→ O grupo executivo criado no âmbito do projeto da “Rodovia do Minério” apresentou ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) uma proposta com faixas exclusivas, obras e reforço no sistema ferroviário para viabilizar a retirada de caminhões das BRs 040 e 356. A EPR Via Mineira, responsável pela concessão da BR-040, foi incluída no grupo e apresentará uma proposta para a rodovia até o dia 13 de dezembro.
A reunião foi promovida pelo Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor) do MPMG, em parceria com a Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPrac) da Advocacia-Geral do Estado (AGE). O relatório conclusivo elaborado pelo grupo foi aprovado pelos participantes.
A EPR Via Mineira se comprometeu a apresentar uma proposta de trabalho conjunto para segurança e melhoria do tráfego da BR-040, com segurança, desenvolvimento, sustentabilidade e parcerias produtivas, com as respectivas estratégias, táticas e ações. Deverá ter, inclusive, uma proposta para a possibilidade de faixa exclusiva para veículos pesados, focada no trânsito de caminhões de minério, o grande gargalo da região.
Um dos pilares fundamentais apontados no encontro foi a otimização do transporte por ferrovias, por meio de uma nova dinâmica de terminais ferroviários. Foram debatidas as possibilidades de remanejamento das cargas para terminais mais próximos; ampliação da capacidade dos terminais; e a criação de terminais na região.
No encontro também ficou decidido uma priorização para análise técnica dos estudos sobre a construção de uma passagem subterrânea, situada na altura do quilômetro (km) 575 da BR-040, para acesso à rodovia ITA-130, conforme um projeto da Herculano Mineração.
O grupo executivo é presidido e coordenado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), por meio do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), que integraram a reunião no MPMG.
Também estiveram presentes representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Nacional de Mineração (ANM).
A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig), Associação dos Municípios do Alto Paraopeba (Amalpa), as prefeituras de Ouro Branco, Congonhas e Itabirito, todas da Região Central do Estado, a EPR Via Mineira e mineradoras da região também participaram.
Minério é quase metade da carga transportada na BR-040 em Congonhas
As pesquisas do grupo executivo indicaram que a BR-356 possui um Volume Médio Diário (VMD) de quase 17 mil veículos. A parte que corta a cidade de Ouro Branco, na região Central, é o principal ponto gerador de tráfego de veículos pesados da rodovia, responsável por 32,5% das viagens de caminhões que trafegam pela estrada.
O trecho Itabirito, na mesma região, vem em seguida como o segundo maior ponto gerador de tráfego de caminhões na BR-356, com 23% do total de viagens de veículos pesados da rodovia. Além disso, 34% dos veículos de carga – aproximadamente 1,3 mil/dia – que passam pela BR-356 são destinados ao transporte de minério de ferro.
Já a BR-040 possui um VMD de quase 27 mil veículos. A parte que corta a cidade de Congonhas, ainda na região Central, é o principal ponto gerador de tráfego de veículos pesados da rodovia, responsável por 30,7% das viagens de caminhões na BR-040. Aproximadamente 5,4 mil veículos/dia, ou o equivalente a 47% dos veículos de carga, que passam pelo posto da Polícia Rodoviária Federal PRF na BR-040 em Congonhas, transporta minério de ferro.
A pesquisa do grupo executivo também mostrou que a maioria (51%) dos veículos pesados das duas rodovias faz o deslocamento diariamente. Outros 42% fazem semanalmente.
Crédito: Diário do Comércio/ Mara Bianchetti
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