A marca Tânia Bulhões, que produz porcelanas, perfumes e produtos para a pele, anunciou que vai descontinuar quatro coleções de porcelanas. O anúncio foi feito na página oficial da marca na sexta-feira (7).
De acordo com a empresa, as coleções descontinuadas são a Marquesa, Mediterrâneo, Entre Rios e Lírio. “Tomamos a decisão de descontinuar sua fabricação até que a nossa própria fábrica de porcelana, atualmente em construção em Uberaba, MG, esteja apta a produzi-las”, diz a nota.
O comunicado explicou que a decisão foi tomada após viralizarem vídeos em que consumidores encontram itens das coleções, vendidos como de luxo, por preços menores.
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“Pedimos desculpas aos nossos clientes por toda insegurança gerada e pelos questionamentos absolutamente legítimos que surgiram nos últimos dias”, destacou.
Em outra publicação na página oficial, a marca afirmou que os produtos são “frequentemente copiados”. No caso da coleção Marquesa, a marca disse ter identificado que um parceiro “descumpriu acordos contratuais” e comercializado “sobras de produção que não passaram pelo nosso controle de qualidade”.
A empresa esclareceu que as criações são originais, mas até a compra da fábrica Royal Limoges, na França, em 2023, todos os produtos da marca Tânia Bulhões eram fabricados por parceiros externos.
Segundo as explicações da marca, já foram adotadas medidas jurídicas cabíveis contra “aqueles que estão espalhando informações falsas”.
Entenda a polêmica
Um vídeo publicado em uma rede social pela influenciadora Izadora Palmeira, no mês de janeiro, mostrou que encontrou uma xícara idêntica a uma da coleção Marquesa, mas sem o escrito Tânia Bulhões, em um restaurante na Tailândia.
Enquanto no local as xícaras eram usadas para servir cafés com preço médio de R$ 5, no catálogo da marca cada xícara custa R$ 210.
A influenciadora contou que ao chegar em casa foi conferir a xícara que tinha em casa e observou que era idêntica a encontrada no restaurante, a diferença era a assinatura da marca Tânia Bulhões. “Para quem paga uma fortuna, tá aí, ó”, diz Izadora.
Em outra rede social, a criadora de conteúdo Isa Rangel, que conta com mais de 340 mil seguidores, publicou outro vídeo comentando a história publicada por Izadora. Além de falar sobre os preços, Isa afirmou que se os clientes raspassem o logo da marca no fundo das peças, conseguiriam ver onde foram fabricadas.
No vídeo, a influenciadora também aponta uma suposta contradição entre o desenho exposto no item e a justificativa colocada na descrição do produto no site da empresa.
A arte na peça é um limão siciliano, fruto originário do sudeste da Ásia. No entanto, no site, a marca Tânia Bulhões afirma que a inspiração do desenho teria vindo de paisagens de uma fazenda em Minas Gerais, terra natal da empresária.
Esse vídeo feito por Isa Rangel ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações até a noite desta segunda-feira (10).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tânia Bulhões: marca cancela quatro coleções de porcelanas após polêmica no site CNN Brasil.