Betim comemora uma importante conquista na segurança pública: o município registrou, entre janeiro e agosto de 2025, o menor número de crimes violentos dos últimos 14 anos. De acordo com análise gráfica baseada em dados oficiais, foram contabilizados apenas 559 registros de crimes violentos – delitos como estupro, extorsão, roubo e sequestro – no período, uma redução significativa de 25,9% em relação a 2024 e de 20,1% comparado a 2023. Os dados analisados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O dado mais expressivo revela uma queda de 89,4% na violência em comparação com o ano de 2016, quando o município enfrentava seu pior cenário, com 5.365 ocorrências registradas até agosto.
Além da redução anual, os dados mês a mês também reforçam a tendência de queda. O destaque vai para maio de 2025, que teve apenas 51 registros, sendo considerado o mês com menor número de crimes violentos dentre todos os 164 meses analisados desde 2012.
Essa redução expressiva é resultado do trabalho conjunto entre a Prefeitura, as forças de segurança e a comunidade, com investimentos em tecnologia, inteligência policial, iluminação pública, projetos sociais e ações integradas de prevenção à violência.
“Esses números representam muito mais do que uma estatística. Eles mostram que Betim está no caminho certo ao investir em políticas públicas de prevenção, integração entre forças de segurança e aproximação com a comunidade. A redução histórica dos crimes violentos é fruto de um trabalho incansável e coletivo, que envolve a Guarda Municipal, as polícias, as secretarias municipais e, sobretudo, a participação da população. Seguiremos firmes nesse propósito: tornar Betim cada vez mais segura, protegendo vidas e garantindo o direito de todos viverem em paz”, destaca o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Reis.
——————————————-
Fonte: Superintendência de Imprensa
Secretaria Municipal de Comunicação | SECOM

