caracois-africanos:-biologa-orienta-forma-correta-de-combater-proliferacao-do-molusco-no-periodo-chuvoso


Veja como combater proliferação de caracóis africanos no quintais
Neste período ainda chuvoso em Macapá, traz além de transtornos como alagamentos, dificuldades de locomoção pela cidade, traz proliferação de alguns “bichinhos” indesejáveis. É o caso dos caracóis africanos, também chamados de “caracóis gigantes”, que começaram a invadir quintais das casas de amapaenses e ambientes públicos que estão abandonados ou sem manutenção de limpeza.
A Achatina fulica, nome científico do molusco terrestre, são originários da região Centro Norte da África e não têm predadores naturais no Brasil. Pela cidade de Macapá, o caracol pode ser visto em maior quantidade no período chuvoso, em que da terra encharcada eles emergem do solo e aumentam a reprodução.
Achatina fulica, nome científico do molusco terrestre, são originários da região Centro Norte da África
Camila Karina Ferreira / g1
Os caracóis se alimentam de qualquer tipo de material orgânico, como restos de comida, fezes, plantas e lixo em geral. Por isso, higienizar adequadamente alimentos que são consumidos crus para evitar possíveis contaminações, além de limpar os ambientes, quintais e jardins é essencial para impedir a proliferação destes animais.
bióloga Tatiane Barbosa informou que no Brasil, a espécie foi trazida para a região sul do país, na década de 80
Camila Karina Ferreira / g1
De acordo com a bióloga Tatiane Barbosa, a espécie foi trazida para a região sul do país, na década de 80 para ser utilizada como iguaria, já que algumas pessoas apreciam o escargot. A ideia inicial era produzir numa escala maior mas para o paladar do brasileiro, não foi a melhor escolha.
“Aqui em Macapá nós tivemos o primeiro registro por volta de 2008, e uma publicação científica a respeito da situação em 2012. E esta não é a proliferação mais intensa dos moluscos terrestres. A ocorrência de achatina fulica já aconteceu tanto em Macapá quanto em Santana. Atualmente” não observamos as piores infestações”, ressaltou.
“Caracóis gigantes”, começaram a invadir quintais das casas de amapaenses
Camila Karina Ferreira / g1 AP
Os três principais problemas com a infestação dos caracóis
Há três problemas em relação a presença da achatina fulica no território brasileiro:
questão ecológica – pois ela pode competir, trazer prejuízos a espécies nativas;
questão econômica – como é um animal detritívoro, pode trazer grandes prejuízos para hortas e cultivo de alimentos;
questão da saúde – é essencial a higienização adequada para cada alimento cru que venha a ser ingerido, para evitar qualquer tipo de ingestão do molusco ou alimento contaminado por ele.
Segundo a bióloga, não existe nenhuma fórmula química recomendada (molucicida) para eliminar os caracóis do território, apesar disso, não há motivo para criar alarme ou pânico, e sim saber cuidar e ter responsabilidade com a limpeza do local onde vive. A especialista ressalta que jogar sal nos animais não é a solução mais apropriada.
“A única forma de minimizar a infestação é por meio do manejo ambiental, de acordo com as orientações. “Ao jogar sal, ele vai morrer, mas o sal vai salinizar o solo, se for área de jardim, esta área também será prejudicada e as conchas podem acumular água no período chuvoso e até contribuir como criadouro de Aedes aegypti”, explica.
Como combater:
Limpeza dos quintais, retirando material orgânico e todo o lixo acumulado.
Ao identificar os caracóis no tamanho de pequeno ovos similares a pérolas, a recomendação é quebrá-los.
A catação dos caracóis já adultos, deve ser feita com luvas ou com sacos plásticos nas mãos e depositados dentro de um balde com água fervente, e para cada litro de água, uma colher de hipoclorito de sódio.
As conchas devem ser esmagadas, com um martelo, por exemplo.
Plantar boldo também pode ser um repelente natural destes animais nos ambientes que são áreas de terra ou jardins.
Não há dados precisos sobre a soltura destes animais na natureza ou se eles fugiram dos viveiros que eram utilizados para produção.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

0 comentário 0 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail
menor-oferta-de-alimentos-para-baleias-francas-traz-incertezas-sobre-vinda-dos-animais-a-sc;-entenda


