Peruano é o primeiro infectado por febre amarela no Tocantins em 2025

Um peruano de 36 anos, que trabalhava em uma mina no município de Monte do Carmo, no Tocantins, foi o primeiro caso do estado de febre amarela em humanos neste ano, segundo a Secretária de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO).

A suspeita é que a infecção tenha ocorrido na mineradora em que o homem trabalhava. O lugar é próximo a uma área de mata. A localização exata da infecção ainda é investigada.

Na próxima semana, a Diretoria de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses da SES-TO fará visita técnica em Monte do Carmo, para realizar a investigação do caso no local.

Leia Mais

  • Febre amarela: o que é, sintomas e como funciona a vacina

  • Vacinas: governo quer diversificar fornecedores e sistema para monitorar estoques

  • Saúde emite alerta para aumento de transmissão de febre amarela

O caso é investigado pelo Ministério da Saúde em conjunto com a SES-TO. O paciente foi internado em um hospital do Distrito Federal, segundo o Ministério da Saúde.

Segundo a gerente de Vigilância das Arbovisores, Christiane Bueno Hundertmarck, o Ministério da Saúde junto com a SES-TO, vai realizar uma busca ativa de pessoas não imunizadas e divulgar informações para a população sobre a doença.

Vacinação contra febre amarela

A vacinação é a principal ferramenta de prevenção contra a febre amarela. O imunizante faz parte do calendário básico de vacinação para crianças de 9 meses a menores de 5 anos, com uma dose de reforço aos 4 anos de idade, além de dose única para a população de 5 a 59 anos que ainda não foi vacinada, de acordo com a pasta.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Peruano é o primeiro infectado por febre amarela no Tocantins em 2025 no site CNN Brasil.

Postagens relacionadas

Após 150 dias sem denúncia, Justiça libera acusado por homicídio quilombola

Explosão em shopping no RJ: suspeita de atear fogo em loja é presa

Após onda de calor, Rio Grande do Sul tem alerta para chuvas fortes