais baixa reduz o edema pós laser, e o paciente se expõe menos ao sol, reduzindo o risco de escurecimento da pele”, concluiu.