Baleias-francas passam por Santa Catarina
Grupo Australis/Divulgação
A temporada de reprodução das baleias-francas no Brasil, que ocorre anualmente entre julho e novembro, vai começar com incertezas este ano, segundo pesquisadores que monitoram a chegada dos mamíferos marinhos a Santa Catarina.
Isso porque, segundo o gerente de pesquisa do Projeto ProFranca, Eduardo Renault, o ciclo reprodutivo dos animais sofreu alterações nos últimos anos. “Isso faz com que a gente não consiga prever como vai ser esta temporada”, disse.
A suspeita, segundo Karina Groch, bióloga e diretora do Projeto ProFranca é de que a mudança esteja ligada diretamente com a baixa na oferta de alimentos.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Ela explica que o intervalo normal de reprodução dos animais é uma vez a cada três anos. No primeiro inverno do ciclo, as baleias acasalam, mas não necessariamente se deslocam até as águas mais quentes.
Especialista fala sobre expectativa da chegada de baleias-francas a SC
Já no segundo ano, as fêmeas se afastam das baixas temperaturas e se dirigem ao litoral brasileiro, onde os filhotes nascem longe dos predadores.
“Tendo o filhote aqui, elas têm a garantia que vão ter a tranquilidade para cuidar e amamentá-los”, explicou.
No seguinte, e último do ciclo reprodutivo, elas entram no período de descanso, que dura normalmente um ano. Durante o período, a fêmea se recupera para iniciar uma nova etapa.
“O que tem acontecido é esta etapa tem se estendido. Isso pode ser porque ela não encontrou alimento suficiente e, com isso, vai adiar a próxima reprodução até estar mais forte para fazer o investimento de acasalar” explica.
Duas baleias-franca adultas foram avistadas na manhã de sábado (12) em Palhoça
Reprodução/NSC TV
Redução de alimentos
Conforme a pesquisadora, a redução na quantidade de alimento tem relação com as oscilações climáticas.
“Quando está mais quente tem menos alimento e, às vezes, ela vai nadar mais para encontrar, e isso pode fazer com que ela demore para estar bem fisicamente”.
Primeira baleia-franca da temporada é avistada no litoral
Baleias-francas passeiam com filhotes no mar
Baleia-franca
Ben Ami Scopinho/Arte
Visitas a SC
De acordo com o ProFranca, 228 baleias foram encontradas em Santa Catarina em 2022, número mais alto em cinco anos. Somente em dois dias, entre 20 e 21 de setembro de 2022, mês em que ocorre o pico, os sobrevoos detectaram cerca de 250 delas, entre mães e filhotes.
Nos anos anteriores, a quantidade de registros foi menor. Em 2021, por exemplo, 120 baleias foram encontradas no estado. Um ano antes, os pesquisadores da ProFranca encontraram 42 animais. Em 2019 passaram 53 mamíferos da espécie. Já em 2018, quando houve o maior registro desde a década de 1980, 273 animais foram identificados.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

0 comentário 0 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail
video:-especie-ameacada-de-extincao-que-inspirou-personagens-da-animacao-madagascar-ja-pode-ser-visitada-no-zoo-de-brasilia


Lêmures podem ser visitados no Zoológico de Brasília
Um casal de lêmures – animais ameaçados de extinção que inspiraram personagens da animação Madagascar – já podem ser visitados no Jardim Zoológico de Brasília. Nesta segunda-feira (12), Julien e Pandora ganharam um recinto definitivo (veja vídeo acima).
Eles chegaram ao Distrito Federal no dia 24 de abril passado, vindos do Zoológico de Itatiba, em São Paulo. Após 49 dias em isolamento, a partir desta terça (13) eles podem se vistos pelo público.
Lêmures ameaçados de extinção, que inspiraram personagem do filme Madagascar, podem ser visitados no Zoológico de Brasília
Caio Cavalcante
O espaço reservado a eles, além de vegetação, tem galhos e cordas para que se movimentem. O casal é da espécie lêmure-de-cauda-anelada, que depende de esforços em cativeiro para não desaparecer.
Enquanto estiveram em São Paulo, Julien e Pandora geraram seis filhotes, mas Pandora precisou ser castrada durante uma gestação de risco. A expectativa é que o Zoo de Brasília receba outra fêmea que possa se reproduzir com Julien.
LEIA TAMBÉM
MICO-LEÃO-DOURADO: Zoo de Brasília recebe fêmea vítima de tráfico de animais
VÍDEO: Dois lêmures de espécie em risco de extinção nascem em zoológico de Taubaté
GLOBO REPÓRTER: As belezas da Ilha de Madagascar
‌Lêmure-de-cauda-anelada
Lêmures ameaçados de extinção, que inspiraram personagem do filme Madagascar, podem ser visitados no Zoológico de Brasília
Caio Cavalcante
Existem 19 espécies de lêmures, todas exclusivas da Ilha de Madagascar, ao leste da África. O lêmure-de-cauda-anelada é o mais comum de se encontrar em zoológicos no mundo, com aproximadamente dois mil indivíduos em cativeiro.
Os lêmures-de-cauda-anelada vivem em grupos familiares de até 30 indivíduos. Com hábitos diurnos, são predominantemente herbívoros. No Zoológico de Brasília, Julien e Pandora são alimentados com frutos, folhas, legumes e insetos.
Leia outras notícias da região no g1 DF.

