Um Esforço Conjunto no Combate ao Aedes Aegypti
A Prefeitura de Betim tem intensificado suas ações para combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, chikungunya e zika. A partir da próxima quinta-feira (20), a administração municipal dará início a uma série de mutirões em bairros que apresentam os maiores índices de infestação, com o objetivo de eliminar criadouros e conscientizar a população sobre a importância da prevenção.
Ações nos Bairros Guanabara e Presidente Kennedy
Os primeiros mutirões ocorrerão nos bairros Guanabara e Presidente Kennedy, que apresentaram os piores índices de infestação, conforme o último levantamento do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti). Neste esforço, cerca de 30 agentes de combate a endemias e cinco técnicos do Centro de Controle de Zoonoses estarão mobilizados para orientar os residentes e buscar possíveis focos do mosquito. Além disso, a equipe de limpeza urbana da EcoS estará presente para recolher materiais inservíveis, ajudando a prevenir a proliferação do inseto.
Importância da Conscientização e Mobilização Popular
A secretária adjunta de Assistência da Saúde, Valéria Infantini, destaca que, apesar dos esforços da prefeitura, a colaboração da população é fundamental. Mais de 90% dos focos do mosquito estão em locais como recipientes com água parada dentro das casas. Reservar alguns minutos da semana para inspecionar residências pode ser decisivo para evitar a propagação de epidemias futuras. A tecnologia também será utilizada, com drones mapeando áreas críticas para uma intervenção eficaz.
________________________________________________________
Matéria: Gilberto Cruz
Fonte: Superintendência de Imprensa
Secretaria Municipal de Comunicação | SECOM
Matéria disponível em:
https://tvbetim.com.br
https://instagram.com/jornaldeminasoficial
https://youtube.com/@tvbetimoficial
https://tiktok.com/@tvbetimoficial
→ Tv Betim & Jornal de Minas – Juntos, por você, por Minas e pelo Brasil.
– BETIM, CIDADE DO FUTURO