
O gerente de vendas Emanuel Gazola flagrou jacaré em um banco de areia, no Balneário da Amizade, entre Álvares Machado (SP) e Presidente Prudente (SP)
Emanuel Gazola
A aparição de um jacaré no Balneário da Amizade deixou o gerente de vendas Emanuel Gazola, de 38 anos, impressionado. Ele estava no local a passeio com dois amigos e conseguiu flagrar o animal “descansando” em um banco de areia, na divisa entre Álvares Machado (SP) e Presidente Prudente (SP), na região oeste do Estado de São Paulo.
Em conversa com o g1, na tarde desta quinta-feira (29), Gazola contou sobre o momento em que encontrou o jacaré, enquanto andava de lancha pelo lago, e qual foi a sua reação.
“A foto foi tirada no meio da represa, em um banco de areia, lá onde fica a nascente do balneário, já perto da Estrada da Amizade. Não fiquei assustado, porém, fiquei impressionado com o tamanho do animal. Já vi vários outros jacarés em represas e rios, mas não deste tamanho”, disse.
De acordo com Gazola, o animal, visto nesta quarta-feira (28), aparentava ter 2,5 metros de comprimento e, além dele, também havia outro, que não foi fotografado. Questionado se já havia visto jacarés pelo Balneário da Amizade, Emanuel disse que esta foi a “primeira vez”.
Jacaré-do-papo-amarelo foi flagrado no Balneário da Amizade, entre Álvares Machado (SP) e Presidente Prudente (SP)
Emanuel Gazola
Apesar disso, o biólogo e professor André Gonçalves Vieira, em entrevista à reportagem do g1, explicou que o “achado do animal na represa não é novidade”.
“Pela imagem, este animal apresenta ter mais de 1,8 metro. O achado do animal na represa não é novidade, pois ela é conectada por outros corpos hídricos, sendo um deles o Rio Santo Anastácio, que deságua no Rio Paraná. É um corredor natural para esses animais. Devemos ter ciência de que esse animal faz parte do topo da cadeia alimentar e possui poucos predadores naturais. Os acidentes entre as pessoas e jacarés não são muito comuns e podem ocorrer, em alguns casos, como defesa própria, defesa de filhotes e defesa de alimentos”, argumentou Vieira.
O biólogo ainda citou que a lei federal 9.605/98, em seu artigo 29, aborda que é crime contra a fauna “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”.
‘Comum na região’
O biólogo Luiz Waldemar de Oliveira informou ao g1 que o animal fotografado se trata de um jacaré-do-papo-amarelo (Caiman crocodilus) e que a espécie é comum na região.
“Estes avistamentos são significativos, indicam uma recuperação da população desta espécie na nossa região. Geralmente os indivíduos se deslocam para novos hábitats, dispersão, para estabelecer novas populações”, mencionou o biólogo.
Jacaré-do-papo-amarelo foi flagrado no Balneário da Amizade, entre Álvares Machado (SP) e Presidente Prudente (SP)
Emanuel Gazola
Riscos
De acordo com Oliveira, o risco de um ataque “sempre existe quando o animal sente-se ameaçado”.
“Qualquer tipo de aproximação ou investida de um humano mais curioso ou maldoso acarretará numa reação de defesa do animal. O correto é não se aproximar do animal, literalmente ignorá-lo. O jacaré está ali como predador e é inofensivo quando não é incomodado”, reforçou ao g1.
Ainda conforme o biólogo, o balneário fornece ao jacaré um “excelente hábitat para se alimentar e procriar”.
Sobre a espécie
O jacaré-do-papo-amarelo pode atingir 3 metros de comprimento. Mas esse tamanho é raro. Normalmente mede de 1,5 a 2 metros. É um animal esverdeado, quase pardacento, com o ventre amarelado e o focinho pouco largo e achatado. O focinho dele é menor do que o das outras espécies. E atrás da cabeça ele ainda tem escamas em fileiras cervicais.
