lula-diz-que-sul-global-pode-mudar-a-logica-economica-do-mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a união dos países em desenvolvimento, em especial os do chamado Sul Global, para “mudar a lógica econômica” do mundo. A afirmação foi feita na madrugada deste domingo (22), momentos antes de encerrar a visita à Índia e partir para a Coreia do Sul. 

Em coletiva de imprensa, Lula falou sobre as dificuldades históricas que países menos desenvolvidos têm durante as negociações com superpotências. 

“Sempre defendemos que países pequenos se unam para negociar com os maiores. Países como Índia, Brasil, Austrália e outros do Sul Global precisam estar juntos, porque na negociação direta com superpotências a tendência é perder”, disse Lula. 

Segundo ele, “os países em desenvolvimento podem mudar a lógica econômica do mundo. Basta querer. Está na hora de mudar. Falo isso com base em 500 anos de experiência colonial, porque continuamos colonizados do ponto de vista tecnológico e econômico. Precisamos construir parcerias com quem tem similaridades conosco, para somar nosso potencial e nos tornar mais fortes”, acrescentou.

Brics
Na avaliação de Lula, o Brics tem colaborado no sentido de viabilizar essa nova lógica econômica para o mundo. O bloco, na avaliação do presidente “está ganhando uma cara”. 

“É um grupo que antes era marginalizado. Criamos um banco. Tudo ainda é novo. Sei que os EUA têm alguma inquietação, que na verdade é com a China. Mas não queremos outra Guerra Fria. Queremos fortalecer nosso grupo, que pode se integrar ao G20 e, quem sabe, formar algo equivalente a um G30”, argumentou.

Ele voltou a negar que se pretenda criar uma moeda para o Brics. “Nunca defendemos criar uma moeda dos BRICS. O que defendemos é fazer comércio com nossas próprias moedas, para reduzir dependências e custos. Os EUA não vão gostar no primeiro momento, mas tudo bem. Vamos debater”, disse.

ONU
O presidente brasileiro voltou a defender o multilateralismo e o fortalecimento da ONU, que, segundo Lula, precisa voltar a ter legitimidade e eficácia. Segundo Lula, a ONU tem, entre suas funções, a de manter a paz e da harmonia no mundo.

“Esses dias eu liguei para quase todos os presidentes, propondo que a gente tem que dar uma resposta ao que aconteceu na Venezuela, ao que aconteceu em Gaza, ao que aconteceu na Ucrânia. Você não pode permitir que, de forma unilateral, nenhum país — por maior que seja — possa interferir na vida de outros países. Precisamos da ONU para resolver esse tipo de problema. E, por isso, ela precisa ter representatividade”, reiterou.

EUA
Sobre a relação entre Brasil e Estados Unidos, Lula disse que boas parcerias podem surgir, caso, de fato, haja interesse dos EUA  em combater organizações criminosas transnacionais como a do narcotráfico. 

“O crime organizado hoje é uma empresa multinacional. Por isso, nossa Polícia Federal precisa construir parcerias com todos os países que tenham interesse em enfrentá-lo conosco”, disse. “E se o governo dos EUA estiver disposto a combater o narcotráfico e o crime organizado, estaremos na linha de frente, inclusive reivindicando que nos enviem os criminosos brasileiros que estão lá”, acrescentou.

Lula defendeu que a relação da superpotência com os países da América do Sul e Caribe seja sempre respeitosa, uma vez que trata-se de uma região pacífica, sem qualquer armamento nuclear, que quer crescer economicamente, gerar emprego e melhorar a vida de seu povo.

Este, por sinal, é um assunto que ele pretende conversar com o presidente Donald Trump, no encontro que os dois devem ter em breve. 

“Quero discutir qual é o papel dos EUA na América do Sul, se é de ajuda ou ameaça, como está fazendo com o Irã. O que o mundo precisa é de tranquilidade. Vamos gastar nossa energia para acabar com a fome e com a violência contra as mulheres, que cresce em todos os países”, disse Lula ao lembrar que o momento atual é o de maior número de conflitos desde a Segunda Guerra Mundial.

