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Troca de pneus: veja como ler o código do produto para escolher o modelo correto para o seu carro

por Redação
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Além do desenho nas ranhuras, uma informação fundamental para a identificação de um pneu está em um conjunto de cinco números que aponta informações importantes para o comprador. Eles indicam informações importantes, funcionando assim: Os três primeiros números indicam a largura do pneu, em milímetros: o código 205 significa 205 mm, ou 20,5 centímetros de largura. Os dois números seguintes, após a barra, falam da altura em porcentagem: o código 55 diz que a altura é 55% da largura do pneu.A letra significa a construção do pneu. A mais comum é R, para pneu radial. Neste exemplo, ele tem as lonas internas, responsáveis pela estrutura e reforço do pneu, dispostas radialmente e em ângulo de 90 graus em relação à direção de rolamento.O próximo número aponta o diâmetro do aro em polegadas. É um dado que indica para qual tamanho de roda o pneu foi feito.O dado seguinte é o índice de carga. Ele significa a capacidade que cada pneu tem para carregar peso, quando inflado. A informação é por pneu, então você precisa dividir o peso do carro e a carga que ele levará por quatro.O último dado desta fileira é uma letra e ela indica a velocidade máxima que o pneu pode atingir em segurança. Utilizaremos a foto abaixo para exemplificar a leitura dos números do pneu. Numeração no pneu diz muito sobre seu uso — Foto: divulgação/Pirelli O código do pneu é: 245/45 R21 110 Y. Agora, vamos passo a passo. 275: o pneu tem 275 milímetros de largura — ou 27,5 centímetros;45: a altura é 45% da largura. Ou seja, tem 123,75 milímetros de altura, tem perfil baixo (inferior a 55);R: pneu radial, que é mais robusto, oferece maior estabilidade e aderência ao asfalto, além de ajudar na redução do consumo de combustível;21: pneu é feito para rodas aro 21;110: o pneu suporta até 1.060 quilos, portanto a carga máxima para o veículo é de 4.240 kg;Y: o pneu suporta velocidades de até 300 km/h; Veja abaixo uma tabela com o índice de carga e a velocidade máxima dos pneus. Índice de carga Índice de carga Peso máximo Índice de carga Peso máximo Índice de carga Peso máximo 72 335 kg 88 560 kg 104 900 kg 73 365 kg 89 580 kg 105 925 kg 74 375 kg 90 600 kg 106 950 kg 75 387 kg 91 615 kg 107 975 kg 76 400 kg 92 630 kg 108 1.000 kg 77 412 kg 93 650 kg 109 1.030 kg 78 425 kg 94 670 kg 110 1.060 kg 79 437 kg 95 690 kg 111 1.090 kg 80 450 kg 96 710 kg 112 1.120 kg 81 462 kg 97 730 kg 113 1.150 kg 82 475 kg 98 750 kg 114 1.180 kg 83 487 kg 99 775 kg 115 1.215 kg 84 500 kg 100 800 kg 116 1.250 kg 85 515 kg 101 825 kg 117 1.285 kg 86 530 kg 102 850 kg 118 1.320 kg 87 545 kg 103 875 kg 119 1.360 kg Última letra no pneu Letra Velocidade máxima L 120 km/h N 140 km/h Q 160 km/h R 170 km/h S 180 km/h T 190 km/h H 210 km/h V 240 km/h W 270 km/h Y 300 km/h Agora que você já sabe como ler corretamente o número de um pneu, o g1 reuniu especialistas para listar as principais dicas para escolher o modelo correto para seu carro, e para quando realizar as manutenções preventivas. São dicas simples que podem significar um veículo mais seguro para rodar na cidade, estrada ou mesmo na terra. Veja abaixo os seguintes tópicos. Qual o pneu certo para o seu carro?Siga o manual do carroFique atento ao lote do pneuEvite pneus importados, ou preste muita atenção nelesTome cuidado com pneus fora do padrãoMarca diferente pode impactar na segurança Cuidados com pneus devem ser redobradas no período chuvoso Qual o pneu certo para o seu carro? O uso que você dará ao pneu é o primeiro fator a ser considerado na hora da compra. Cada situação exige um modelo específico. “Se você é uma pessoa que circula somente na cidade, é um tipo de pneu. Se anda muito em piso de terra, é outro. Se dirige em regiões chuvosas, é outro”, comenta Samuel Quintans, responsável pela área de expansão da Bono Pneus. Um pneu liso é focado em quem pouco sai do asfalto. Também existem pneus focados para o off-road, e neles a aderência é ainda maior. Eles são mais pesados e robustos, feitos para terreno irregular. Se você circula por ambos, existe um pneu que encaixa em ambos os cenários e ele tem o nome de “misto”. Já o borrachudo tem um desenho diferente para aumentar a aderência na pista de terra. Pneu misto, para off-road e borrachudo — Foto: divulgação/Continental É preciso escolher adequadamente não