Lar Todas Noticias Prefeituras do Sul de Minas suspendem vacinação da Covid-19 por falta de doses do imunizante

Prefeituras do Sul de Minas suspendem vacinação da Covid-19 por falta de doses do imunizante

por
0 comentário


Última vez que a Superintendência Regional de Saúde de Varginha recebeu as vacinas foi há cerca de um mês. Prefeituras do Sul de Minas suspendem vacinação da Covid-19 por falta de doses
Algumas prefeituras do Sul de Minas suspenderam a vacinação da Covid-19 em adultos. O motivo é que as doses do imunizante acabaram e o Ministério da Saúde não enviou novas remessas.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A última vez que a Superintendência Regional de Saúde de Varginha (MG) recebeu vacinas contra a Covid foi há cerca de um mês, no dia 20 de março. A remessa tinha 7.293 doses de Pfizer pediátrica e 4.478 doses de Pfizer bivalente para serem distribuídas entre as 50 cidades da macrorregião de saúde.
“Tem uma semana que as doses se esgotaram nos nossos estoques, nos últimos dias nós tivemos uma demanda maior nesse último mês, até então por conta da campanha de influenza, que os públicos prioritários são parecidos, quase os mesmos públicos, então com isso teve uma procura maior e as doses vieram a esgotar. É aguardar, no início de maio fazer contato nas salas de vacinas, nas unidades de saúde, para ter informações quanto à doses”, disse a coordenadora de imunização, Luana Alves.
Prefeituras do Sul de Minas suspendem vacinação da Covid-19 por falta de doses do imunizante
Reprodução EPTV
Um atraso no processo de compra de vacinas contra a Covid pelo governo federal levou ao adiamento do início da campanha de imunização deste ano e gera desabastecimento, não só em Minas Gerais, como em outros estados do país, segundo o Ministério da Saúde.
O problema, de acordo com o próprio ministério, foi um impasse entre as farmacêuticas Pfizer e Moderna, que brigavam na Justiça por desacordos relacionados ao pregão de compra.
De acordo com o secretário de Saúde de Varginha, o Ministério da Saúde promete enviar mais doses e a falta de vacinas neste momento não vai comprometer o alcance da imunização.
Prefeituras do Sul de Minas suspendem vacinação da Covid-19 por falta de doses do imunizante
Reprodução EPTV
“A vacina Covid baby e a infantil não estão em falta, somente a bivalente que está em falta, mas em maio já deve estar regularizada toda essa situação. Será destinado aos grupos prioritários em um primeiro momento, lembrando que o inverno começa agora, nos próximos meses e é importante a pessoa se vacinar e manter seu calendário vacinal atualizado”, disse o secretário de Saúde de Varginha, Adrian Nogueira.
As prefeituras de Pouso Alegre e Passos também informaram que também estão sem doses da vacina. Já a Prefeitura de Poços de Caldas disse que tem ainda em estoque, mas apenas para as crianças. Assim como Varginha, as três cidades esperam uma reposição das doses no mês que vem.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

você pode gostar