Sobre a taxação imposta pelos EUA a outros países, derrubada recentemente pela suprema corte estadunidense, Lula disse que não cabe a ele, enquanto presidente do Brasil, julgar decisões de cortes de outros países.

Índia
Lula falou também sobre os encontros que teve com o primeiro-ministro da Índia Narendra Modi. “Tratamos muito da nossa relação comercial e da relação entre Brasil e Índia. Não entramos em detalhes sobre geopolítica internacional. Eu sei o que a Índia pensa sobre determinados problemas, e eles sabem o que o Brasil pensa. Nós discutimos o que nos une. Em especial sobre fortalecer nossas economias para nos tornarmos países altamente desenvolvidos”, disse ao classificar a conversa como extraordinária e exitosa para os dois países.

Lula disse que as conversas com empresários também foi muito positiva. “Todos os empresários indianos que investem no Brasil elogiam o país e dizem que vão aumentar seus investimentos. Eles são muito otimistas com relação ao Brasil”.

O presidente voltou a dizer que o Brasil está aberto para que outros países venham explorar os minerais críticos e as terras raras do país. Ele, no entanto, reiterou que só terá acesso a essas riquezas quem se dispor a agregar valor em território brasileiro. 

“O processo de transformação precisa acontecer no Brasil. Vamos conversar. O que não vamos permitir é que aconteça com nossas terras raras o que aconteceu com nosso mineiro de ferro. Por tantos anos a gente só se cavou buraco para mandar minério para fora e depois comprar produto manufaturado. Queremos que ele seja transformado no Brasil”.

Lula embarcou para a Ásia na última terça-feira (17) para visitas à Índia e à Coreia do Sul em agendas voltadas ao fortalecimento do comércio e de parcerias estratégicas com os dois países asiáticos. Em Nova Delhi, capital da Índia, Lula foi recebido em retribuição à visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ao Brasil, em julho de 2025 durante a Cúpula do Brics. Esta foi a quarta viagem de Lula à Índia, a segunda do atual mandato.

Neste domingo (22), Lula e sua comitiva presidencial desembarcam em Seul, na Coreia do Sul, a convite do presidente Lee Jae Myung. Esta será a terceira visita do líder brasileiro ao país, a primeira de Estado. Na ocasião, será adotado o Plano de Ação Trienal 2026-2029, que visa elevar o nível do relacionamento entre os países para uma parceria estratégica.

0 comentário 5 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail


Tartaruga marinha em Fernando de Noronha
Michele Roth/Acervo pessoal
Fernando de Noronha sedia, no dia 30 de junho, o encontro internacional “De mãos dadas por oceanos sem plástico”. A programação inclui apresentações artísticas, palestras, rodas de conversas, performances, atividades para crianças, exposição fotográfica e lançamento de livros.
O encontro acontece das 15h às 22h, no Forte Nossa Senhora dos Remédios, e conta com transmissão pela internet. O evento é realizado pelo projeto Lab Noronha Pelo Planeta em parceria com o Forte Noronha e a Administração da Ilha.
📲 Compartilhe no WhatsApp
Segundo os organizadores, o encontro vai reunir especialistas, ativistas e gestores ambientais para discutir preservação ambiental. Também vai ter a presença de representantes de entidades ligadas à proteção dos oceanos, além de formadores de opinião, empreendedores e jornalistas.
Entre os palestrantes, está confirmado o jornalista Francisco José, que tem título de cidadão noronhense e mergulhou em todos os oceanos do planeta ao fazer reportagens para a TV Globo. Quem também participa do evento é a arte-educadora infantil Lulu Araújo, conhecida como Fada Magrinha.
Também está prevista a exibição de filmes e vídeos com mensagens de lideranças nacionais e internacionais na área de meio ambiente. Além disso, o forte vai receber a feirinha NoronhArte, com produtos feitos na ilha.
No encerramento do encontro, vai acontecer uma dança de ciranda, simbolizando a união de forças e ideias para barrar poluições e retirar os plásticos dos ambientes naturais. O comando fica por conta do mestre cirandeiro Anderson Miguel, da cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata, que se apresenta na ilha pela primeira vez.
O Maracatu Nação Noronha e artistas da ilha também participam do encontro. A programação completa do evento não havia sido divulgada até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

0 comentário 2 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail


Cervo-do-pantanal foi atropelado em Panorama (SP)
Polícia Militar Ambiental
A Polícia Militar Ambiental resgatou nesta quinta-feira (8) um cervo-do-pantanal que havia sido atropelado na Estrada Vicinal Carvalho Sobrinho, em Panorama (SP).
Quando chegaram ao local, no km 5 da via, os policiais constataram que o animal não tinha condições de locomoção.
Após o resgate, o cervo foi levado até a Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis (SP), entidade que é identificada pela sigla de Apass, onde permaneceu sob os cuidados de profissionais habilitados.
Quando estiver curado e em condições, o animal será devolvido ao seu hábitat natural.
De acordo com as informações disponibilizadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) é a maior espécie de cervídeo da América Latina, alcançando até 130 quilos, e habita várzeas das planícies de inundação dos grandes rios e seus tributários.
A espécie é considerada vulnerável (VU), em relação ao risco de extinção, mas, no Estado de São Paulo, está criticamente em perigo (CR).
Cervo-do-pantanal foi atropelado em Panorama (SP)
Polícia Militar Ambiental
Cervo-do-pantanal foi atropelado em Panorama (SP)
Polícia Militar Ambiental
Cervo-do-pantanal foi atropelado em Panorama (SP)
Polícia Militar Ambiental
Cervo-do-pantanal foi atropelado em Panorama (SP)
Polícia Militar Ambiental
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

0 comentário 5 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail
jovem-monitorado-por-tornozeleira-eletronica-e-impedido-de-sair-de-casa-sem-autorizacao-e-preso-apos-cometer-roubo-em-mg


Ocorrência foi registrada em Curvelo
Jorge Júnior
Um jovem de 23 anos, monitorado por tornozeleira eletrônica, foi preso após cometer um roubo em Curvelo, na madrugada desta quinta-feira (19).
Segundo a Polícia Militar, a vítima, um homem de 44 anos, relatou que foi abordada pelo suspeito em uma rua, no início da madrugada. Ele foi agredido com um soco no rosto e teve um isqueiro e uma pequena quantia em dinheiro roubados.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Após receber as informações, os militares iniciaram rastreamento e conseguiram localizar o suspeito. De acordo com a PM, o jovem cumpria prisão domiciliar por roubo, era monitorado por tornozeleira eletrônica e não poderia se ausentar da residência sem autorização judicial.
Ele foi preso em flagrante por roubo e por descumprimento da prisão domiciliar e encaminhado à delegacia da Polícia Civil.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

0 comentário 2 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail


Ocorrências foram registradas no Jardim Brasil Novo, em Presidente Prudente (SP)
Polícia Militar Ambiental
A Polícia Militar Ambiental resgatou, nesta quarta-feira (7), seis aves silvestres que eram mantidas irregularmente em cativeiro em duas residências no Jardim Brasil Novo, em Presidente Prudente (SP), e ainda aplicou multas que totalizaram R$ 7,2 mil aos infratores responsáveis pelo aprisionamento dos pássaros. Além disso, os dois homens envolvidos também responderão criminalmente.
Na primeira casa fiscalizada, os policiais constataram que o morador, um homem, de 59 anos, mantinha quatro aves nativas em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente, sendo três coleirinhas-papa-capim e um tico-tico-rei.
O envolvido recebeu um auto de infração ambiental no valor de R$ 2 mil por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre.
As aves, como apresentavam estado bravio, foram soltas em seu hábitat natural, e as gaiolas foram destruídas.
Ocorrências foram registradas no Jardim Brasil Novo, em Presidente Prudente (SP)
Polícia Militar Ambiental
Na outra fiscalização, os militares depararam-se com um homem, de 33 anos, realizando a soltura de uma ave da espécie coleira-papa-capim.
Ele disse ser criador amadorista de passeriformes e ter em seu plantel duas aves sem anilha, sendo um azulão e um trinca-ferro. Além disso, ele também possuía outra ave anilhada da espécie azulão que não estava na relação de seu plantel.
Diante das irregularidades constatadas, o homem recebeu três autos de infração ambiental, que totalizaram R$ 5,2 mil:
um no valor de R$ 2,2 mil por reintroduzir na natureza espécime da fauna silvestre, referente à soltura do primeiro pássaro;
um no valor de R$ 1 mil por ter em cativeiro duas aves da fauna silvestre (um azulão e um trinca-ferro); e
outro no valor de R$ 2 mil por deixar de manter atualizado o registro de acervo faunístico.
As aves da espécie azulão e trinca-ferro que estavam sem anilha foram soltas na natureza por apresentarem estado bravio.
Já o azulão que estava anilhado ficou sob a responsabilidade do infrator até a regularização de seu plantel.
Ocorrências foram registradas no Jardim Brasil Novo, em Presidente Prudente (SP)
Polícia Militar Ambiental
Ocorrências foram registradas no Jardim Brasil Novo, em Presidente Prudente (SP)
Polícia Militar Ambiental
Ocorrências foram registradas no Jardim Brasil Novo, em Presidente Prudente (SP)
Polícia Militar Ambiental
Ocorrências foram registradas no Jardim Brasil Novo, em Presidente Prudente (SP)
Polícia Militar Ambiental
Ocorrências foram registradas no Jardim Brasil Novo, em Presidente Prudente (SP)
Polícia Militar Ambiental
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