só por questão de segurança, mas também de economia. Usar modelos para off-road somente no asfalto aumenta o consumo de combustível e diminui a segurança. O desenho mais agressivo oferece mais aderência em terrenos irregulares, mas aumenta o atrito com o asfalto. “Se você vai andar na estrada de terra, levar um pneu de asfalto vai te custar mais caro e trazer insegurança na direção”, Luciana Félix, especialista em mecânica e proprietária de oficina em Belo Horizonte (MG). Existem também pneus para carga. Eles recebem reforço estrutural para suportar mais peso, muito comum em picapes, ônibus e caminhões. Neste caso, o modelo incorreto também funciona, mas a durabilidade será menor. Siga o manual do carro De acordo com Luciana Félix e Samuel Quintans, é importante consultar o manual do veículo para verificar as especificações dos pneus recomendados pelo fabricante. No documento o usuário encontra medidas importantes, como a largura do pneu, o tamanho da roda e assim consegue encontrar o modelo correto. É comum que os motoristas se atenham ao número do pneu já instalado. Em caso de carros usados, essa informação pode estar incorreta por conta de trocas anteriores ou erros de instalação. “Se é um carro seminovo, pode acontecer do dono anterior ter colocado um pneu errado e você nem vai saber”, comenta Luciana. Fique atento ao lote do pneu Os 4 últimos números indicam a semana e em seguida, o ano em que foi fábricado o pneu. — Foto: Reprodução/Auto Esporte Outro ponto importante é estar atento ao lote do pneu, junto com a data de fabricação. Não é raro encontrar promoções com pneus a preços abaixo do mercado, mas isso pode significar que eles saíram da fábrica há bastante tempo. É possível encontrar a validade dos pneus em um número chamado DOT, como na imagem acima. Pneus com data de fabricação distante podem ter a borracha mais endurecida, ressecada e outros pontos que reduzem a durabilidade, além da segurança na hora de dirigir. Na foto acima, o pneu foi fabricado na 18ª semana de 2014, ou entre 28 de abril e 4 de maio de 2014. Evite pneus importados, ou preste muita atenção neles De acordo com os especialistas ouvidos pelo g1, pneus importados costumam ser mais baratos que as versões nacionais. Acontece que esses pneus podem não ser testados para as condições de ruas e estradas brasileiras. Mesmo que mais baratos, os modelos podem durar menos. Por outro lado, os especialistas apontaram que a compra é mais segura se o pneu for aprovado pelo Inmetro. Tome cuidado com pneus fora do padrão Se o pneu correto para seu carro não for fácil de encontrar na sua região, é possível optar por outros modelos, mas é importante estar ligado às regras para maior segurança. “A gente precisa analisar a medida do meio, que responde à altura em porcentagem e ela pode ser diferente do que indica no manual, mas em uma taxa máxima de 10%. Alterar o primeiro, que é da largura, afeta diretamente a estrutura e estabilidade do carro”, comenta a especialista em mecânica Luciana Félix. Neste exemplo, para um pneu com altura indicada como 55, o máximo que pode ser utilizado seria 60. Neste caso, a segurança não é completamente comprometida, mas é importante manter velocidade máxima reduzida e evitar curvas fechadas, ou mudanças bruscas de faixa. Pneu de um Renault Kardian com câmbio manual — Foto: divulgação/Renault É o caso do estepe, geralmente mais estreito que os pneus normais do carro. Este é um dos motivos para a indicação de velocidade máxima em cerca de 80 km/h. Em acelerações maiores, a estabilidade já está comprometida e afeta seriamente a segurança geral do veículo. Mudar a largura do pneu, além de alterar a estabilidade, pode dificultar o balanceamento do veículo, reduzir a estabilidade e acelerar o desgaste natural da borracha. “Neste caso, é melhor substituir todos, ou no mínimo dois pneus, para que a diferença com outros pneus não seja tão grande”, complementa Luciana. Marca diferente pode impactar na segurança Luciana aponta que trocar a marca do pneu não afeta a segurança do carro de forma preocupante, mas pode mudar alguns parâmetros. “Se você tem um pneu premium, consegue frenagem mais curta para evitar segurança. Já um modelo mais barato não oferece este recurso extra”, comenta. Nestes casos, é importante saber quais são os parâmetros do pneu escolhido em marca diferente do que a fábrica colocou no carro, ou está indicado no manual. Como trocar o filtro de ar?

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