0 comentário 0 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail
carreta-com-74-bovinos-tomba-na-br-365-e-39-animais-sao-furtados


VÍDEO: Carreta com 74 bovinos tomba na BR-365
Uma carreta que transportava 74 bovinos tombou na BR-365, próximo ao distrito de Barra do Guaicuí, em Várzea da Palma, neste sábado (21).
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o motorista perdeu o controle da direção na altura do km 140, e o veículo tombou na pista, interditando a rodovia nos dois sentidos por cerca de sete horas. Ele não ficou ferido.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Ainda de acordo com a PRF, após o acidente, 39 animais foram furtados por populares e motoristas que passavam pelo local; havia bois mortos e vivos. O condutor relatou que até o tacógrafo do veículo foi levado.
Caminhão tombou na BR-365
Reprodução
Os outros 35 animais foram transportados para uma fazenda nas proximidades. Até o fechamento desta reportagem, ninguém havia sido preso.
A carreta seguia de Santa Rita de Cássia (BA) para São Paulo. O acidente ocorreu por volta das 8h, e o trânsito ficou totalmente interditado até o início da tarde.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

0 comentário 4 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail


Saldo de empregos no mês de junho em Uberlândia chegou a -657
Cleiton Borges/Prefeitura de Uberlândia
Uberlândia e Uberaba tiveram saldo negativo na geração de empregos no mês de junho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados na sexta-feira (20).
O levantamento mostra que, em Uberlândia, foram 7.152 admissões e 7.809 desligamentos no mês passado. Os setores com piores saldos de emprego são o de agropecuária, de indústria de transformação, de construção civil, de administração pública e de extrativa mineral.
Saldo de empregos em junho em Uberlândia
Foram 97 postos de trabalho a menos em Uberaba no mês de junho
Reprodução/TV Integração
Em Uberaba, no mesmo mês, foram 2.548 admissões e 2.645 desligamentos. Os setores com piores saldos de emprego são o de indústria de transformação e de agropecuária.
Saldo de empregos em junho em Uberaba
Emprego no Brasil
Também em junho, a economia brasileira fechou com 661 vagas de emprego com carteira assinada. Esse foi o primeiro resultado negativo para um mês em 2018.
Quando o país cria vagas de trabalho em um determinado período, significa que as contratações superaram as demissões. Já quando fecha vagas, significa que as demissões superaram as contratações. Em junho, foram registradas 1.167.531 contratações e 1.168.192 desligamentos.
Em junho do ano passado o país havia gerado 9.821 postos de emprego formal e, em junho de 2016, haviam sido fechadas 91.032 vagas, segundo dados sem ajuste, ou seja, sem contar as declarações feitas fora do prazo.