0 comentário 2 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail
mulher-se-identifica-como-garota-de-programa-e-diz-que-usava-casa-onde-pm-apreendeu-arma-e-drogas-para-dormir-em-montes-claros


Materiais apreendidos pela PM
Polícia Militar
Ao ser encontrada em uma casa onde a Polícia Militar apreendeu drogas, munições e coletes à prova de balas, uma mulher disse que era garota de programa e apenas estava usando o imóvel, localizado em Montes Claros, para dormir.
Nessa quarta-feira (18), militares do policiamento especializado faziam buscas por suspeitos de envolvimento em um roubo quando souberam que eles estavam em um imóvel na rua Vicente Braga, no bairro Morada Nova.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
No local, testemunhas informaram que os moradores haviam se mudado para o imóvel recentemente. A PM chamou no portão, mas ninguém saiu para atender.
Do lado de fora, os militares viram porções de maconha em cima de uma mesa e uma mulher no quintal. Ao ser informada sobre os fatos, ela autorizou a entrada da equipe.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Conforme a PM, a mulher, de 29 anos, disse que era garota de programa em outra cidade e que dormia no momento em que os policiais chegaram. Ela ainda relatou que o imóvel pertencia a outra mulher.
Durante as buscas na residência, foram apreendidas porções de maconha, porções de “ice”, papelotes de cocaína, uma balança e haxixe.
Já no quarto que seria da responsável pelo imóvel, foram encontrados um revólver, várias munições e sete notas de R$ 100 com indícios de falsificação. Documentos dela e de um suspeito do roubo também foram apreendidos.
Em outro quarto, que pertence a um homem que está atualmente recolhido no Presídio Jaraguá, foram apreendidos dois coletes à prova de balas.
Conforme a PM, a mulher disse que costuma ficar no local quando retorna para Montes Claros e negou saber da existência dos materiais ilícitos na casa. Ela afirmou já ter sido presa por tráfico de drogas e por envolvimento em extorsão.
A mulher foi presa e levada para a delegacia da Polícia Civil com os materiais apreendidos. Buscas pelos suspeitos de envolvimento no roubo ainda estavam sendo realizadas até a última atualização desta reportagem.
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

0 comentário 2 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail
maos-tremulas,-inquietacao-e-suor-excessivo-fazem-pm-suspeitar-de-passageiro-de-onibus-preso-com-arma-na-br-135


Arma apreendida pela PM
Polícia Militar/Divulgação
O passageiro de um ônibus que seguia de São Paulo para o interior da Bahia foi preso após a Polícia Militar encontrar um rifle e munições na bagagem dele.
O veículo foi abordado durante uma operação na BR-135, em Montes Claros, na madrugada desta quinta-feira (19). Assim que os policiais entraram no ônibus, perceberam que o passageiro, de 23 anos, apresentava comportamento diferente dos demais ocupantes. Ele demonstrava inquietação e nervosismo.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Ao ser questionado se transportava algo ilícito, o homem afirmou que não levava nada de irregular, mas estava com as mãos trêmulas e suava excessivamente.
Diante da atitude suspeita, os militares realizaram buscas nas bagagens e encontraram um rifle calibre 22 e 22 munições intactas.
O suspeito informou aos policiais que havia adquirido a arma na zona rural de São Paulo, onde residia, pelo valor de R$ 6 mil. Ele foi preso em flagrante e conduzido à delegacia da Polícia Civil.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

