Zoo de Brasília recebe primata típico da Amazônia para reprodução da espécie

Zoo de Brasília recebe primata típico da Amazônia para reprodução da espécie


Fêmea Cuxiú estava sob cuidados do Ibama no Amazonas e chegou ao DF nesta sexta-feira (24). Animal passou muito tempo domesticado e não apresenta condições de sobrevivência no habitat natural. Cuxiú: Zoo de Brasília recebe primata típico da Amazônia para reprodução da espécie
A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) recebeu, na manhã desta sexta-feira (24), um primata fêmea de Cuxiú (Chiropotes sagulatus). O animal é uma espécie de macaco típica do Bioma Amazônico.
LEIA TAMBÉM:
AMAZÔNIA: fevereiro ainda não acabou, mas alertas de desmate batem recorde para o mês
VÍDEO e FOTOS: animais recebem ‘bolos’ para comemorar aniversário do Zoo de Brasília
A fêmea estava sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama do Amazonas. O transporte dela de Manaus para o zoológico de Brasília tem como objetivo a reprodução da espécie e pesquisas.
De acordo com o zoo, ela foi domesticada e não apresenta condições de sobrevivência caso seja levada de volta para o habitat natural. A primata foi entregue ao Ibama, que optou pelo seu envio ao Zoológico de Brasília para formar um casal e tentar a reprodução com um macho da mesma espécie que já vive no local.
Primata fêmea de Cuxiú (Chiropotes sagulatus)
Leonardo Viana
Além disso, o Chiropotes sagulatus é um macaco pouco estudado, e os pesquisadores do Distrito Federal querem saber mais sobre o comportamento da espécie.
O animal foi embarcado em um voo, que partiu de Manaus às 3h13 desta sexta-feira e pousou em Brasília às 6h49. Ele foi transportado por meio do programa Avião Solidário da Latam.
Leia outras notícias da região no g1 DF.

Postagens relacionadas

Fotografia de vida selvagem: foto de bololô de abelhas vence concurso internacional

Entenda por que o pirarucu, peixe nativo da Amazônia, é um perigo para os rios de SP

Anta morre atropelada na rodovia que corta o Morro do Diabo; pesquisadora e Ministério Público apontam remoção de radares de controle de velocidade