Um grupo de pesquisadores encontrou um Jabuti-Açu, de cerca de 30 quilos, durante uma caminhada na floresta do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá.
O animal foi encontrado durante uma expedição científica no parque, segundo o pesquisador Diego Armando, do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Na expedição, os pesquisadores tinham como objetivo investigar como as maiores árvores tropicais resistem à seca e qual o papel delas no equilíbrio das florestas tropicais no parque citado.
Leia Mais
-
Suspeito de cobrar dívidas de agiotagem é preso na Bahia
-
Temporal atinge cidade mineira e deixa famílias desalojadas e interdita escolas
-
Espírito Santo tem aumento de casos de arboviroses
No quinto dia da expedição, que aconteceu entre 14 e 24 de novembro, eles realizavam o inventário florestal das árvores gigantes no momento que viram o jabuti. O animal andava pelas áreas úmidas da floresta, próxima às trilhas de monitoramento da biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio).
O momento foi de muita alegria para toda equipe que estava no local, comenta Diego à CNN. De acordo com ele, os pesquisadores atuam há mais de 15 anos nas florestas e nunca haviam tido essa descoberta, que mostra a rica biodiversidade do local.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Pesquisadores encontram jabuti de 30 kg em parque no Amapá no site CNN Brasil.