A atual concessionária responsável pela BR-101 no Espírito Santo e Sul da Bahia, a Ecovias 101, antiga Eco101, venceu o novo leilão de concessão e continuará administrando os 478 quilômetros da rodovia. O novo contrato prevê a continuidade das obras de duplicação em 172 quilômetros e traz mudanças, como desconto para quem usa pagamento eletrônico e isenção de pedágio para motos. Dessa vez, nenhuma outra empresa quis entrar na disputa. O leilão aconteceu nesta quinta-feira (26), na B3, em São Paulo. Agora, a empresa começa um plano de modernização da rodovia. O novo contrato que começa em 2025 tem previsão de fim em 2048. O diretor-superintendente da Ecovias 101, Roberto Amorim Junior, explicou que a assinatura do novo contrato está prevista para agosto. A partir disso, começa um ciclo de investimentos. “Esse novo contrato foi construído em cima do que é mais moderno, incorporou as necessidades dos usuários, tem tarifas diferenciadas para cada região, uma justiça maior em termos de tarifa. Além dos descontos e manutenção do serviço de apoio no entorno da rodovia, que é muito elogiado”, afirmou. BR-101, na Serra, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta Principais mudanças Assim que o contrato for assinado, os motociclistas terão isenção de pedágio em todas as praças. Além disso, usuários que utilizam pagamento automático, por meio de tags, terão desconto de 5%. As tarifas também serão reajustadas de acordo com a entrega de obras dos trechos. Ainda de acordo com Amorim, o contrato foi estabelecido em dois momentos diferentes: um para os três primeiros anos e o restante dos 21 anos. 🏍️ Motociclistas terão isenção de pedágio em todas as praças;🚘 Usuários que utilizam pagamento automático, por meio de tags, terão desconto de 5%. 💲 Tarifas também serão reajustadas de acordo com a entrega de obras dos trechos. As obras que já tem licenciamento ambiental e outros encaminhamentos terão prioridade e serão realizadas nos três primeiros anos. Um exemplo são os contornos de Ibiraçu e Fundão. Investimentos anunciados 172,8 km de duplicações, inclusive em segmentos do trecho norte;41,1 km de faixas adicionais – entre Mucuri (BA) e Linhares (ES);33,6 km de vias marginais;Contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km); 14 novos trevos em desnível;39 retornos em nível;40 passarelas para pedestres; 75 novos pontos de ônibus;Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros;34 passagens de fauna. BR -101 no Espírito Santo — Foto: Reprodução/ TV Gazeta Duplicação da BR-101 no Espírito Santo Um dos principais pontos desde o início da atuação da Ecovias 101 na rodovia é a duplicação de trechos considerados perigosos. Atualmente, 115,92 km já estão duplicados. São eles: Do Km 205,28 ao 208,17 – João NeivaDo Km 215,99 ao 220,37 – IbiraçuDo Km 257,40 ao 308,20 – SerraDo Km 308,20 ao 347,70 – Vila Velha/ AnchietaDo Km 348,3 ao 357,650 – AnchietaDo Km 363,10 ao 365,30 – Contorno de Iconha Histórico Placa que sinaliza o início do trecho sob concessão da Eco101 na BR-101 em Carapina, na Serra, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta 2022 – Em julho de 2022, a empresa desistiu da concessão e solicitou o fim do contrato de forma amigável para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 2023 – Em maio de 2023, o governo do Espírito Santo desistiu de assumir a gestão da BR-101. O Estado teria que pagar R$ 600 milhões de indenização e R$ 350 milhões de dívidas da empresa junto ao BNDES, totalizando R$ 950 milhões. Quase 150 km da BR-101 vão ficar sem duplicação no ES Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo