Lar Cidades Sejusp investiga dois casos suspeitos de tuberculose no presídio de Pouso Alegre, MG

Sejusp investiga dois casos suspeitos de tuberculose no presídio de Pouso Alegre, MG

por
0 comentário
sejusp-investiga-dois-casos-suspeitos-de-tuberculose-no-presidio-de-pouso-alegre,-mg


No ano passado, foram 34 notificações da doença registradas nas 5 maiores cidades do Sul de Minas. Veja dados da região e entenda a doença. Sejusp investiga dois casos suspeitos de tuberculose no presídio de Pouso Alegre, MG
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) investiga dois possíveis casos de tuberculose no Presídio de Pouso Alegre. Os detentos apresentaram sintomas suspeitos da doença neste mês. Em abril, três registros foram confirmados.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Em nota, a Sejusp informou que os dois foram encaminhados para a realização de testes. Os sintomas suspeitos apareceram neste mês de maio. Conforme a secretaria, os resultados dos exames devem sair até o fim desta semana.
Sejusp investiga dois casos suspeitos de tuberculose no presídio de Pouso Alegre, MG
Reprodução/EPTV
No mês de abril, três detentos testaram positivo para a doença. Segundo a Sejusp, assim que o diagnóstico foi confirmado, os presos foram isolados e receberam tratamento conforme o protocolo de saúde. A Sejusp informou que eles estão no final do tratamento e recebem medicação.
Já os outros detentos que dividem cela com os presos contaminados também passaram por exames, porém não atestaram a doença.
Casos no Sul de Minas
Em 2023, segundo o Painel Epidemiológico Tuberculose, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), foram registradas 34 notificações de casos de tuberculose nas cinco cidades mais populosas do Sul de Minas.
Pouso Alegre: 4 notificações (3 homens e 1 mulher)
Poços de Caldas: 4 notificações (4 homens)
Varginha: 4 notificações (3 homens e 1 mulher)
Passos: 15 notificações (6 homens e 9 mulheres)
Lavras: 7 notificações (6 homens e 1 mulher)
Total: 34 notificações
O que é a tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Segundo o Ministério da Saúde, a doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.
O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse. Essa tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro).
Ilustração mostra a infecção da tuberculose, com nódulo sólido localizado na parte superior do pulmão
Kateryna Kon/Science Photo Libra/KKO/Science Photo Library/AFP/Arquivo
Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. Isso porque, no mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem pela doença, responsável por mais de um milhão de óbitos anuais.
No Brasil são notificados aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 5,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

você pode gostar

Deixe um comentário