0 comentário 3 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail


Patrícia Severino da Silva, de 28 anos, foi localizada pela polícia na rodoviária de Cuiabá
Polícia Civil de MT
Uma mulher de 28 anos foi presa na noite dessa sexta-feira (20), na rodoviária de Cuiabá, suspeita de subtrair uma recém-nascida de dentro da casa da mãe dela, em Santa Rita do Sapucaí (MG), na última quarta-feira (18).
De acordo com a Polícia Civil, no momento da prisão, a suspeita, Patrícia Severino da Silva, estava com a bebê, que tem 15 dias de vida. Segundo a polícia, a bebê aparentava estar bem de saúde.
À polícia, a mulher – que estava com mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça de Minas Gerais – alegou que a mãe havia dado a recém-nascida para que Patrícia e o marido dela criassem, por não ter condições de sustentá-la. A bebê foi entregue aos cuidados do Conselho Tutelar.
A prisão foi feita por policiais da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP), após a Polícia Civil de Minas Gerais receber informações de que a suspeita havia seguido para Cuiabá e solicitar apoio na localização da bebê.
Segundo a polícia, a mãe foi quem procurou a polícia para informar que a suspeita tinha levado a filha de dentro da sua casa. Após identificarem Patrícia, a polícia de Minas Gerais descobriu que ela há já havia sido presa em Rondônia por fato semelhante.
O caso foi comunicado ao Ministério Público e Juizado da Infância e Juventude da capital.
Patrícia deverá ser apresentada em audiência de custódia ainda neste sábado (21), quando será determinada se a prisão dela será mantida.
As investigações seguem feitas pela Polícia Civil de Minas Gerais.
Veja mais notícias sobre a região no G1 MT.

0 comentário 1 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail
motorista-pediu-para-atuar-em-resgate-de-usuario-de-drogas-que-o-matou-a-facadas,-diz-diretor-da-clinica


Polícia procura o homem que matou um motorista de Ribeirão Preto
O motorista Igor Pontes Câmara, de 28 anos, pediu à direção da clínica onde trabalhava para ser escalado no resgate do usuário de drogas suspeito de matá-lo a facadas nesta sexta-feira (20).
A afirmação é do diretor terapêutico da unidade, Anderson Luiz Buffoni Penteado, destacando que Igor planejava usar a comissão que receberia no tratamento dentário de um dos três filhos.
Anderson contou que o motorista já havia sido paciente da unidade e estava recuperado. Por isso, atuava no resgate de outros pacientes.
“O que chama a atenção é que o Igor estava em um momento legal da recuperação dele, e ele pediu para a minha esposa deixá-lo ir como motorista, porque ganharia um honorário e poderia tratar o dente da filha. Não era só um colaborador, mas um amigo”, afirmou.
Igor foi esfaqueado dentro do carro, quando seguia de Uberlândia (MG) – onde o dependente estava – para Ribeirão Preto (SP) – onde fica a clínica. Segundo o diretor terapêutico, foi o próprio suspeito, Tiago Tonelli, quem ligou na unidade e pediu para ser internado.
Igor Moreira Pontes Câmara tinha viajado até Uberlândia, MG, para transportar paciente até clínica em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/Facebook
Tiago foi buscado em um hotel e, na saída do município mineiro, pediu a Igor que parasse o carro, pois havia desistido da internação. Nesse momento, enquanto um auxiliar, que também estava no veículo, fazia uma ligação, Tiago esfaqueou o motorista.
“O Igor parou, saiu do volante e ficou com os braços encostado no carro. Enquanto isso, o Juliano estava ligando, avisando o pai, que o Tiago não iria mais. Ele então deu duas punhaladas no Igor, que atingiram o pulmão e o coração”, contou o diretor da clínica.
Tiago fugiu correndo por um matagal, levando consigo a faca usada no crime. O auxiliar assumiu a direção e saiu à procura de uma unidade médica. No caminho, ele abordou uma ambulância que levou Igor até uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI).
Igor foi socorrido ainda com sinais vitais, mas em estado grave. Em seguida, sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. O corpo dele foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) e será enterrado neste sábado (21) em Ribeirão Preto (SP).
Penteado afirma que apenas duas pessoas participavam da operação, por se tratar de uma internação voluntária. O diretor da clínica destaca ainda que Tiago havia consumido crack por cinco dias consecutivos e poderia estar em surto.
“Ele matou o pai de três crianças, uma pessoa que estava no auge da recuperação, mas ele estava sob o efeito de drogas. Isso deixa o alerta para as pessoas que têm parentes dentro de casa, no crack, que o resultado é sempre um ato de insanidade, como aconteceu”, finaliza.
Usuário de drogas suspeito de matar motorista estava sendo levado para clínica em Ribeirão Preto
Sérgio Oliveira/EPTV
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão e Franca

