Depois de um calendário generoso em 2026, o próximo ano terá menos feriados prolongados automáticos, mas ainda reserva boas oportunidades para quem souber combinar períodos de descanso com feriados e pontos facultativos. Em alguns casos, a folga pode ganhar quase uma semana extra apenas com o encaixe correto entre finais de semana, feriados e pontos facultativos. A legislação trabalhista permite a combinação de férias com feriados, desde que sejam respeitadas as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como a proibição de iniciar o período nos dois dias que antecedem um feriado ou o descanso semanal remunerado. Considerando o calendário de 2027, o g1 identificou as datas mais vantajosas para quem pretende esticar o descanso ao longo do ano. 🎭 Carnaval: até 26 dias de descanso usando 19 dias de férias Embora o Carnaval seja ponto facultativo, muitas empresas e órgãos públicos costumam suspender as atividades durante o período. Quem tirar férias entre 18 de janeiro e 5 de fevereiro, por exemplo, poderá emendar dois finais de semana e ainda aproveitar o Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas, acumulando até 26 dias seguidos de descanso com apenas 19 dias descontados das férias, caso tenha folga também na quarta-feira. ⚠️ Nesta reportagem, o Carnaval (8 e 9 de fevereiro) e a Quarta-feira de Cinzas (10 de fevereiro) foram considerados como um único período prolongado de folga, por serem datas consecutivas em que tradicionalmente há ponto facultativo no serviço público federal. ✝️ Paixão de Cristo, Ano Novo e Proclamação da República: até 17 dias de descanso usando 12 dias de férias Os feriados que caem em sextas ou segundas-feiras são os mais fáceis de transformar em períodos prolongados de descanso. Em 2027, esse cenário ocorre na Confraternização Universal (1º de janeiro), na Paixão de Cristo (26 de março) e na Proclamação da República (15 de novembro). Uma alternativa é tirar férias entre 29 de março e 9 de abril. Nesse caso, o trabalhador aproveita o feriado prolongado da Paixão de Cristo e ainda ganha dois finais de semana, alcançando até 17 dias consecutivos de descanso com apenas 12 dias de férias. A mesma lógica pode ser aplicada aos demais feriados que caem em segundas ou sextas-feiras, ampliando o período de folga com menor impacto sobre os dias de férias disponíveis. Independência, Aparecida e Finados: até 11 dias de descanso usando apenas 5 dias de férias Os feriados nacionais que cairão em uma terça-feira em 2027 também oferecem oportunidades interessantes para quem conseguir fazer a tradicional “ponte” na segunda-feira. É o caso da Independência do Brasil (7 de setembro), de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e de Finados (2 de novembro). Por exemplo, quem tirar cinco dias de férias — de 30 de agosto a 3 de setembro — e conseguir fazer a ponte na segunda-feira, dia 6, pode prolongar o descanso, emendando dois fins de semana e o feriado da Independência, em 7 de setembro. O ganho pode chegar a seis dias extras de folga sem desconto nas férias, considerando dois fins de semana, a ponte na segunda-feira e o feriado. Planejamento faz diferença A combinação de férias com feriados e pontos facultativos pode transformar períodos curtos de afastamento em pausas significativamente maiores. Mas antes de marcar as férias, é importante lembrar algumas regras da CLT — e não são poucas. Por exemplo, existe um limite mínimo de dias para o descanso. Assim, quem pretende pedir apenas quatro dias para emendar com um feriado não conseguirá. Mesmo quem deseja vender parte das férias para receber uma renda extra deve respeitar o limite máximo permitido por lei. Abaixo, tire dúvidas sobre o tema. Quais as regras para emendar feriados?Como parcelar as férias?Quem escolhe as férias?Posso mudar as férias já marcadas?Posso vender todos os dias?Posso perder o direito às férias?Quem não tem carteira assinada tem direito a férias? Férias, feriado — Foto: Alex Bertha/Unsplash 🗓️ Quais as regras para emendar feriados? É permitido emendar as férias com feriados e fins de semana, desde que o período não comece nos dois dias que antecedem um feriado ou o descanso semanal remunerado. Bruno Okajima, advogado trabalhista, explica que essa regra evita que o trabalhador perca dias de férias ao coincidir com descansos já garantidos por lei. Além disso, convenções ou acordos coletivos podem estabelecer regras próprias sobre a emenda ou o início do período. ➗ Como parcelar as férias? Desde a reforma trabalhista, as férias podem ser divididas em até três períodos. Um deles precisa ter pelo menos 14 dias corridos, e os outros dois, no mínimo 5 dias cada. “O fracionamento depende de acordo entre empregado e empregador, e normas coletivas podem impor restrições ou condições específicas”, explica Okajima. ❌ Posso mudar as férias já marcadas? Em regra, as férias são oficializadas pelo empregador, que deve comunicá-las com 30 dias de antecedência. Após esse prazo, só podem ser alteradas ou canceladas de comum acordo. Se o empregado já tiver assumido compromissos, como a compra de passagens, uma alteração unilateral pode gerar questionamentos. Algumas normas coletivas também preveem hipóteses de mudança em razão de necessidade do serviço. 💵 Posso vender todos os dias? Não. A CLT só permite vender até um terço do período — ou seja, até 10 dias, no caso de férias de 30 dias. O pagamento deve ser feito junto com o das férias, até dois dias antes do início do descanso, e o empregador não pode recusar o pedido. O pagamento deve ser feito junto com o das férias, até dois dias antes do início do descanso, e o empregador não pode recusar o pedido. 🙅♂️ Posso perder o direito às férias? Sim. O trabalhador pode perder o direito se tiver mais de 32 faltas injustificadas no período aquisitivo ou em situações como: licença remunerada superior a 30 dias;paralisação da empresa por mais de 30 dias com salário pago ou afastamento previdenciário (auxílio-doença ou acidente) por mais de seis meses, mesmo que descontínuos. Fora essas hipóteses, o direito é irrenunciável. Caso a empresa não conceda as férias dentro do prazo legal, terá de pagá-las em dobro, explica Okajima. 👩🎓 Quem não tem carteira assinada tem direito a férias? A CLT assegura férias remuneradas a quem trabalha com carteira assinada, após 12 meses de serviço. Estagiários, embora não sejam regidos pela CLT, têm direito a um recesso de 30 dias após um ano de estágio — proporcional se o período for menor — e remunerado quando há bolsa ou outra forma de contraprestação. Já profissionais contratados como pessoa jurídica (PJ) não têm direito a férias previstas na CLT, pois são considerados autônomos. Trabalhadores temporários, por sua vez, recebem férias proporcionais ao tempo trabalhado, pagas na rescisão, se o contrato terminar antes de completar um ano. Calendário de feriados em 2027 Calendário 2027 — Foto: Arte g1
