Trabalhador, esposa e filhos de 6 e 9 anos são resgatados de fazenda, em Januária

Trabalhador, esposa e filhos de 6 e 9 anos são resgatados de fazenda, em Januária


Local onde a família vivia
MTE
Um trabalhador, a esposa e os dois filhos deles, de 6 e 9 anos, foram resgatados pelo Ministério do Trabalho e Emprego em Januária nesta terça-feira (29). Com o apoio da Polícia Militar, a família foi retirada de uma fazenda, onde vivia em condições consideradas degradantes.
De acordo com ao MTE, o homem começou a trabalhar no local em 2019. A família foi levada para a propriedade com a promessa de que ele seria registrado e que a casa onde eles moravam seria reformada, mas nada foi feito.
No local, os fiscais constataram que não havia água potável, o homem precisava andar por sete quilômetros para buscar água. Além disso, não havia banheiro, a família fazia as necessidades fisiológicas no mato, onde foram encontrados papeis higiênicos, e tomava banho atrás da residência, em cima de um plástico.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Moradia não tinha banheiro
MTE
Atualmente, o patrão pagava uma diária de R$ 80, o que garantia ao homem uma renda de R$ 1.600 para trabalhar no plantio de mudas. O único equipamento de proteção encontrado no local foi uma bota de borracha.
Ainda de acordo com o MTE, o homem, de 37 anos, a mulher, de 34, e os filhos deles foram levados para a casa de um parente. Eles foram deixados sob o acompanhamento da secretaria de Assistência Social e do Conselho Tutelar.
O MTE informou que o patrão se comprometeu a pagar os direitos trabalhistas, mas o Ministério Público deve ser acionado para garantir o pagamento de danos coletivos à família. O nome do fazendeiro não foi divulgado. O g1 não conseguiu localizar a defesa dele.
Local onde a família viva
MTE
LEIA TAMBÉM:
Oito trabalhadores, um deles com 74 anos, são resgatados em situação análoga à escravidão no Vale do Jequitinhonha
Trabalhadores são resgatados em carvoarias clandestinas em Ubaí; alojamentos tinham condições insalubres, diz PF
MG é estado com o maior número de resgates de trabalhadores em situação degradante
VEJA TAMBÉM:
Cinco trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Postagens relacionadas

FIM DA ESPERA

PM denunciado por assassinato de dentista em MG tem prisão domiciliar revogada na BA

‘Tinham uma amizade muito boa, eles brincavam e o mais velho cuidava do mais novo’, diz tia sobre menor detido por matar irmão