A fêmea permanece perto do ninho para evitar ataques de predadores, como o lagarto teiú, o quati e o mão-pelada. Quando os ovos estão para eclodir, os filhotes vocalizam chamando a mãe, que desmancha o ninho usando os membros anteriores e posteriores e o focinho. A fêmea carrega cada um na boca até a água, cuidadosamente.
O macho cuida dos recém-nascidos que já estão na água e os pais permanecem perto dos filhotes, protegendo-os contra os predadores, em especial garças e outras aves grandes.
Esse animal exibe traços herdados dos antepassados. É um réptil contemporâneo dos grandes dinossauros que habitavam a Terra há milhões de anos e que conseguiu sobreviver às grandes transformações do planeta.
Jacaré-do-papo-amarelo foi flagrado no Balneário da Amizade, entre Álvares Machado (SP) e Presidente Prudente (SP)
Emanuel Gazola
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Vídeo mostra teju comendo filhote de tartaruga em praia de Fernando de Noronha

Vídeo mostra teju comendo filhote de tartaruga em praia de Fernando de Noronha
Um teju foi filmado enquanto comia um filhote de tartaruga na Praia do Leão, em Fernando de Noronha (veja vídeo acima). As imagens foram gravadas pelo pesquisador Arthur Thomazi Moreira em armadilhas fotográficas instaladas pelo Centro Tamar e Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) para monitorar ninhos de tartarugas.
📲 Compartilhe no WhatsApp
Para fazer esse registro, foram utilizadas câmaras chamadas de trap, que também fotografam e filmam de forma automática. Nesta temporada, os equipamentos foram instalados nas praias do Parque Nacional Marinho em abril.
Registro mostra teju predando filhote de tartaruga
Arthur Thomazi Moreira/Divulgação
Segundo o oceanógrafo Tunan Tomé, que atua como voluntário nas duas instituições, interações dos tejus com os ninhos de tartarugas são registradas diariamente. Em três vezes, foi possível comprovar que o teju se alimenta dos filhotes.
“Nós armamos a câmera, geralmente no final da tarde, e existe um sensor. Com o movimento, o equipamento dispara e faz o registro, inclusive no período noturno. No dia seguinte, nós avaliamos o material capturado”, explicou Tomé.
A tartaruga-verde, que tem nome científico Chelonia mydas, é a única espécie que se reproduz em Fernando de Noronha. O pesquisador explicou por que a predação não é constante.
“O teju ainda não consegue cavar o buraco inteiro e chegar na profundidade dos filhotes. O teju é oportunista, espera as tartarugas saírem do ninho”, afirmou Tomé.
O oceanógrafo Cláudio Bellini, do Centro Tamar, disse que as armadilhas fotográficas mostraram grande potencial para compreender as relações ecológicas em praias de desova de tartarugas marinhas e o comportamento dos predadores.
“Foi observada a intensa atividade de teju (Salvator merianae), espécie exótica invasora em Noronha, ao redor dos ninhos em todos os pontos, o que inclui, além das imagens, a observação dos rastros nas praias. Por terem hábitos necrófagos [animais que se alimentam de restos orgânicos], eles são atraídos por ovos e filhotes em estado de putrefação”, disse Bellini.
Tejus
Pesquisadores indicam que o teju, ou teiú, é o maior lagarto das Américas e pode ser encontrado no Brasil todo. Apesar de estar incluído na convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção (Cites) devido à caça predatória, ele é considerado um predador oportunista com enorme capacidade adaptativa.
Em locais onde são introduzidos, os tejus atuam como espécie invasora e causam desequilíbrio ecológico. De acordo com o veterinário Paulo Rogério Mangini, do Instituto Tríade, o teju come, além das tartarugas, ovos de aves, mabuyas (lagartixa local), caranguejos, entre outras espécies.
Pesquisadores monitoram ninhos de tartaruga em Fernando de Noronha
Arthur Thomazi Moreira/Divulgação
Estudiosos indicam que o teju foi introduzido, provavelmente, no início do século 19 e, em 1950, já havia relato da presença do animal na ilha.