0 comentário 0 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail
carro-de-locadora-que-tinha-registro-de-apropriacao-indebita-feito-em-sp-e-apreendido-no-norte-de-mg


Carro apreendido pela polícia
Polícia Militar Rodoviária
Um carro que pertence a uma locadora e tinha um registro de apropriação indébita feito em Campinas (SP) foi apreendido no Norte de Minas Gerais nesta quarta-feira (18).
Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), uma equipe fazia fiscalização no km 25 da LMG-653 quando deu ordem de parada a um motorista.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
🔎De acordo com o artigo 168 do Código Penal, a apropriação indébita é configurada por: Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção. A pena prevista é de reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Durante a revista, foi constatado que se tratava do veículo mencionado em uma ocorrência policial registrada em 17 de julho de 2023.
O condutor, de 45 anos, disse aos militares que não tinha os documentos de porte obrigatório porque estava levando o automóvel de Coração de Jesus para Montes Claros a pedido de um conhecido.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O homem ainda falou que essa era a primeira vez que dirigia o carro e que iria levá-lo para um morador do bairro Maracanã, mas não soube informar o endereço exato.
Conforme a PMRv, o homem foi preso em flagrante por receptação e levado para a delegacia da Polícia Civil. O veículo foi apreendido e levado para um pátio.
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

0 comentário 0 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail


Ônibus de turismo ficou totalmente destruído após pegar fogo em MG
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Um ônibus de turismo pegou fogo, na madrugada deste sábado (21), na BR-040, em Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma pane no veículo teria provocado o incêndio.
Segundo a corporação, 41 passageiros estavam no ônibus que ia de São Paulo para Montes Claros, no Norte do estado.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista contou que seguia pela rodovia, quando viu fumaça saindo da parte traseira do veículo. As chamas destruíram completamente o ônibus.
O incêndio mobilizou o Corpo de Bombeiros, que apagaram o fogo com ajuda de um caminhão-pipa da concessionária da Via 040. Cerca de 3 mil litros de águas foram usados.
Segundo a PRF, algumas bagagens foram queimadas. Os bombeiros informaram que ninguém se feriu.
Conforme a polícia, a empresa de turismo providenciou transporte para os passageiros até a cidade de Sete Lagoas para que depois seguissem viagem até Montes Claros.
Durante os trabalhos para conter o incêndio, a faixa da direita ficou interditada.

0 comentário 0 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail
mulher-e-filhos-sao-presos-apos-apreensao-de-drogas-na-casa-onde-moravam,-em-buritizeiro


Materiais apreendidos durante a ocorrência
Polícia Militar
Uma mulher e seus dois filhos foram presos nessa quarta-feira (18) após denúncias de que eles estariam traficando drogas na casa onde moram, em Buritizeiro, e que haviam recebido uma grande quantidade de entorpecentes.
Segundo a Polícia Militar, denúncias informaram ainda que um dos rapazes presos, de 23 anos, estaria traficando em festas realizadas em cidades da região. No dia 13 deste mês, ele fugiu de uma abordagem pulando um muro quando drogas foram apreendidas em sua residência.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Os policiais monitoraram o imóvel e viram uma intensa movimentação de pessoas, típica do tráfico. Um homem que foi abordado saindo do local confirmou que havia acabado de comprar cocaína.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Em seguida, os militares viram, pela fresta do portão, sacolas sendo arremessadas pelo muro.
Conforme a PM, dentro da residência foram apreendidos balanças de precisão, dinheiro e um tubo contendo pólvora. Em cima do telhado, foi encontrada uma sacola contendo porções de crack e munições. Já no imóvel vizinho, foram localizadas duas sacolas contendo drogas.
Durante a vistoria, os policiais constataram que a casa da família tinha câmeras que permitiam que os moradores acompanhassem a chegada da polícia.
Além da mulher, de 50 anos, e dos dois filhos dela, de 20 e 23 anos, um outro homem, de 27, que estava no local, também foi preso. Os quatro foram levados para a delegacia da Polícia Civil.
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

