Unimed mantém atendimentos após fim do prazo para transferir carteira de clientes

Unimed mantém atendimentos após fim do prazo para transferir carteira de clientes


Termina prazo para que Unimed transferisse a carteira de clientes
O prazo determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para que a Unimed Montes Claros transferisse sua carteira de clientes terminou nesta quarta-feira (22), mas a operadora continua realizando atendimentos. A empresa informou que obteve amparo judicial que permite a manutenção dos serviços.
A medida da ANS foi publicada em setembro, após a identificação de “anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves” que colocariam em risco a continuidade do atendimento à saúde. (Leia mais abaixo)
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
“O problema financeiro da Unimed tem uma causa específica, que é a inadimplência de uma administradora de benefício. Fizemos uma ação judicial contra essa administradora, nós já ganhamos em primeira instância, ganhamos em segunda instância e em órgão colegiado. A Unimed tem um respaldo jurídico para continuar suas atividades”, falou o diretor-presidente da Unimed, Sebastião Rodrigo Rocha Almeida, em entrevista à Inter TV.
Unidade da Unimed em Montes Claros
Unimed/Instagram
Mesmo com o prazo encerrado, a Unimed Montes Claros afirma que todos os atendimentos seguem sendo realizados.
“Os atendimentos continuam normalmente, inclusive as vendas da Unimed já voltaram. Nós temos um acompanhamento da diretoria técnica da ANS, que é o planejamento de saneamento, que é justamente referente aos atendimentos e ele traça várias metas e parâmetros para que a gente possa cada vez mais melhorar o atendimento”, informou o diretor-presidente.
A produção da Inter TV solicitou um posicionamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e não obteve retorno. A administradora de benefícios que teria uma dívida com a cooperativa também foi procurada e disse, por meio de nota, que possui uma decisão na Justiça que impede a Unimed de realizar novas cobranças e nega qualquer inadimplência.
Decisão da ANS
Em setembro, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que a Unimed Montes Claros Cooperativa de Trabalho Médico Ltda. promovesse a alienação da sua carteira de beneficiários. A medida foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da Resolução Operacional nº 3.046.
A cooperativa, registrada sob o número 30.405-1 e CNPJ 16.921561/0001-63, teria o prazo máximo de 30 dias, a partir do recebimento da intimação, para realizar a alienação da carteira – que significa transferir seus clientes para outro plano de saúde – conforme previsto na Resolução Normativa nº 112, de 2005.
ANS determina alienação de carteira de beneficiários e suspensão da comercialização de planos da Unimed Montes Claros
‘Não haverá desassistência’, diz Unimed Montes Claros após determinação da ANS
Segundo a ANS, a decisão foi tomada após reunião ordinária da Diretoria Colegiada, realizada em 15 de setembro, com base “anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade do atendimento à saúde”. Os elementos mencionados constam em um processo administrativo.
Além disso, a ANS também havia suspendido a comercialização de planos e produtos da Unimed Montes Claros, com base no artigo 9º, parágrafo 4º, da Lei nº 9.656, de 1998.
A resolução foi assinada pelo diretor-presidente da ANS, Wadih Nemer Damous Filho.
Na época da decisão, a Unimed emitiu um comunicado nas redes sociais e informou aos usuários que não haveria desassistência.
A Unimed forneceu também os seguintes contatos para os clientes:
• Central de Atendimento 24 horas: 0800 605 9090
• Lívia – Unimed Atende: (31) 99281-0007
• Sede Administrativa: R. Januária, 593 – Centro, Montes Claros
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Postagens relacionadas

Mulher é agredida com ‘gravata’ e tem celular roubado em Francisco Dumont

Morre na Santa Casa bebê que ficou gravemente ferida em acidente na BR-251

Mãe leva filha criança para fazer 2º furo na orelha e vídeo viraliza