Atualmente é realizado o controle da população de tejus em Fernando de Noronha pelo Programa de Manejo de Exóticas e Invasoras do ICMBio. Esse animal representa uma ameaça para as espécies nativas ou endêmicas, incluindo espécies ameaçadas de extinção.
“A predação dos ninhos é um dos impactos causados pela população invasora de teju em Noronha. Isso reforça a importância do manejo que é realizado e o objetivo é a erradicação da espécie. O monitoramento é uma ferramenta importante para avaliação dos resultados para a conservação”, disse Bellini.
Tunan Tomé reforçou a necessidade de parcerias para o manejo dos tejus. “É importante que parcerias sejam feitas para apoio ao manejo de espécies invasoras. Esse trabalho tem um custo alto, e o ICMBio precisa de financiamento para aquisição de armadilhas e pessoal especializado para ampliar as ações nessa área”, contou.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Esse registro foi feito pelo pesquisador Arthur Thomazi Moreira, mas câmaras chamadas de trap, também fotografam e filme de forma automática. Nesta temporada os equipamentos foram instalados desde o mêsdabril nas praias do Parque Nacional Marinho.
Criminosos arrombam portão de casa e rendem idoso que estava sozinho, em Janaúba

Homens foram presos pela PM
G1
Um idoso de 64 anos foi rendido por três criminosos e agredido dentro de casa, em Janaúba, no Norte de Minas.
Ele contou à Polícia Militar que estava sozinho no imóvel quando percebeu que o portão estava sendo arrombado, durante a madrugada. Ao começar a gritar, foi surpreendido por três homens encapuzados. Dois deles o seguraram e taparam sua boca para que parasse de pedir ajuda.
Em seguida, o idoso foi ameaçado para revelar onde estaria o dinheiro e acabou empurrado com força ao chão, onde permaneceu durante toda a ação criminosa.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Os suspeitos reviraram a casa à procura de dinheiro, mas não encontraram nenhuma quantia. Eles fugiram levando uma televisão, um celular, um ferro de passar roupas e bolsas.
Durante rastreamento, os três suspeitos foram identificados e presos pela Polícia Militar. Segundo a PM, dois deles já eram procurados por envolvimento em um furto na cidade.
Os materiais roubados foram recuperados. A televisão foi encontrada na casa de um homem, de 31 anos, que acabou preso por receptação.
Os quatro detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

G1 Explica: Inverno atípico
O inverno de 2023 vai ser diferente: as temperaturas devem subir mais por causa da bagunça meteorológica causada pelo El Niño. Muita gente costuma definir o fenômeno como o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico. Mas o que acontece, na verdade, é um não resfriamento das águas.
No vídeo acima, o g1 Explica como acontece o El Niño e por que ele muda a temperatura do planeta. Você também vai entender porque, neste ano, os cientistas estão falando em Super El Niño.
g1 no YouTube
Para seguir o g1 no YouTube é simples, basta clicar neste link.
Ou você ainda pode acessar o canal do g1 no YouTube. Fazer o login e clicar no botão inscrever-se que fica no topo da página no lado direito.
g1 Explica sobre inverno atípico
Editoria de arte/g1
Caminhão carregado com 26 toneladas de polietileno tomba e pega fogo na BR-251

Caminhão carregado com 26 toneladas de polietileno tomba e pega fogo na BR-251
Um caminhão carregado com 26 toneladas de polietileno granulado tombou e pegou fogo na BR-251, na Serra de Francisco Sá, na tarde desta quinta-feira (19).
Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista contou que perdeu o controle da direção após ouvir um forte estouro, momento em que o veículo foi puxado para um dos lados. Em seguida, a carreta saiu da pista, tombou em uma ribanceira e pegou fogo.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
O condutor, de 25 anos, não sofreu ferimentos e recusou transporte para o hospital. As chamas foram controladas pelos militares com o apoio de um caminhão-pipa da Prefeitura de Francisco Sá. Após o combate ao incêndio, foram realizados trabalhos de rescaldo.
