O litoral paulista enfrentou um “surto de virose” que teve início ainda no mês de dezembro de 2024, e se estendeu durante o início de 2025. Uma técnica que atua no revolvimento da areia, foi adotada para solucionar o problema. A ação contribui para a saúde pública ao reduzir a presença de microrganismos causadores de doenças.
A prefeitura Praia Grande (SP) utiliza uma técnica sustentável para desinfecção da areia de suas praias. O processo, que consiste no revolvimento da areia com auxílio de um trator, expõe microrganismos presentes nas camadas inferiores aos raios ultravioletas do sol, promovendo a eliminação de patógenos.
Além da desinfecção, o método também uniformiza e deixa a areia mais fofa. A ação, que começou em dezembro, visa proporcionar uma experiência mais saudável para moradores e turistas durante a temporada de verão.
A bióloga da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Danila Gabriela Bertin, afirma que a técnica é utilizada em diversas praias do Brasil e possui comprovação científica de sua eficácia.
“Há estudos que comprovam a sua eficácia. Patógenos como Escherichia colli e Enterococos, por exemplo, que são responsáveis por causar problemas de saúde nos banhistas, como as gastroenterites, são sensíveis ao método e acabam sendo eliminados”, explica.
Um levantamento da CNN mostra que o número de pessoas com sintomas como diarreia, náuseas e vômito passou de 11 mil casos em cidades do litoral paulista.
Leia Mais
-
Vídeo: prefeito de Guarujá bebe água do mar após surto de virose
-
Presença de norovírus não é identificada em amostras de água potável no litoral de SP
-
Surto de virose em SP: Sabesp realizará testes com fumaça e corante em esgotos irregulares de praias do litoral
Limpeza noturna
A limpeza da praia ocorre no período noturno, a partir das 21h, buscando minimizar o impacto aos frequentadores.
O diretor do Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), Rafael Henrique Rodrigues, informa que o trabalho com o rastelo é realizado em toda a extensão da orla.
“Primeiro realizamos a limpeza, remoção do lixo descartado e somente após essa etapa é realizado o trabalho com rastelo. As marcas na areia são resultado da movimentação do trator”, esclarece.
Para garantir a limpeza das praias durante a temporada, que vai até fevereiro, a Prefeitura de Praia Grande reforçou as equipes de limpeza. Além do revolvimento da areia, a administração municipal disponibiliza mais de 200 caçambas com tampa na faixa de areia e mais de 1.400 lixeiras no calçadão.
Em nota, a prefeitura ressalta que a conscientização dos banhistas é fundamental para a manutenção da limpeza e preservação do ambiente praiano.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tratorada na areia: Praia Grande adota método para tentar acabar com virose no site CNN Brasil.