0 comentário 1 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail


Eduardo Costa prestou depoimento em Belo Horizonte nesta quarta-feira (18)
Raquel Freitas/G1
O advogado do casal que comprou uma casa do sertanejo Eduardo Costa disse que pediu, nesta sexta-feira (20), ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) o afastamento do delegado responsável pelo inquérito em que o cantor é investigado por estelionato. Na petição, Arnaldo Soares Alves citou, entre outros argumentos, que policial teria tornado o inquérito, que está sob sigilo, público nesta quarta-feira (18), quando o músico prestou depoimento.
O imóvel fica em Capitólio (MG) e atualmente funciona como resort. Por ter sido construída às margens da represa de Furnas, em área de preservação permanente, a casa é objeto de ações judiciais movidas pelo Ministério Público Federal (MPF) e por Furnas Centrais Elétricas e pode ter parte demolida. O casal alega não ter sido alertado da situação. Já o cantor diz que os compradores tinham conhecimento dos processos e nega que tenha agido de má-fé.
Procurados, a Polícia Civil e o delegado Vinícius Dias informaram que, ao contrário do afirmado pelo advogado, as investigações continuam tramitando em sigilo. Dias afirmou que não deu nem dará detalhes sobre as investigações, que são conduzidas com imparcialidade.
Segundo o advogado, o pedido de afastamento foi apresentado a uma promotora da 12ª Promotoria de Justiça, nesta tarde, em Belo Horizonte. O MPMG confirmou que eles se reuniram, mas não informou detalhes do que foi tratado.
Advogado Arnaldo Soares Alves
Arnaldo Soares Alves/Acervo pessoal
O advogado ainda sustenta que o delegado teria agido com parcialidade. Ele disse que o fato de o delegado ter ficado ao lado do cantor durante entrevista aos jornalistas na delegacia e, em certos momentos, fazendo sinais de positivo com a cabeça “pegou muito mal”.
De acordo com Dias, a decisão de conceder entrevista partiu do próprio cantor.
Alves afirmou que também protocolou junto à Polícia Civil outro documento, em que pede que o delegado “se dê por suspeito para prosseguir com as investigações deste Inquérito, haja vista, a receptividade/acolhida/amparo”.
Por meio da assessoria, o cantor Eduardo Costa informou que esteve Departamento Estadual de Investigação de Fraudes, em Belo Horizonte, de forma voluntária e espontânea para prestar depoimento. “Eduardo Costa confia na justiça e nas autoridades. Está convicto de que os fatos já estão esclarecidos. Por fim, informa que tomará as medidas judiciais cíveis e criminais cabíveis em relação às mentiras lançadas de forma irresponsável”, afirmou a assessoria em nota.
Casa funciona como resort e tem piscina com vista para o Lago de Furnas
Reprodução/Facebook
Por ter sido contruído em área de preservação, imóvel pode ser demolido
Facebook/Reprodução
Suítes de resort levam nome de músicas do cantor
Facebook/Reprodução

0 comentário 2 Visualizações
0 o FacebookTwitterPinterestLinkedinTumblrWhatsappE-mail
Postagens mais recentes