0 comentário 0 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail


Patrícia Severino da Silva, de 28 anos, foi presa na rodoviária de Cuiabá
Polícia Civil de MT
A Polícia Civil apura se a recém-nascida que foi resgatada na rodoviária de Cuiabá, na noite dessa sexta-feira (20), realmente foi levada à força da casa da mãe, em Santa Rita do Sapucaí (MG).
A suspeita de levar a bebê, Patrícia Severino da Silva, de 28 anos, foi presa em flagrante e disse à polícia que a bebê havia sido doada à ela porque a mãe não tinha condições de criá-la.
A apuração da polícia teve início porque a mãe da bebê, Maria Gedislene dos Santos, também está em Cuiabá. De acordo com o delegado Frederico Murta, que participou do resgate da criança, Gedislene teria vindo para Mato Grosso para buscar a filha.
Pouco antes da abordagem dos policiais, na rodoviária, a polícia observou, à distância, que as duas mulheres conversaram e que Patrícia chegou a entregar a bebê para à mãe.
Segundo a polícia, Gedislene teria dito que Patrícia havia se aproximado e conquistado a confiança dela logo após o parto e, num momento de descuido da mãe, teria levado a criança.
Porém, a versão de Patrícia é a de que Gedislene teria dado a recém-nascida a ela, alegando que não teria condições financeiras de criar a menina, mas teria se arrependido e ligado para a suspeita, pedindo a filha de volta.
Patrícia foi presa no estacionamento do terminal rodoviária e deve passar por audiência de custódia ainda neste sábado (21).
A polícia continua investigando o caso para comprovar a relação entre as duas mulheres e saber se a criança foi mesmo levada contra a vontade da mãe.
O fato foi comunicado ao Ministério Público e Juizado da Infância e Juventude da capital. A bebê, por sua vez, foi encaminhada pelo Conselho Tutelar para um abrigo.
Delegado Frederico Murta investiga o caso
Polícia Civil-MT
O caso
A recém-nascida tem, aproximadamente, 15 dias de vida. De acordo com a certidão de nascimento, ela nasceu no dia 5 de julho, em Santa Rita do Sapucaí (MG).
Segundo a polícia, a mãe foi quem procurou a polícia para informar que a suspeita tinha levado a filha de dentro da sua casa. Após identificarem Patrícia, a polícia de Minas Gerais descobriu que ela há já havia sido presa em Rondônia por fato semelhante.
Veja mais notícias sobre a região no G1 MT.

0 comentário 0 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail
lula-deve-visitar-recife,-salvador-e-rio-de-janeiro-no-carnaval

Logo Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve viajar a três capitais durante o feriado de Carnaval, segundo previsão informada pelo Palácio do Planalto nesta quarta-feira (11). A primeira parada será no Recife, onde o presidente desembarca na noite de sexta-feira (13), vindo de Brasília. No dia seguinte, pela manhã, Lula comparece ao desfile do tradicional bloco Galo da Madrugada, um dos maiores eventos carnavalescos do planeta, que costuma reunir um público superior a 2 milhões de foliões nas ruas do centro do Recife. Ele deve ser acompanhado pelo prefeito da cidade, João Campos, e a governadora pernambucana, Raquel Lyra.

Ainda no sábado, Lula embarca para Salvador. Na capital baiana, o presidente deve prestigiar o desfile dos trios elétricos em um camarote oficial do governo do estado, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e outros aliados.

Notícias relacionadas:

  • No Recife, Galo da Madrugada homenageia Dom Helder e Nise da Silveira.
  • Mãe de Lula “canta” no samba-enredo da Acadêmicos de Niterói.
  • Multidão lota Rio Vermelho, em Salvador, para celebrar Iemanjá.

Já na cidade do Rio de Janeiro, Lula vai acompanhar, na Marquês de Sapucaí, o desfile das escolas de samba do grupo especial, especialmente a apresentação da estreante Acadêmicos de Niterói, cujo samba-enredo homenageia a trajetória de vida pública do presidente. A escola desfila na noite de domingo (15). O prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, estará ao lado de Lula, que também deverá estar acompanhado de parlamentares e aliados.

A programação detalhada não foi informada, mas a expectativa é que Lula só retorne a Brasília na segunda-feira (16), onde passa a noite. No dia seguinte, terça-feira (17), ainda pela manhã, o presidente e comitiva embarcam para uma viagem internacional à Índia e à Coreia do Sul, que ocorrerá entre 18 a 24 de fevereiro.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Procedimento dermatológico

Ainda nesta quarta, após Lula aparecer com uma pequena mancha visível no couro cabeludo, durante um evento no Palácio do Planalto, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) informou que a marca é resultado de um procedimento realizado no último domingo (8) para retirar uma queratose, que é um acúmulo de pele, cujo aparecimento foi associada à exposição ao sol. A intervenção com cauterização da lesão foi feita em clínica de dermatologia em São Paulo com bisturi elétrico, e durou cerca de dois minutos, segundo a Secom.

*texto alterado às 18h25 para correção de informação

0 comentário 1 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail
Postagens mais recentes