Caminhão pegou fogo na BR-251
Reprodução
A carreta seguia da cidade de Camaçari (BA) para o Paraná. A ocorrência também mobilizou a Polícia Rodoviária Federal, que sinalizou a rodovia e controlou o trânsito, que funcionou no sistema “pare e siga”.
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
Flanelinhas são detidos no entorno da Feira Hippie, em Belo Horizonte
Quatorze flanelinhas foram detidos na manhã deste domingo (22) no entorno da Feira Hippie, no Centro de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar (PM), os suspeitos estavam trabalhando de forma irregular e foram levados para a Central de Flagrantes (Ceflan) 2.
Ainda segundo a corporação, um homem, de 35 anos, também foi preso com uma grande quantidade de maconha, dois maços de seda, R$ 575 em dinheiro.
Os militares informaram que foi realizada uma operação no Centro da capital para fiscalizar o trabalho dos flanelinhas e o trânsito no local.
Vídeo mostra PM encontrando drogas dentro de porta de carro alugado em Pirapora

Vídeo mostra policiais encontrando drogas dentro de porta de carro em Pirapora
Um vídeo (veja acima) mostra o momento em que a Polícia Militar encontrou barras de crack, cocaína, skunk e haxixe escondidas na porta de um carro alugado em Pirapora nesta quinta-feira (19). Dois homens foram presos.
“A Polícia Militar, na data de hoje, recebeu informações de que indivíduos levariam drogas para a cidade de Bocaiuva. Diante das informações, foram feitos levantamentos pelo setor de inteligência da Polícia Militar e foi possível visualizar os indivíduos se deslocando com a droga no veículo”, disse o sargento Alessandro Silva Gonçalves.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
As informações indicavam que os entorpecentes seriam levados em um carro alugado, os policiais fizeram levantamentos e conseguiram identificar um veículo suspeito.
Drogas estavam escondidas em porta de carro
Polícia Militar
Segundo a PM, o automóvel foi abordado na Avenida Herculano Cintra Mourão. Ao ser parado, o motorista, de 26 anos, demonstrou nervosismo, com tremor na voz e nas mãos, além de apresentar diversas contradições. Os militares também sentiram cheiro característico de maconha vindo do interior do carro.
Durante uma busca minuciosa, os policiais viram que a porta do veículo apresentava ranhuras e decidiram desmontá-la, apreendendo as drogas em seguida.
Ao ser questionado, o condutor disse que receberia dinheiro para fazer o transporte dos entorpecentes e que outro homem, de 25 anos, que atualmente é monitorado por tornozeleira eletrônica, foi quem articulou a venda e colocou as drogas na porta do automóvel.
Os dois envolvidos foram presos em flagrante por tráfico intermunicipal de drogas. A PM encaminhou a dupla para a delegacia da Polícia Civil.
Materiais apreendidos durante a ocorrência
Polícia Militar
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
Acidente entre carreta e ônibus deixa um morto e dez feridos na BR-381, em MG

Uma pessoa morreu e dez ficaram feridas em batida na BR-381, em MG
Adriano Assis/Arquivo Pessoal
Um acidente entre uma carreta e um ônibus deixou uma pessoa morta e dez feridas na manhã deste domingo (22) em Antônio Dias, na Região Leste de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a rodovia foi parcialmente interditada na altura do quilômetro 305.
O Corpo de Bombeiros informou que a carreta teria tombado e, em seguida, o ônibus bateu no veículo. De acordo com os militares, as vítimas foram socorridas e encaminhadas para hospitais da região. A corporação informou que usou um helicóptero para transportar um dos feridos que estava no ônibus.
Corpo de Bombeiros usou helicáptero para socorrer uma vítima na BR-381
Adriano Assis/Arquivo Pessoal
Ainda segundo os bombeiros, três pessoas ficaram presas entre as ferragens e foram socorridas em estado grave. As outras vítimas, conforme os militares, tiveram ferimentos leves. A assessoria do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, informou que dois feridos foram levados para a unidade de saúde e estão em uma situação estável.
Segundo a PRF, o ônibus saiu de Goiânia com destino a Ipatinga. Ainda conforme a corporação, por volta de 9h, o trânsito estava passando por desvio ao lado da pista, em pare e siga. No horário, não havia previsão de liberação do trecho.
Às 19h15, a Polícia Rodoviária Federal informou que a rodovia havia sido liberada.
Nenhum representante da empresa responsável pelo ônibus foi encontrado para falar sobre o acidente.
BR-381 foi parcialmente fechada por causa de acidente em Antônio Dias
Adriano Assis/Arquivo Pessoal
Aeronave que transportava Anitta é interditada pela Anac em Belo Horizonte

Anitta no Rock in Rio Lisboa
Divulgação
Um jatinho que transportava a cantora Anitta foi interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na madrugada deste sábado (21), no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com a agência, o avião de matrícula PP-MCG e a empresa responsável não tinham autorização para prestar serviço de táxi-aéreo.
Segundo a Anac, o jato executivo do modelo Phenom 300 foi fiscalizado em uma operação contra o transporte aéreo clandestino que era realizada no aeroporto. Ainda de acordo com a agência, a habilitação do piloto será suspensa.
Por não terem autorização para o serviço de táxi-aéreo, a empresa e a aeronave não poderiam realizar transporte remunerado, “por não garantirem as condições necessárias de segurança deste tipo de operação”, informou a Anac.
Anitta, que acaba de lançar o clipe da música “Medicina”, é uma das atrações de um evento em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, neste sábado. O G1 tentou contato com a assessoria da cantora, que, até as 20h20, não havia se posicionado.
A agência ainda afirmou que o piloto e o operador da aeronave poderão ser multados e ter suas licenças e certificados cassados. A polícia e o Ministério Público também serão acionados.
“A operação irregular de táxi-aéreo, também conhecida como táxi-aéreo pirata, é uma infração ao Código Brasileiro de Aeronáutica e pode configurar crime, conforme previsto no artigo nº 261 do Código Penal”, disse a Anac por meio de nota.
A reportagem tenta contato com a empresa dona da aeronave.
Lula inaugura pronto-socorro do Hospital Federal Cardoso Fontes no Rio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, neste domingo (15), o Centro de Emergência 24h do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A entrega faz parte do processo de reestruturação da unidade, que teve R$ 100 milhões em investimentos do governo federal para modernização.![]()
![]()
O hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) terá ainda R$ 610 milhões anuais para custeio de serviços de média e alta complexidade.
Notícias relacionadas:
- Lula parabeniza Lucas Pinheiro por ouro inédito nos Jogos de Inverno.
- Lula sanciona programa Gás do Povo; saiba como funciona.
- Carnaval: Saúde reforça valor da doação de sangue para manter estoque .
Com a parceria firmada em dezembro de 2024 com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a administração do hospital foi municipalizada e, de lá para cá, segundo o Ministério da Saúde, a unidade aumentou a capacidade de atendimentos e procedimentos.
De acordo com Lula, o hospital sempre foi utilizado politicamente, realidade que a descentralização de gestão também tem o objetivo de mudar.
“Os hospitais federais do Rio de Janeiro sempre foram utilizados como peça de troca em campanha eleitoral. E aí se colocava um deputado para tomar conta de uma coisa, um outro deputado para tomar conta da outra, até para tomar conta do estacionamento você tinha gente que cobrava dos funcionários”, disse.
Os outros cinco hospitais federais no Rio de Janeiro também estão passando por reestruturação. Assim como o Cardoso Fontes, o Hospital Federal do Andaraí já está sob gestão municipal.
“O Ministério da Saúde, em parceria com entidades como a Ebserh, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), a Fiocruz e universidades federais, investe na recuperação da rede federal do Rio de Janeiro para superar problemas históricos, como emergências fechadas, leitos bloqueados e déficit de profissionais”, destacou o governo.
De 2024 a 2025, foram aplicados mais de R$ 1,4 bilhão com o objetivo de ampliar o acesso a serviços de média e alta complexidade, reduzir filas, reabrir leitos e modernizar a infraestrutura, a logística e os modelos de gestão das unidades.
